Como tem sido a experiência da graduação em Direito em sua instituição de educação superior (IES) no contexto do ensino a distância?
A partir da pandemia do novo coronavírus, cursos presenciais no mundo inteiro foram obrigados a fechar suas portas e migrar para o ambiente virtual. Isso surtiu sérias dificuldades de adaptação por parte de alunos e docentes.
Reformular aulas pensando nesse novo ambiente é um grande desafio e um imperativo para garantir a sustentabilidade da IES no atual contexto.
Segundo dados do Censo da Educação Superior 2019, mesmo antes da pandemia o ensino a distância já se revelava como o próximo paradigma:
O gráfico acima revela que o ensino online estabeleceu-se como tendência na educação superior. Em 2009, apenas 16,1% dos alunos ingressantes no ensino superior optaram por essa categoria. Com o avanço da tecnologia e criação de novos cursos EaD, esse percentual subiu para 43,8% em 2019.
Essa diferença representa um aumento de 378,9% no número de ingressos no ensino a distância. De fato, as IES deverão se adaptar à nova conjuntura para aproveitar essa oportunidade de crescimento.
Essa adaptação não significa, contudo, criar cursos virtuais lecionados de forma idêntica aos cursos presenciais. Aulas online expositivas, com 50 minutos de duração, não aproveitam todo o potencial de aprendizado dos alunos.
Mas, o que se espera, então, dos professores nesse novo cenário? Que se tornem produtores de conteúdo em vídeo, texto, animação e outras atividades, de um dia para o outro? Que desenvolvam prontamente todas essas atividades e, de alguma forma, conciliem-nas com suas outras tarefas pedagógicas?
Evidentemente, não. Existe uma solução tecnológica que produz conteúdos educacionais de qualidade em multiformatos.
Essa solução é voltada para o curso de direito e se chama Disciplinas Online Saraiva (DONS). Neste texto, vamos apresentá-la e destacar 8 motivos para utilizá-la em sua IES, todos fundamentados em pesquisas científicas e dados objetivos que comprovam sua excelência. Continue a leitura para saber por que utilizar DONS em seu curso de Direito!
Você já conhece DONS?
As Disciplinas Online Saraiva (DONS) são um repositório de conteúdos educacionais digitais em Direito, organizados em disciplinas e que auxiliam os docentes na aplicação de um ensino digital dinâmico e inovador.
Em outras palavras, podem ser descritas como um banco de conteúdos em vários formatos, arquitetados com base no estado-da-arte em estratégias pedagógicas. São confeccionados por professores pós-graduados, especialistas em seus ramos e com atuação no mercado de trabalho.
Ao utilizar DONS, os materiais de cada disciplina da graduação em Direito são entregues no próprio ambiente virtual de aprendizagem da IES. O professor consegue utilizá-los de apoio, selecionando aqueles que melhor se adequam ao plano pedagógico da disciplina, complementando suas aulas, seja para disciplinas presenciais, híbridas ou online.
Por que utilizar DONS?
A seguir, iremos explicar o funcionamento desta solução por meio dos 8 principais motivos para adotá-la em sua IES.
Motivo 1: Disponibilize conteúdos em diversos formatos
O primeiro motivo que responde a por que utilizar DONS em seu curso de Direito é que são disponibilizados conteúdos em múltiplos formatos. Assim, é aproveitado o potencial de um ensino tecnológico, que consegue estimular o aluno de diversas maneiras.
Isso significa que o processo de absorção do conteúdo será otimizado – esse é o pressuposto principal da aprendizagem multimídia, um dos fundamentos pedagógicos da DONS.
Essa estratégia trabalha com a combinação de informações codificadas em diferentes meios (voz, imagens, palavras escritas, etc). Isso incentiva a ativação de diferentes áreas do cérebro e, por conseguinte, facilita o processo como um todo.
Seu alicerce científico é a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia elaborada por Richard Mayer, psicólogo educacional referência no assunto.
Confira, abaixo, os materiais fornecidos por DONS:
- Texto de introdução: apresentação do tema que será estudado na unidade, de forma geral, explicando qual é sua importância e indicando bibliografia.
- Mapa mental: representação da estrutura das informações da unidade, relacionando-as e facilitando, assim, o processo de fixação do conteúdo. Animações também são utilizadas nos mapas, ao lado de narrações.
- Vídeo de apoio: apresenta o conteúdo de forma objetiva, com duração média de 10 minutos, lastreada nos princípios do microlearning.
- Texto de apoio: expõe os pontos importantes que se relacionam ao assunto principal da unidade, contribuindo para que o aluno esteja mais preparado para assistir às aulas síncronas.
- Quiz: testes aplicados para apurar a retenção dos conteúdos estudados até então.
- Questões de exames oficiais: familiariza o aluno com as questões de concursos, questões do Enade ou questões baseadas nestes exames oficiais, com comentários corrigindo cada alternativa.
- Questão discursiva: exercita as competências de pesquisa, redação, argumentação e pensamento crítico dos alunos. São mais complexas, cobrando, por exemplo, dissertação sobre algum posicionamento do Supremo Tribunal Federal ou algum estudo de caso. Essas questões possuem correção automática, por meio de palavras-chave, o que garante ao aluno um feedback automático de suas respostas.
- Revisão OAB: crucial para que o aluno conheça e pratique resolução das questões do Exame de Ordem, que tem ficado cada vez mais árduo.
Motivo 2: Prepare seus alunos para o Exame da Ordem
Existe uma forte preocupação, em cada disciplina de DONS em preparar melhor o discente de Direito para sua aprovação no Exame da Ordem.
Não poderia ser de outra forma. O mercado de trabalho jurídico está extremamente competitivo atualmente, em função da grande quantidade de profissionais em exercício.
Há cerca de 1,8 mil cursos de Direito no Brasil atualmente, com média de 350 mil vagas anuais, e um total de 1,2 milhão de advogados registrados. Talvez por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem aumentado a dificuldade da prova necessária para exercício da advocacia.
Segundo o relatório Exame de Ordem em Números, entre as edições II a XXIX do certame (de 2010 a 2019), apenas 61,26% dos participantes alcançaram aprovação. Na última edição estudada pelo documento, apenas 22,6% dos que prestaram foram aprovados.
Daí surge a necessidade de se repensar a graduação em Direito, para que o aluno se prepare, desde o início, para a prova da OAB. Isso auxilia a garantir sua empregabilidade.
Motivo 3: Ferramenta para metodologias ativas
Um dos objetivos de DONS é ser uma ferramenta para aplicação de metodologias ativas na educação superior. Por meio dessa abordagem de ensino, o aluno desenvolve habilidades tecnológicas, comportamentais e outras competências úteis à vida profissional e pessoal.
Em outras palavras, as metodologias ativas potencializam a capacidade de aprendizado, formando alunos preparados para o mercado de trabalho e para exercer sua educação continuada.
Isso ocorre por meio do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no ensino. Por meio das TICs, são apresentadas diferentes técnicas de resolução de problemas aos alunos, estimulando competências de pesquisa e criatividade.
Motivo 4: Melhoria da experiência de aprendizado
Outro motivo para utilizar DONS se relaciona à melhoria da experiência de aprendizagem dos alunos. Por meio de conteúdos estimulantes em diferentes formatos, promove-se maior engajamento do corpo estudantil.
Na estrutura pedagógica de DONS, procura-se não só apresentar os conteúdos em si, mas a relação entre eles. Essa é a premissa da aprendizagem significativa, uma teoria de aprendizagem relacionada à teoria cognitiva. De forma resumida, seu pressuposto principal é a combinação de diferentes habilidades mentais para construir e fixar o conhecimento.
Raciocínio, linguagem, memória e outras competências cognitivas são estimuladas pelos materiais disponibilizados, como mapas mentais animados.
Motivo 5: Valorização dos professores
Existe uma falácia recorrente relacionada ao ensino a distância, que diz sobre a desvalorização dos docentes. O que ocorre, na verdade, é que seu papel na condução do processo de aprendizagem tem se alterado, mas sem reduzir a importância que possui para a formação do estudante.
A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizou uma pesquisa em 2020, conhecida como Censo EaD, que se constitui como um relatório analítico sobre aprendizagem nessa modalidade. Confira, abaixo, qual seria o papel do docente nesse contexto, de acordo com o que declararam as IES participantes do estudo:
Os resultados acima se relacionam a uma uma forte tendência conhecida como sala de aula invertida. Começou a ser utilizada a partir da década de 1990 na Miami University, e se consolidou como uma das principais inovações ocorridas no universo da educação.
Seu objetivo é romper com a lógica expositiva do ensino tradicional, em que o primeiro contato do aluno com a disciplina ocorre por meio da explanação do professor. Agora, os alunos fazem o contato inicial com o conteúdo por meio de uma leitura prévia, assim como ocorre em DONS.
Por isso, o professor ganha mais proeminência. Seu papel não é apenas expor a matéria, mas realizar discussões e conversas aprofundadas sobre o tema. Ao tirar dúvidas, conduzir esse espaço de troca e propor outras metodologias, é revelado seu verdadeiro potencial.
