Veja 14 opções de podcasts sobre educação para o seu dia a dia

Separamos os principais podcasts sobre educação para você se informar, conhecer outras perspectivas e ficar atualizado. Confira a nossa seleção!

Compartilhe este artigo

A produção de conteúdo sobre educação está cada vez mais diversificada e multimídia. Além de conteúdos como sites e blogs de instituições de ensino e mídias educacionais, há também, nas redes sociais, vídeos, imagens e áudios sobre o assunto.

Com o avanço dos usuários de celular, que hoje representam 98% das pessoas conectadas à internet no Brasil, o conteúdo em áudio se popularizou. Entre outros fatores, o áudio é um formato que pode ser consumido durante outras atividades.

Os podcasts são uma ótima forma, então, de difundir conteúdo. Podem ser escutados em vários contextos, tanto por quem gosta de consumir com calma e atenção total, quanto por tornarem as atividades do dia a dia mais prazerosas e ampliarem a oportunidade de conhecimento.

Hoje, grande parte das pessoas consome os podcasts quando está no trânsito, em deslocamento ou  fazendo atividades dentro de casa. Então, esses momentos se tornam uma ótima janela para se divertir e também para consumir notícias e debates sobre assuntos que interessam a cada um.

O que é um podcast?

Um podcast é um programa de áudio on demand, ou seja, ele fica armazenado em um servidor online e o usuário acessa para escutar ou baixar de acordo com sua disponibilidade. 

Os podcasts são mídias episódicas, que podem ser assinadas por meio de um feed de RSS (ou um aplicativo agregador de podcasts) e o ouvinte acompanha a cada semana, quinzena ou mês.

Existem diferentes tipos de podcasts: os de notícias ganham espaço no mundo contemporâneo por vincular os fatos importantes do dia em episódios curtos e “direto ao ponto”. Um dos principais exemplos é o “Café da Manhã”, da Folha, em que jornalistas atualizam a audiência diariamente.

Também existem os podcasts de debates e conversas, os chamados de mesa redonda. Neles, profissionais ou amadores dedicados a uma área se juntam para dialogar sobre as novidades e os temas atuais. Muito comuns nos meios culturais, existem podcasts de músicas, filmes, séries, livros, etc.

Também existem os podcasts de entrevistas ou palestras: aqui, o foco é em um especialista ou pessoas com vivências relevantes ao tema, que têm a oportunidade de ensinar algo aos ouvintes. 

Quem escuta os podcasts?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Podcasters, a maioria dos consumidores está entre os 20 e 35 anos de idade. A escolaridade também se destacou: 31% dos ouvintes entrevistados têm graduação completa e 19% já concluíram a pós.

Nos temas de interesse, se destacam cultura, política, sociedade e outras questões contemporâneas. Ciência se destaca como um dos principais assuntos de foco dos ouvintes: 75% afirma consumir conteúdo nesse sentido. Já tecnologia e educação aparecem como 8º e 9º colocados, respectivamente.

Banner de divulgação do audiolivro "Metodologias ativas no ensino superior". Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-audiolivro-tofu-metodologias-ativas-ensino-superior?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Como os profissionais da educação se beneficiam dos podcasts?

Os profissionais da área podem se beneficiar e muito deste conteúdo. Em geral, os podcasts são pensados de forma a trazer uma variedade e amplitude de temas relacionados a sua editoria.

Portanto, eles apresentam, além das notícias relevantes sobre a indústria, pesquisas, curiosidades, entrevistas, debates e outras formas de conteúdo. O objetivo é trazer à tona os assuntos que fazem parte das discussões dos profissionais da educação.

Muitos são criados por veículos de mídia focados neste segmento, mas também existem podcasts sobre educação criados por editoras, por professores, por gestores, etc.  Diferentes profissionais da área contribuem para o diálogo em podcasts.

Com eles, é possível aprender mais sobre a área em que o educador está inserido e também, é claro, escutar diferentes opiniões. Uma das principais vantagens da mídia em áudio é que ela pode ser feita e difundida de qualquer lugar. Então, é possível escutar podcasts de profissionais com vivências diversas.

Tempo e atenção

A estratégia de ampliar conhecimentos sobre educação dentro das mídias digitais é uma forma de torná-lo mais receptivo e mais facilmente reproduzido. Afinal, o conteúdo pautado para os profissionais de educação, sempre com a agenda cheia, deve respeitar suas limitações de tempo.

