Plantão Saraiva Educação #11: busca por cursos da área da saúde aumenta, MEC pretende simplificar as regulamentações do ensino superior e mais!

Reunimos as principais notícias da quinzena no Plantão Saraiva Educação #11. Confira!

Oportunidade para as instituições de educação superior (IES) na área da saúde, proposta de desburocratização das regulamentações do MEC e interesse pelo ensino híbrido no período pós-pandemia: essas foram algumas das notícias da quinzena. Confira no Plantão Saraiva Educação #11!

Interesse por cursos da área da Saúde aumenta com a pandemia

De acordo com um levantamento publicado pelo Estadão em 31 de maio, os cursos da área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina tiveram um expressivo aumento na busca pelos estudantes durante a pandemia de covid-19.

Os dados apontam um crescimento de mais de 200% em processos seletivos da área da Saúde quando comparados aos últimos anos. O aumento da procura vem em conjunto a um maior reconhecimento da sociedade em relação aos profissionais que atuam nos diversos processos que vão da detecção ao tratamento de covid-19.

Banner de divulgação do webinário gratuito: Gestão de marketing e comunicações nas IES. Link para participar: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-webinario-tofu-gestao-marketing-comunicacoes-ies?utm_source=blog&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Ministro da Educação deseja desburocratizar a regulamentação para instituições de educação superior privadas

No dia 27 de maio, Milton Ribeiro, Ministro da Educação, anunciou a representantes de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES), no 13º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que um dos objetivos do MEC é simplificar os trâmites burocráticos relacionados à regulamentação dessas organizações. O Ministro ainda apontou que a avaliação externa virtual in loco, divulgada por meio da Portaria nº165, de 20 de abril de 2021, foi um passo nesse sentido.

Além da iniciativa apontada, Milton Ribeiro disse que o governo está planejando outras propostas de mudanças com o objetivo de simplificar as regulamentações para o ensino superior privado.

Leia também: Guia completo da avaliação do MEC para IES

Estudo aponta que pais e estudantes enxergam que, após impactos da pandemia na educação, acesso à internet deve ser direito social básico

No último Plantão Saraiva Educação, trouxemos o estudo “Vidas Interrompidas 2: em suas próprias vozes – O impacto da covid-19 na vida de meninas e jovens mulheres” que apontou a educação como a área mais afetada pela pandemia. O acesso limitado à tecnologia é um dos principais fatores que afetam negativamente a educação nesse período.

Ainda assim, de acordo com a pesquisa “Global Learner Survey 2021“, realizada pela Pearson em 4 países, estudantes universitários e pais de jovens de 11 a 17 anos acreditam que o ensino digital deve permanecer mesmo após a pandemia. Segundo o estudo, que contou com 6.000 participantes, a internet passou a se tornar um direito social básico com a pandemia. No Brasil, 83% dos pais e 86% dos estudantes entrevistados concordam com isso.

Para o futuro, 43% dos estudantes no Brasil apoiam o desenvolvimento do modelo de ensino híbrido. Nesse sentido, analisando os dados globalmente, 90% dos alunos acreditam que os governos devem adotar ações para viabilizar o amplo acesso à internet.

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.