O tema do Plantão Saraiva Educação de hoje é a avaliação do MEC no ensino superior! Falamos sobre a troca do diretor da Daes, do Inep, sobre o prazo de envio do relatório de autoavaliação da IES e sobre as mudanças na avaliação da pós-graduação.
Continue a leitura para ficar por dentro das principais informações da última quinzena!
Novo diretor assume a Avaliação da Educação Superior do Inep
No dia 12 de março, Luís Filipe de Miranda Grochocki, doutor em Política Educacional na Universidade de Stanford (EUA), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Relações Internacionais e Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), assumiu a diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O novo diretor, que já passou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), dentre outros, recebe o principal desafio de levar inovação nas avaliações da educação superior.
Relatório de autoavaliação deve ser enviado até 31 de março
As instituições de educação superior (IES) devem enviar, até o dia 31 de março, o relatório de autoavaliação referente a 2020 da Comissão Própria de Avaliação (CPA). O documento, que deve considerar as diferentes dimensões institucionais em um estudo reflexivo sobre a atuação da instituição, deve ser enviado de acordo com o ciclo planejado pela IES (em versão parcial ou final) por meio do sistema e-MEC.
Além de apontar acertos e pontos a desenvolver da IES, o relatório de autoavaliação conta com os resultados de análises qualitativas, com o objetivo de apoiar a gestão institucional. O documento também subsidia a avaliação in loco realizada pelo MEC.
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Mudanças nas fichas de avaliação dos programas de pós-graduação
A avaliação quadrienal 2017-2020 da pós-graduação, que está em sua primeira fase, apresentou novidades na estrutura da ficha de avaliação com o objetivo de dar maior foco à qualidade dos cursos, enfatizando a formação e a avaliação de resultados. Para isso, ao invés de 5 quesitos, agora são 3 pontos avaliados:
- Programa (funcionamento, estrutura e planejamento);
- Formação (qualidade das produções, das atividades de pesquisas e desempenho dos egressos);
- Impacto na Sociedade (inovação, visibilidade, internacionalização e impactos econômicos e sociais)
Nesta primeira fase, os programas de pós-graduação devem preencher as informações de desempenho no sistema Coleta, da CAPES, até o dia 23 de abril, e os pró-reitores devem homologá-los até o dia 30 de abril. Após isso, é necessário apresentar as produções mais relevantes do programa no módulo Destaque.