Então, um episódio de cerca de uma hora pode ser consumido durante o seu dia de trabalho ou até servir como plano de fundo para futuras discussões dentro da própria instituição de ensino.

Democratização da informação

Vale lembrar que o conteúdo em áudio também torna mais acessível a participação de pessoas de diferentes regiões do Brasil tanto na audiência quanto no programa.

Com isso, eles podem ser ampliados com a participação de profissionais de educação de diferentes segmentos e diferentes regiões, cada um com sua experiência singular e aprendizado a dividir com os outros profissionais.

Aprendizado para a vida toda

Com a correria e os prazos de quem trabalha na área de educação, é muito importante parar e refletir sobre as possibilidades, principalmente na hora de trazer inovação para sua instituição de ensino.

Aqui, os podcasts se tornam mais importantes: eles são uma forma rápida e fácil de consumir este conteúdo e podem, inclusive, gerar debates dentro da própria instituição e apresentar novidades e exclusividade para quem está pensando em implementar novas ideias.

Nesse contexto, também existem os podcasts educativos, que são ferramentas fundamentais para os coordenadores de IES. Estes são mais voltados para a audiência geral, inclusive os alunos da instituição, e podem ser utilizados pelos gestores como uma forma de demonstrar a aplicabilidade do conteúdo visto nos planos de aula. Assim, é uma maneira excelente de engajar o corpo discente e docente em torno dos temas que os interessam.

Conheça 14 podcasts sobre educação

Neste artigo vamos mostrar 14 podcast essenciais para qualquer profissional da educação:

1. Saraiva Educação Cast

Que tal aprender sobre as novidades relacionadas a  metodologia, regulamentação e tecnologia na educação superior? A proposta do nosso podcast é manter os ouvintes informados sobre as inovações de ensino, com a ajuda de especialistas.

Episódio para conhecer: A transformação digital na educação, sobre o impacto da covid-19 e a aceleração de metodologias digitais de ensino 

2. Porvir

Em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o Instituto Porvir lançou seu podcast sobre inovação e equidade no ensino brasileiro. Com temas como edtechs e competências digitais, ele busca ampliar debates.

Episódio para conhecer: LGPD na educação, sobre dados, privacidade e responsabilidade dos gestores

3. Sala de professor

Um podcast de debate educacional que traz docentes, gestores, orientadores e até alunos para dialogar sobre as facetas da educação. Traz temas desde ensino básico até legislação educacional.

Episódio para conhecer: A aproximação entre tecnologia e aprendizagem, com Sidnei Shibata da Khan Academy Brasil

4. Folha na Sala

Produzido pela Folha especialmente para professores, esse podcast é pensado para mesclar conteúdos de cunho social e político com a vivência desses profissionais. Já foram abordados assuntos como desigualdade no ensino, educação antirracista e acesso ao ensino básico.

Episódio para conhecer: O que a periferia de São Paulo e o Ceará nos mostram sobre a desigualdade educacional

5. Professorando

Três professores, após um período formativo na Finlândia (conhecida por seu sistema inovador de ensino), trazem nesse podcast as discusões sobre o que aprenderam e como colocar em prática os ensinamentos em suas vidas profissionais.

Episódio para conhecer: Utilizando a gamificação como ferramenta para motivar e engajar os estudantes

6. Papo de educador

Um podcast que aborda diferentes aspectos da carreira em educação, inclusive inovação tecnológica e saúde mental dos profissionais. Também tem boletins informativos e conversa com especialistas.

Episódio para conhecer: O poder dos memes na educação… É verdade esse bilhete

7. TED Educação

Seguindo o ritmo das famosas TEDTalks, esse podcast reúne dezenas de especialistas trazendo à tona seus estudos e convicções sobre educação no mundo. Conteúdo em vídeo (com legendas em português).

Episódio para conhecer: Um caminho para o ensino superior e o emprego para refugiados 

8. E por falar em Educação

Criado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), esse podcast traz debates sobre legislação, diretrizes curriculares, desafios e cenários promissores do ensino superior. 

Episódio para conhecer: Inteligência emocional no retorno à presencialidade

9. Lições que ficam

Uma série de podcasts produzida pela equipe do Todos pela Educação. Com foco no vínculo entre professores, gestores, instituições e alunos, a série explora os desafios impostos pela pandemia e o trabalho de enfrentá-los.

