Oportunidade para as instituições de educação superior (IES) na área da saúde, proposta de desburocratização das regulamentações do MEC e interesse pelo ensino híbrido no período pós-pandemia: essas foram algumas das notícias da quinzena. Confira no Plantão Saraiva Educação #11!
Interesse por cursos da área da Saúde aumenta com a pandemia
De acordo com um levantamento publicado pelo Estadão em 31 de maio, os cursos da área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina tiveram um expressivo aumento na busca pelos estudantes durante a pandemia de covid-19.
Os dados apontam um crescimento de mais de 200% em processos seletivos da área da Saúde quando comparados aos últimos anos. O aumento da procura vem em conjunto a um maior reconhecimento da sociedade em relação aos profissionais que atuam nos diversos processos que vão da detecção ao tratamento de covid-19.
Ministro da Educação deseja desburocratizar a regulamentação para instituições de educação superior privadas
No dia 27 de maio, Milton Ribeiro, Ministro da Educação, anunciou a representantes de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES), no 13º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que um dos objetivos do MEC é simplificar os trâmites burocráticos relacionados à regulamentação dessas organizações. O Ministro ainda apontou que a avaliação externa virtual in loco, divulgada por meio da Portaria nº165, de 20 de abril de 2021, foi um passo nesse sentido.
Além da iniciativa apontada, Milton Ribeiro disse que o governo está planejando outras propostas de mudanças com o objetivo de simplificar as regulamentações para o ensino superior privado.
Leia também: Guia completo da avaliação do MEC para IES
Estudo aponta que pais e estudantes enxergam que, após impactos da pandemia na educação, acesso à internet deve ser direito social básico
No último Plantão Saraiva Educação, trouxemos o estudo “Vidas Interrompidas 2: em suas próprias vozes – O impacto da covid-19 na vida de meninas e jovens mulheres” que apontou a educação como a área mais afetada pela pandemia. O acesso limitado à tecnologia é um dos principais fatores que afetam negativamente a educação nesse período.
Ainda assim, de acordo com a pesquisa “Global Learner Survey 2021“, realizada pela Pearson em 4 países, estudantes universitários e pais de jovens de 11 a 17 anos acreditam que o ensino digital deve permanecer mesmo após a pandemia. Segundo o estudo, que contou com 6.000 participantes, a internet passou a se tornar um direito social básico com a pandemia. No Brasil, 83% dos pais e 86% dos estudantes entrevistados concordam com isso.
Para o futuro, 43% dos estudantes no Brasil apoiam o desenvolvimento do modelo de ensino híbrido. Nesse sentido, analisando os dados globalmente, 90% dos alunos acreditam que os governos devem adotar ações para viabilizar o amplo acesso à internet.