O planejamento é crucial em todas as etapas da vida social, tornando-se indispensável também no desenvolvimento das ações pedagógicas.
Dentro das instituições de ensino existe o planejamento pedagógico. Ele consiste em um documento elaborado que visa orientar, organizar e concretizar ações para o que se almeja alcançar numa determinada área ou disciplina específica do respectivo docente.
Constitui-se, assim, como uma atividade crítica do educador, diante de seu trabalho como docente e das circunstâncias vivenciadas com os educandos e educadores.
Somente na década de 60 é que ele passou a ser obrigatório nas escolas brasileiras. Inicialmente, os professores não recebiam capacitação para exercer a devida função, provocando um quadro com lacunas que se faz presente até os dias atuais.
No ano de 1980, houve a inserção de novas concepções do planejamento, o que resultou na criação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
O PPP é um documento que descreve e caracteriza objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a serem desenvolvidos na escola.
Diante dessa propositiva, preparamos este artigo com a finalidade de discorrer sobre o conceito de planejamento pedagógico e seus múltiplos aspectos e funções dentro de uma instituição de ensino.
Continue a leitura e saiba mais sobre este assunto!
O que é planejamento pedagógico?
Planejar, em sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema, através do estabelecimento de etapas que apontem para uma resolução, com o foco de atingir objetivos previstos.
O planejamento pedagógico envolve o desenvolvimento desse conceito, juntamente com outras diversas práticas. Caracteriza-se, por fim, como uma peça fundamental para evitar erros futuros e garantir que os melhores métodos e recursos sejam utilizados para proporcionar um ensino de qualidade.
Esse documento segue três reflexões importantes:
- Planejamento demanda ação;
- Planejamento pressupõe estabelecimento de métodos convenientes;
- Planejamento visa à realização de determinado projeto.
Existe uma grande variedade na forma de planejar. Tal ação ultrapassa o planejamento propriamente dito, pois implica nas relações de poder que se estabelecem entre os membros da instituição escolar, orientando os docentes, os alunos, a coordenação, a instituição e a comunidade.
Posto isso, o planejamento pedagógico, indiscutivelmente, organiza e sistematiza o trabalho, evitando a improvisação.
É importante ressaltar que o plano de ensino se difere do planejamento, apesar da íntima relação entre eles. A competência pedagógico-política do educador deve ser mais abrangente do que aquilo que está registrado no seu plano.
Desta forma, o planejamento e o plano se complementam e se interpenetram no processo de ação e reflexão da prática social do docente.
A ação consciente, competente e crítica do educador é que modifica a realidade, a partir das reflexões experienciadas no planejamento e, consequentemente, daquilo que foi proposto no plano de ensino.
Quais os itens que devem compor um planejamento pedagógico?
O planejamento pedagógico é uma etapa imprescindível, além de ser uma condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que almeja a qualidade.
O planejamento é formado pelos seguintes itens:
- O conhecimento da realidade;
- A elaboração;
- A execução;
- A avaliação;
- O aperfeiçoamento do plano.
No ensino escolar, a ausência de um processo de planejamento, quando aliada às diversas demandas enfrentadas pelos docentes no exercício do seu trabalho, levam a uma contínua improvisação pedagógica nas salas de aula.
Portanto, existem os componentes básicos de um plano. São eles:
- Objetivos;
- Conteúdos;
- Procedimentos;
- Recursos; e
- Avaliação.
Apesar das propostas serem necessárias, o planejamento deve ir além, de forma a não engessar o docente e, sim, possibilitar que ele expanda sua forma de planejar e repassar o conteúdo.
Dessa forma, deve executar um trabalho voltado para a diversidade e desenvolver um planejamento pedagógico para todos os alunos. É importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos.
Além disso, é importante que o educador entenda e saiba lidar, durante a execução do planejamento, com elementos não previstos. De acordo com as condições do ambiente, haverá a necessidade de adaptações e alterações no planejamento, se fazendo essencial sempre a flexibilidade.
Quais as principais etapas do planejamento pedagógico?
A prática pedagógica é orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos e inserida no contexto da prática social. Esse processo requer do docente, ao realizar o planejamento, a consideração de duas dimensões:
- Práxis;
- Prática.
1. Práxis
O dicionário traz o significado de práxis, como:
- prática; ação concreta.
- parte do conhecimento voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, econômicas e morais.
Em outras palavras, práxis é um termo de origem grega que significa conduta ou ação. Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria.
A práxis pedagógica é entendida como uma ação consciente e intencional que, atribuída a uma teoria, analisa e interpreta a realidade na mesma proporção em que busca transformá-la e, ao mesmo tempo, ser transformada.
O pensar práxis na pedagogia significa ir na contramão da racionalidade metódica, visto que esse modelo compreende a educação como um compromisso político e social.
Por isso, é primordial que a prática pedagógica seja desenvolvida como práxis social, ou seja, voltada para uma ação consciente e transformadora de uma dada realidade que se configura dentro da sala de aula.
2. Prática
A prática pedagógica está sujeita a múltiplas situações não previstas que ecoam sobre os discentes e os docentes, convidando-os a repensar os caminhos.
O planejamento pedagógico nunca deve ser uma ação praticada sem pretensão e intencionalidade, mesmo que o professor tenha o completo conhecimento de sua disciplina.
Por isso é importante articular teoria/prática em prol de um olhar sob a totalidade do processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, os docentes lidam com os eventuais problemas de forma mais objetiva e pontual, trazendo isso para o seu planejamento.
Diante dessas duas inserções, coloca-se a questão do planejamento como elemento de suma importância para prática do docente, enquanto a práxis pedagógica se coloca como crítica e transformadora.
Quais são os planejamentos pedagógicos?
Existem, no sistema educacional, diversos tipos de planejamento que podem ser adaptados de acordo com sua dificuldade e amplitude. Confira a seguir!
1. Planejamento de um sistema educacional
2. Planejamento geral das atividades de uma escola
3. Planejamento de currículo
4. Planejamento didático de ensino
1. Planejamento de um sistema educacional
O planejamento de um sistema educacional é realizado de forma sistematizada, ou seja, a nível nacional, estadual e municipal.
2. Planejamento geral das atividades de uma escola
O Planejamento escolar busca preparar as atividades gerais de uma escola, tanto pedagógicas, quanto administrativas. O objetivo é que seja executado por toda a equipe escolar, além de contar com a participação dos pais nas tomadas de decisões.
Um exemplo de planejamento escolar é o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola).
Ele integra o programa de ações do Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA) e é oriundo de um acordo de financiamento entre o Banco Mundial e o Ministério de Educação e Cultura (MEC), elaborado em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação dos estados envolvidos.
3. Planejamento de currículo
O planejamento das diretrizes curriculares visa prevenir e orientar quais componentes curriculares deverão ser aplicados ao longo do curso. E ele deve contar com a participação de todos os professores envolvidos no processo pedagógico.
4. Planejamento didático de ensino
O planejamento didático de ensino tem a finalidade de prever os procedimentos pedagógicos a serem adotados em sala de aula, levando em consideração as ações a serem aplicadas e alcançadas. Dessa forma, é papel do docente estabelecer os objetivos a serem atingidos dentro de cada matéria.
Esse planejamento se divide em três modalidades. São elas:
- Planejamento de curso;
- Planejamento de unidade didática ou de ensino;
- Planejamento de aula.
Quais são as 3 etapas do planejamento escolar?
O planejamento pedagógico se divide em diferentes categorias e funções a exercer. Existem três etapas articuladas entre si que são necessárias na elaboração deste planejamento:
1. Plano da escola
2. Plano de curso
3. Plano de aula
1. Plano da escola
O plano da escola é um documento mais global, que contém orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do PPP da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
É um trabalho que inclui tanto a previsão das atividades didáticas quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
2. Plano de curso
O plano de curso ou de ensino é uma forma de prevenir os objetivos e tarefas do docente para um ano/semestre. É um documento elaborado, dividido por unidades, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
Após a efetivação na elaboração do plano de curso, o professor terá como se orientar no decorrer do ano sobre quais conteúdos deverá aplicar e, principalmente, quando deverá aplicar e quais serão os materiais necessários para a adoção deles.
