Plantão Saraiva Educação #17: preferência de docentes por ensino híbrido, audiolivro sobre metodologias ativas e mais!

Imagem da logo do Plantão Saraiva Educação e a escrita: #17.
Estudo aponta a preferência de professores por ensino híbrido, gravação do encontro Insper e Saraiva Educação e mais informações da quinzena para você!

Compartilhe este artigo

Saraiva Educação e Insper promovem encontro para discutir desafios para uma atuação estratégica no ensino superior

No dia 24 de agosto, a Saraiva Educação e o Instituto Insper promoveram o encontro “Desafios para uma atuação estratégica no ensino superior em novos cenários”. Com a participação do professor David Kallás e de Carlos Pagani, com mediação do professor Murilo Ángeli dos Santos, foram discutidas questões relacionadas à preparação das instituições de educação superior (IES), em meio à aceleração digital percebida nos próximos anos, para o período pós-pandemia.

Se você não pôde participar, aproveite: a gravação do encontro está disponível em nosso canal do YouTube. Clique aqui para assistir!

MEC lança plataforma para acompanhamento de indicadores nas instituições da rede federal

Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Ministério da Educação (MEC) lançou a Plataforma ForPDI no dia 30 de agosto. Por meio dela, será possível realizar a gestão e acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das IES da rede federal de forma gratuita.

Por meio da ferramenta, será possível:

  • criar planos estratégicos;
  • acompanhar indicadores, métricas e informações orçamentárias;
  • gerar metas;
  • acompanhar os resultados do PDI em tempo real

Veja mais informações no portal de notícias do MEC.

Pesquisa aponta preferência de professores por ensino híbrido

De acordo com a 2ª pesquisa Adoção de Aulas Remotas – Visão dos Alunos e Docentes, apresentada na 5ª edição do seminário “O Futuro do Ensino Superior”, promovido pelo Semesp, o número de professores que preferem uma mescla entre aulas remotas e presenciais cresceu de novembro de 2020 para este ano. Foram 2.920 estudantes e 466 docentes participantes do estudo, que mostra a percepção desses grupos sobre as aulas remotas.

46,4% dos professores da rede privada e 49,5% dos docentes da rede pública apontaram preferir as aulas híbridas. Na edição anterior da pesquisa, 45,6% dos professores da rede privada apresentavam esse posicionamento. Por outro lado, 33,2% dos docentes da rede privada e 35,4% da rede pública continuam preferindo o ensino totalmente presencial. Por último, o volume de professores que defende as aulas 100% EaD chega a 19,2%.

Por outro lado, apenas 23,7% dos alunos da rede privada e 32,2% da rede pública preferem a mescla entre o ensino remoto e o presencial. Dentre os que optam pelo ensino 100% presencial, estão 47% dos estudantes da rede privada e 43,2% da rede pública. Assim com no caso dos docentes, os estudantes que preferem aulas totalmente a distância chega a 19%.

Saiba mais sobre a pesquisa no site do Semesp.

Saraiva Educação lança audiolivro sobre metodologias ativas de ensino

Confira o audiolivro gratuito lançado pela Saraiva Educação sobre o que são, tipos, desafios, benefícios e muito mais sobre as metodologias ativas. É só clicar aqui e se cadastrar!

Banner de divulgação do audiolivro "Metodologias ativas no ensino superior". Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-audiolivro-tofu-metodologias-ativas-ensino-superior?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

 

Artigos Relacionados