Quais as melhores opções de pós-graduação para professores?

Confira neste post algumas opções de pós-graduação para professores!
Pós-graduação para professores: pessoas conversam

A pós-graduação para professores tem muita importância na carreira dos profissionais da educação. Sempre é necessário atualizar nossos conhecimentos, ainda mais com as mudanças na forma de ensinar. 

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de pós-graduação para este tipo de profissional. Confira!

Conheça detalhes dos cursos de pós-graduação para professores

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, com duração de 6 ou 10 meses, tem objetivo de formar um profissional capacitado em elaborar diagnósticos e desenvolver tipos de intervenção pedagógica para enfrentar as dificuldades de aprendizagem.

Procuram também solucionar demais problemáticas advindas do processo ensino e aprendizagem, incluindo dificuldades relacionadas à comunicação e a educação corporativa. 

Muitos estudantes necessitam de apoio e suporte para desenvolver sua aprendizagem de forma segura e significativa. Profissionais como psicopedagogo ou um especialista que trabalhe com educação são necessários para atuar em casos como esses.

Esta especialização é destinada a graduados na área de Educação, tais como pedagogos e/ou professores especialistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos na resolução de dificuldades relacionadas à aprendizagem e conflitos de ordem institucional.

Leia também: Como fazer um diagnóstico de aprendizagem?

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

O crescente acesso à educação trouxe novos desafios, entre eles as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Essa  questão pode se refletir em pessoas que não fazem uso apropriado da língua portuguesa. 

Além disso, o aprendizado correto da linguagem escrita não é apenas um objetivo acadêmico, mas também uma ferramenta para a aprendizagem de todos os demais tipos de conhecimento.

Diante disso, profissionais da área da Educação procuram compreender este fenômeno e solucioná-lo, visando a um melhor preparo da população para viver em comunidade e contribuir com a sociedade.

Tal trabalho, entretanto, requer competências pouco trabalhadas em formação inicial, principalmente considerando-se a dinâmica dos contextos políticos, sociais e econômicos envolvidos. É essa lacuna que a pós-graduação Alfabetização e Letramento procura preencher.

O curso é voltado a profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores de Normal Superior, professores de cursos de Licenciatura e outras áreas, assim como demais profissionais ligados à área da Educação (como gestores, coordenadores, supervisores e diretores educacionais).

Leia mais: Pós-graduação para quem fez Pedagogia: 6 opções de cursos

Pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação

As escolas estão se preocupando mais em inclusão no processo educacional. 

Antes de pensar em matricular o estudante na instituição de ensino, é necessário que tenha um processo de inclusão para que os alunos desenvolvam o máximo de suas habilidades técnicas e intelectuais. É esse o intuito da pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação. 

O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação para que eles possam consolidar práticas educacionais de inclusão e respeito à diversidade na educação. O curso é destinado aos professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais da educação.

Pós-graduação em Gestão e organização da escola

Compreender a gestão acadêmica envolve aspectos administrativos e pedagógicos. Novas questões educacionais estão sendo apresentadas no cotidiano escolar, exigindo diferentes posturas e práticas no atual contexto educativo. 

O tipo de gestão que se propõe na atualidade é a democrática, aquela que pressupõe a participação da comunidade acadêmica.

Este modelo de gestão foi indicado na Constituição Federal de 1988 como um dos princípios para a educação brasileira, sendo regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em seu artigo 22.

Por isso, é importante conhecer os aspectos teóricos da gestão escolar, mas também compreender que a gestão democrática é uma condição para a qualidade e efetividade da educação, por possibilitar à instituição criar vínculos com a comunidade onde está inserida. É esse o objetivo da pós-graduação em gestão e organização da escola.

O curso destina-se a profissionais com formação superior nas diversas áreas do conhecimento que atuam na educação: professores, diretores de Escola, supervisores de ensino, orientadores educacionais e demais interessados que buscam o desenvolvimento de aptidões e habilidades na área de gestão educacional. 

Confira essas e mais opções de cursos de pós-graduação para professores e profissionais da educação no portal Pós. Além de atualizar os profissionais, a pós-graduação para professores ajuda o docente a ter melhores salários, obter maior reconhecimento na área de atuação e se preparar mais nos desafios da educação.

Este artigo foi produzido pela equipe do Blog Portal Pós.

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!