Imagem com destaque para a escrita: #TôComASaraivaEducação - Case UNIFAMMA

#TôComASaraivaEducação 02: UNIFAMMA

O Centro Universitário Metropolitano de Maringá, a UNIFAMMA, está localizado em Maringá, no estado do Paraná.

A instituição oferece à sociedade maringaense e região cursos de graduação e pós-graduação, nos regimes presenciais e na modalidade a distância.

Continue o texto para saber mais sobre a UNIFAMMA e descobrir como a parceria com a Saraiva Educação gerou um case de sucesso!

Conheça a UNIFAMMA

A UNIFAMMA completou vinte anos de funcionamento em 2020. Em plena evolução e desenvolvimento, o Centro Universitário é tido hoje como uma das Instituições de Ensino (IES) mais inovadoras de Maringá e região. 

O coordenador de Educação a Distância (EaD), Givago Dias Mendonça, explica que a IES iniciou sua história com a proposta de formatar cursos sólidos na área de gestão, e com o tempo passou a expandir suas atividades.

Entre os anos de 2017 e 2018 a instituição obteve o credenciamento para oferta de cursos EaD se tornou Centro Universitário, sendo executada uma expansão estratégica no número de cursos. Simultaneamente, a IES iniciou a transformação organizacional diante às mudanças em nível digital e gerencial.

Atualmente, a UNIFAMMA está localizada na região central da cidade de Maringá e em breve vai inaugurar seu novo campus, nas intermediações na cidade. 

O processo de mudança foi acelerado durante 2020, uma vez que todos os alunos, inclusive os de cursos presenciais, estavam assistindo suas aulas no regime remoto.

Givago esclarece que, mesmo com a mudança de localidade, a estrutura digital permanece intacta e em pleno funcionamento, o que tranquiliza os alunos. “Assim a gente percebeu que a estrutura física vai contar para o futuro, mas a digital também vai contar!”, declara o coordenador.

Parceria UNIFAMMA e Saraiva Educação

O primeiro contato da UNIFAMMA com a Saraiva Educação se deu pela necessidade de uma nova plataforma para gerenciar a biblioteca digital da instituição.

O coordenador conta que até 2016 a biblioteca virtual vigente na época servia apenas como uma ferramenta complementar da biblioteca física.

A insatisfação com o serviço e condições contratuais fizeram com que Givago procurasse por novas alternativas, que tivessem condições mais justas e um vasto acervo para que a biblioteca virtual pudesse atuar como um serviço essencial dentro da instituição.

Ao pesquisar com outras instituições e profissionais do meio as possíveis soluções para a implementação de uma nova biblioteca virtual da UNIFAMMA, Givago conheceu as soluções da Saraiva Educação e entrou em contato por e-mail. Em pouco tempo, retornamos o contato por telefone para dar início a essa parceria de sucesso, em 2017.

Biblioteca Digital de Direito

A facilidade de integrar a biblioteca virtual da Saraiva Educação aos outros sistemas da UNIFAMMA foi um grande atrativo para Givago na hora da contratação.

Ele conta também que, além do valor competitivo e a conectividade disponível, a vasta bibliografia para o curso de Direito chamou sua atenção. Esse foi um critério decisivo para escolher a Saraiva Educação. Isso porque esse é o curso com maior número de alunos no Centro Universitário Metropolitano de Maringá.

“Sobre a Saraiva, não adianta a gente discutir. Ela sustenta qualquer área básica aplicada ao bacharelado do Direito. Não precisa ter livros específicos, ela tem livros gerais, cursos de disciplinas de formação específica, que qualificam muito bem a base que um bacharel em Direito precisa em sua formação”, declara o coordenador sobre a biblioteca digital de Direito.

A função estratégica da Biblioteca Digital Saraiva

“A biblioteca Saraiva hoje tem uma função estratégica essencial”, afirma Givago. Afinal, na UNIFAMMA, todo o projeto pedagógico do curso de Direito e parte de cursos na área de Gestão têm como base a literatura digital da Saraiva Educação, tanto os textos obrigatórios, quanto os complementares.

O sucesso da biblioteca virtual entre os alunos e professores, inclusive, fez com que a UNIFAMMA optasse pela redução da aquisição de livros físicos para sua biblioteca tradicional, principalmente com as mudanças regulatórias do tema pelo MEC.

Isso gerou maior economia para a instituição e possibilitou uma mudança de estratégia de aquisição de bibliografia mais coerente com as reais necessidades do centro universitário.

Integração com a comunidade acadêmica

A participação dos docentes é essencial para o sucesso da parceria entre a Saraiva Educação e a UNIFAMMA. Para garantir a integração dos professores, Givago comenta que a apresentação à Biblioteca Digital Saraiva é feita ainda no treinamento de cada docente.

Nesse mesmo período, eles são instruídos e capacitados sobre a importância do acervo da plataforma e como ele é integrado aos cursos de Direito e da área e Gestão.

Já do lado dos alunos, o coordenador explica que assim que um estudante entra na UNIFAMMA, ele já recebe o acesso às ferramentas disponíveis durante sua ambientação na instituição, inclusive a Biblioteca Digital Saraiva e seus tutoriais para uso.

“Culturalmente, a partir do segundo semestre, já se torna uma rotina do aluno entender que a biblioteca dele é virtual, que ele não tem que se preocupar em ir na instituição”, destaca Givago.

O coordenador também coloca que os processos avaliativos dissertativos dos cursos de Direito e Gestão da UNIFAMMA possuem indicações para a consulta na Biblioteca Digital Saraiva. Assim, os alunos desenvolvem seus estudos e pesquisas tendo como base a literatura virtual disponível.

A importância da Biblioteca Saraiva

“Para todos os colegas que eu conheço, de outras IES, eu sempre falo: se você quiser manter o curso de Direito hoje, você tem que contratar a Biblioteca Digital Saraiva”, declara Givago.

Para o coordenador de EaD da UNIFAMMA, o Brasil está estabelecendo maior flexibilidade e espaço para as disciplinas EaD no curso de Direito.

E  para que uma IES esteja preparada para essa implementação, não basta estabelecer dinâmicas de aulas EaD, mas também oferecer para seus alunos todo um projeto pedagógico adequado, inclusive com uma biblioteca virtual de boa qualidade.

Para Givago, o digital veio para ficar. As trocas presenciais ainda têm sua importância, claro, principalmente para trabalhos em grupos, oficinas, e espaço de criatividade. Mas as telas e ferramentas digitais assessorando vieram para ficar, inclusive para tudo o que vai se desenvolver presencialmente.

E você, está preparado para este futuro? Já pensou em transformar a biblioteca e, consequentemente, toda a educação da IES como a UNIFAMMA? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *