Saraiva Educação e Insper promovem encontro para discutir desafios para uma atuação estratégica no ensino superior
No dia 24 de agosto, a Saraiva Educação e o Instituto Insper promoveram o encontro “Desafios para uma atuação estratégica no ensino superior em novos cenários”. Com a participação do professor David Kallás e de Carlos Pagani, com mediação do professor Murilo Ángeli dos Santos, foram discutidas questões relacionadas à preparação das instituições de educação superior (IES), em meio à aceleração digital percebida nos próximos anos, para o período pós-pandemia.
Se você não pôde participar, aproveite: a gravação do encontro está disponível em nosso canal do YouTube. Clique aqui para assistir!
MEC lança plataforma para acompanhamento de indicadores nas instituições da rede federal
Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Ministério da Educação (MEC) lançou a Plataforma ForPDI no dia 30 de agosto. Por meio dela, será possível realizar a gestão e acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das IES da rede federal de forma gratuita.
Por meio da ferramenta, será possível:
- criar planos estratégicos;
- acompanhar indicadores, métricas e informações orçamentárias;
- gerar metas;
- acompanhar os resultados do PDI em tempo real
Veja mais informações no portal de notícias do MEC.
Pesquisa aponta preferência de professores por ensino híbrido
De acordo com a 2ª pesquisa Adoção de Aulas Remotas – Visão dos Alunos e Docentes, apresentada na 5ª edição do seminário “O Futuro do Ensino Superior”, promovido pelo Semesp, o número de professores que preferem uma mescla entre aulas remotas e presenciais cresceu de novembro de 2020 para este ano. Foram 2.920 estudantes e 466 docentes participantes do estudo, que mostra a percepção desses grupos sobre as aulas remotas.
46,4% dos professores da rede privada e 49,5% dos docentes da rede pública apontaram preferir as aulas híbridas. Na edição anterior da pesquisa, 45,6% dos professores da rede privada apresentavam esse posicionamento. Por outro lado, 33,2% dos docentes da rede privada e 35,4% da rede pública continuam preferindo o ensino totalmente presencial. Por último, o volume de professores que defende as aulas 100% EaD chega a 19,2%.
Por outro lado, apenas 23,7% dos alunos da rede privada e 32,2% da rede pública preferem a mescla entre o ensino remoto e o presencial. Dentre os que optam pelo ensino 100% presencial, estão 47% dos estudantes da rede privada e 43,2% da rede pública. Assim com no caso dos docentes, os estudantes que preferem aulas totalmente a distância chega a 19%.
Saiba mais sobre a pesquisa no site do Semesp.
Saraiva Educação lança audiolivro sobre metodologias ativas de ensino
Confira o audiolivro gratuito lançado pela Saraiva Educação sobre o que são, tipos, desafios, benefícios e muito mais sobre as metodologias ativas. É só clicar aqui e se cadastrar!