3. Plano de aula
O plano de aula visa prever o desenvolvimento das aulas, e tem um caráter bastante específico.
É incluído na competência teórica do professor e dos seus compromissos com a democratização do ensino, a tarefa cotidiana de preparar suas aulas e transpô-las de forma acessível aos seus alunos.
O trabalho de preparar as aulas deve estar intimamente ligada às necessidades dos alunos e à forma de conduzir o tempo dentro da sala de aula. Uma vez que, a aula concretiza, efetiva e constrói o processo de ensinar e aprender.
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Como é feito o planejamento pedagógico para o ensino superior?
É crucial que o Projeto Político Pedagógico de qualquer curso de graduação seja construído de forma coletiva pelo corpo docente do curso, sob três pilares: flexibilidade, contextualização e interdisciplinaridade.
Para que seja um planejamento coeso e possível de ser colocado em prática no sistema de ensino superior, é necessário as seguintes etapas:
- Aula;
- Plano de curso da disciplina;
- Projeto pedagógico do curso;
- Projeto institucional;
- Sistema de ensino;
- Sociedade.
Essas etapas fazem parte do Projeto Pedagógico do curso. Ele deve ser organizado de modo coerente com a missão institucional e as normas gerais contidas no regimento da universidade.
O Projeto Pedagógico é um documento que marca o início de um curso. Ele é elaborado por uma comissão de professores e coordenadores quando uma instituição se propõe a oferecer determinado curso.
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Quem elabora o plano de ensino?
O preparo das aulas é uma das atividades mais importantes do trabalho do profissional da educação. Os docentes têm a responsabilidade de entregar o Plano de Ensino no começo do semestre/ano letivo e os alunos têm o direito de saber de que forma a disciplina será conduzida pelo professor.
O plano é um documento que tem o objetivo de registrar as decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
O desenvolvimento do Plano de Ensino tem a finalidade de facilitar a condução do planejamento pedagógico dos cursos por parte da coordenação, direção, estudantes, pais e responsáveis.
Além disso, auxilia e incentiva a interdisciplinaridade no planejamento pedagógico, fazendo com que os docentes tenham acesso aos Planos de Ensino de outros professores e corroborando com a elaboração conjunta.
Quais os benefícios do planejamento pedagógico?
O planejamento conduz os docentes, os alunos, a coordenação, a instituição e a comunidade. Antecipa possíveis mudanças de rotas, faz estimativa do tempo despendido, possibilita cálculos de prazos, valores, recursos, enfim, faz viável a execução/prática do Projeto Pedagógico de uma instituição de ensino.
Em relação ao plano de aula, mostra-se essencial para que os docentes possam delinear suas ações e alcançar seus propósitos ao longo do semestre.
Com o simples e efetivo hábito de antecipar e metodizar os conteúdos que serão trabalhados em todo o período letivo, o professor se distancia de certos constrangimentos, como a falta de organização ou sequência de conteúdos.
Além disso, com o plano, é possível estabelecer metas e prazos para o cumprimento de seus deveres, otimizando o uso de metodologias de ensino.
A falta de planejamento pode fazer com que as aulas se tornem vagas e monótonas, ao passo que a elaboração de um planejamento impede a improvisação e possibilita, consequentemente, uma aula de qualidade!
Com base no planejamento, torna-se possível prever dificuldades que podem surgir no desenvolvimento das aulas, facilitando a busca para sanar dúvidas dos educandos.
Estas são as principais curiosidades sobre Planejamento Pedagógico, esperamos que você tenha gostado! Agora que você já entende mais sobre o tema, confira essas estratégias para acompanhamento de egressos!