Episódio para conhecer: Como vai você? – Protagonismo e empatia na busca ativa

10. Nada sei

Uma jornada pelo processo de aprendizagem, esse podcast visa entender o impacto de diferentes teorias e práticas em cada segmento da educação. Produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Episódio para conhecer: Eu aprendo … FAZENDO, sobre a educação maker

11. Educação tem ciência

Um podcast que aborda o conhecimento científico exigido para atuar na educação. Com a presença de especialistas, ele amplia o debate sobre desafios educacionais e como os professores podem aprender a lidar com eles.

Episódio para conhecer: TDAH, sobre o papel do professor ao notar os sinais e proporcionar um ensino inclusivo

12. Boletim UNICEF Educação

Criado para difundir conhecimento durante a pandemia, esse podcast com ótica social e humanitária visa apresentar, tanto para educadores quanto para o público geral, as dificuldades enfrentadas por comunidades escolares.

Episódio para conhecer: O acesso à Educação pelos migrantes venezuelanos e a pandemia de Covid-19

13. Vozes da Educação Física

Profissionais da área questionam o acesso ao movimento na escola, na vida adulta e na sociedade, com o apoio de pesquisas científicas e especialistas.

Episódio para conhecer: Qual o espaço para o lazer na cidade?

14. Diálogos na USP

Programa semanal, em que temas contemporâneos são abordados por pesquisas realizadas pela comunidade universitária. Política, ciência, meio ambiente, cidadania e ética estão entre os assuntos dialogados, com embasamento científico e foco no desenvolvimento da pesquisa.

Episódio para conhecer: Especialistas debatem os impactos sociais e culturais dos vários gêneros musicais

Como usar podcasts em sala?

Além de agregarem conteúdo para os profissionais da educação, os podcasts podem servir de guia para diálogos em sala. Isso porque eles são mídias contemporâneas com muita adesão na faixa etária de alunos do ensino superior.

Além disso, pelo tom de conversa e debate, eles podem trazer diferentes opiniões e ajudar os alunos a se manterem atualizados nos temas atuais. 

Por isso, são aliados excelentes em bibliografias. Hoje, sabemos que o conteúdo de apoio às disciplinas não precisa ser somente em livros e textos acadêmicos. Como complemento, as mídias audiovisuais trazem abordagens diferenciadas e podem ajudar a contextualizar a aprendizagem.

Na hora de elaborar planos de aula para o ensino superior, é importante levar em conta os benefícios das metodologias ativas. No lugar de aulas expositivas, é interessante inserir atividades em que o aluno tenha maior agência.

Uma dessas metodologias é a sala de aula invertida: aqui, o estudante se aproxima do conteúdo antes das aulas, apresentando então certo nível de compreensão e dúvidas sobre o tema em sala.

Aqui, os podcasts são ótimas ferramentas: se os alunos tiverem contato com programas que abordem, de forma prática e clara, aquilo que posteriormente verão em aula, eles já terão familiaridade com a matéria.

Produza seu próprio podcast!

E para quem se inspirou com os podcast de educação e gostaria de levar mais informação sobre o assunto para o público, que tal criar o próprio podcast?

Hoje, com as ferramentas digitais, é possível criar conteúdo em áudio e vídeo tanto para seus alunos e membros da comunidade escolar da IES quanto para o público em geral.

Em uma IES modernizada, existe a possibilidade de difusão de conteúdo. Basta juntar profissionais de diferentes áreas que tenham algo interessante a dizer e criar programas curtos em áudio.

Assim, o aluno pode escutar o podcast para complementar seus estudos. Pode ser um bônus em relação às aulas, funcionar como conteúdo extra e até ser uma forma de difundir conteúdo sobre o conhecimento produzido pela instituição.

Podcasts como extensão universitária

A extensão universitária é um dos três pilares estruturais da educação. Uma das diretrizes para os projetos de extensão, de acordo com o MEC, é “o estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade;”

Os podcasts produzidos por alunos e docentes da IES são uma ótima oportunidade de difundir os conhecimentos que são criados pela comunidade escolar e levá-los a diferentes setores da sociedade.

Com essa prática, é possível aprender a tratar a pesquisa de forma concisa, receptiva ao público leigo e ainda expandir o conhecimento para fora dos muros do ensino superior.

Para IESs na missão educacional de ampliar o conhecimento científico e refletir seus esforços na sociedade brasileira, os podcasts são aliados importantes: com eles, o impacto será cada vez maior.

E se você gostou de saber mais acerca dos podcasts sobre educação, aproveite e leia mais sobre o ensino multimídia e a experiência do aluno em nosso blog!

Artigos Relacionados