Certamente, o aluno é enxergado agora como protagonista do próprio aprendizado. No entanto, o professor é imprescindível para orientar e instigar o pensamento crítico. O conhecimento é construído, agora, por meio desse diálogo.
Motivo 6: Atender às Diretrizes Curriculares Nacionais
Para cada conteúdo produzido por DONS, são apresentadas e trabalhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) relacionadas ao tema. Isso é um grande benefício para as IES, uma vez que muitos de seus professores relatam dificuldades em atender às DCN.
Além disso, em todas as disciplinas há conteúdos que passam por todos os níveis da Taxonomia de Bloom. Em linhas gerais, trata-se de uma estratégia educacional definida por uma hierarquia de objetivos para o ensino e aprendizado.
Seu uso dá origem a uma série de benefícios, como:
- Promoção de um aprendizado mais completo
- Auxílio no planejamento e definição dos objetivos de aprendizagem
- Melhor escolha de ferramentas e estratégias pedagógicas
- Avaliação do aprendizado de forma contínua
- Estímulo ao desenvolvimento de diversas habilidades
Motivo 7: Redução de custos
Ao lado de todos os benefícios relacionados à melhoria do ensino em Direito, adotar a solução DONS também desencadeia uma verdadeira economia de recursos para a IES.
Ao deslocar a experiência de aprendizado para o ambiente virtual, além de aproveitar todos os benefícios das TICs na educação, são reduzidas várias despesas. Como exemplo, podemos citar os custos com equipamentos para a construção de conteúdos EaD.
Esses gastos podem ser revertidos em melhorias na educação dos alunos, a fim de desenvolver o desempenho da instituição em parâmetros oficiais na avaliação do MEC. De forma mais específica, é interessante realocar estes recursos em:
- Iniciativas de financiamento estudantil;
- Aquisição de materiais;
- Empréstimo de equipamentos eletrônicos, para aumentar a acessibilidade dos alunos aos conteúdos virtuais;
- Ampliação da biblioteca da IES, ou aquisição de uma biblioteca digital de Direito;
- Capacitação dos docentes, entre outros.
A inclusão de DONS no curso também representa economia de recursos do ponto de vista estudantil. O aluno passa a gastar menos com deslocamento até a unidade da IES, além dos custos com alimentação fora de casa.
A praticidade da educação a distância está diretamente relacionada à sua disseminação ao longo dos últimos anos. Não é à toa que cada vez mais alunos optam por essa modalidade.
Motivo 8: Captação de alunos e sustentabilidade
Por que existe um número crescente de alunos interessados no ensino a distância?
Certamente, os efeitos da crise sanitária do covid-19 e seu isolamento social contribuíram para o crescimento dessa tendência. Mas, conforme destacamos no início do texto, trata-se de um fenômeno que já ocorria há dez anos e que foi apenas acelerado no último ano.
O perfil do aluno atualmente encaixa-se bem melhor nos modelos do ensino híbrido ou do ensino a distância. Na realidade, contudo, é possível e vantajoso aplicar DONS também em cursos presenciais, como suporte ao conteúdo ministrado presencialmente.
A questão é que, ao deslocar parte das atividades educacionais para o mundo virtual, o estudante ganha o privilégio de estudar em casa. Isso é ideal se levarmos em conta sua realidade: muitos alunos têm que conciliar os estudos com várias outras atividades de sua rotina.
Isso é particularmente válido no caso das graduações em Direito, em que o estágio é uma prática comum desde o início do curso. Além disso, muitos alunos também possuem trabalhos integrais. Importante ressaltar, também, a grave crise econômica que assola a sociedade nos dias de hoje.
É por isso que investir em soluções de ensino virtual significa promover a democratização do ensino.
Caso as IES desenvolvam cursos a distância sem aplicar as estratégias certas, no entanto, pode ocorrer a precarização do ensino. É o que se observou quando as instituições foram forçadas a migrar para o ensino remoto em 2020, sem que houvesse tempo de preparo.
A falta de preparo ocasiona a simples transposição de uma aula presencial para o ambiente virtual, iniciativa incapaz de manter a concentração do aluno. Na contramão, alguns professores sobrecarregam os alunos com muitos materiais. Nos termos do Censo EaD, 58,3% dos alunos relataram receber muitas atividades e conteúdos, de forma desorganizada.
Por que utilizar DONS? Ao fazê-lo, além de acessar todos os benefícios descritos neste texto, você consegue planejar melhor seu ensino a distância, prezando por um ensino de excelência que atraia cada vez mais alunos à instituição. Hoje, a previsão é que já sejam implantados cursos de direito integralmente a distância a partir do ano que vem. Não perca tempo e já prepare sua IES para a nova conjuntura! Converse com um especialista para adotar DONS em sua IES!