Principais vantagens da utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem: fotografia de uma estudante utilizando o computador.

Quais são as principais vantagens da utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem?

Nos últimos anos, os ambientes virtuais de ensino vêm se tornando os principais instrumentos de educação a distância para as IES. Mas uma plataforma como ambiente de aprendizagem carrega uma série de recursos e benefícios para o ensino, de modo geral, seja EAD ou presencial. 

Trata-se de uma ferramenta de apoio à leitura, ao estudo e à aprendizagem para cursos diversos, e apresenta atividades estruturadas, aderentes aos cursos, com fácil acesso para alunos e professores. 

Neste artigo, listamos as 8 principais vantagens da utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem. Confira!

1. Engajamento e protagonismo do aluno

Cada pessoa apresenta uma forma própria de aprender e plataformas virtuais permitem que esse processo seja feito com mais autonomia, considerando a individualidade dos alunos

A tecnologia abre diferentes caminhos para o ensino, com recursos diversos, de modo a levar em consideração os interesses e tempos particulares dos estudantes. É uma ferramenta para ampliar o engajamento e o interesse.

Os ambientes virtuais possibilitam ainda que o ensino se dê dentro e fora das salas de aula, criando estímulos variados e ampliando as experiências de aprendizado. São também instrumentos essenciais para a aplicação de metodologias ativas, que inserem o estudante no centro da própria educação, chave para o seu protagonismo nesse processo.

2. Crescimento da interação entre alunos

Outro ponto entre as principais vantagens da utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem é o aumento da interação entre os estudantes.

Em fóruns de discussão e por meio de chats online, as plataformas de aprendizagem permitem que os alunos interajam de forma mais diversa e direta, fora do ambiente físico da IES. 

São, assim, importantes ferramentas de comunicação, que aumentam o interesse dos estudantes pelas atividades da instituição.

3. Facilidade de acesso aos conteúdos

Professores da sua IES podem salvar conteúdos base e complementares para as disciplinas dentro de ambientes virtuais das plataformas de aprendizagem. 

Dessa forma, facilita-se o acesso de alunos a esses materiais, a qualquer momento e a um clique de distância. É também uma forma de organizar, de forma clara e precisa, quais leituras, atividades e mídias são importantes nas diferentes etapas de aprendizado. 

Há ainda a disponibilização das bibliotecas digitais, que democratizam o acesso a livros para os estudantes da instituição, uma vez que não há limite de unidades disponíveis ou de retirada, como ocorre nas bibliotecas físicas.

4. Complemento ao ensino presencial e EaD

Além de possibilitar o desenvolvimento e execução de atividades de ensino a distância, os ambientes virtuais podem funcionar de forma complementar ao ensino presencial. Isso significa que professores têm em mãos ferramentas para trabalhar as metodologias ativas com maior facilidade. 

É também uma forma de disponibilizar conteúdos e atividades e de criar canais de comunicação que facilitam o andamento do curso e o retorno a dúvidas.

5. Flexibilidade e enriquecimento do ensino

Há plataformas de aprendizagem que disponibilizam programas, conteúdos e atividades para as IES, o que garante determinados recursos que podem ser utilizados nas aulas e um ganho de tempo para os educadores. É uma forma de liberar o professor de algumas tarefas, para que possa focar no ensino.

Os mesmos recursos e materiais flexibilizam as dinâmicas de sala de aula, dão aporte para educadores em ações diversas e servem como base de aprendizado para competências entre os estudantes.

6. Facilidades para envio e correção de trabalhos

Não só as apresentações de trabalho ganham novas dinâmicas nas plataformas online, mas a entrega de trabalhos por meio desses sistemas torna mais fácil a vida de alunos e professores. 

Por meio dessa entrega virtual, professores conseguem ter um melhor controle sobre as atividades. As correções podem ser feitas no próprio sistema pelo professor e devolvida aos respectivos autores dos trabalhos, de forma rápida e segura, com armazenamento de informações e possibilidade de controle. No mais, é um sistema que evita o gasto desnecessário de papel.

7. Acesso a dados e informações

Na plataforma virtual, pode-se disponibilizar dados e documentos de interesse dos estudantes, além de leituras complementares e indicações para as disciplinas, por exemplo.

Isso enriquece a experiência do aluno e ainda auxilia a melhorar a qualidade do ensino oferecido.

8. Qualificação da IES

Por fim, a soma de recursos disponíveis em uma plataforma como ambiente de aprendizagem amplia as possibilidades de melhor qualificação da instituição de ensino em indicadores regulatórios do MEC/INEP.

E então, o que você achou das principais vantagens da utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem? Você deve ter visto que um tema recorrente neste artigo foi a possibilidade de aplicação das metodologias ativas. Aproveite para conferir mais sobre ferramentas que facilitam o desenvolvimento dessas metodologias na IES!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *