A principal diferença entre o professor do presente e um professor do futuro está em como o docente faz para aproveitar ao máximo as ferramentas oferecidas pela tecnologia na educação.
Entretanto, não se trata apenas de ter habilidades técnicas (hard skills) para manusear os novos recursos tecnológicos. Também será preciso desenvolver outras competências (soft skills), como a socioemocional, com o objetivo de aprimorar os processos de ensino.
Nesse sentido, cabe ao educador ampliar suas capacidades e oferecer base para os alunos desenvolverem o pensamento crítico, habilidade de análise e investigação, proporcionando o aprendizado aplicado ao seu contexto.
Continue lendo este artigo para saber quais são as competências essenciais para o professor do futuro e como as instituições de educação superior (IES) podem ajudar nessa capacitação!
O que é educação do futuro?
A educação do futuro diz respeito à nova forma de ensinar e facilitar a construção do conhecimento e aprendizado através dos recursos tecnológicos.
Em outras palavras, a educação do futuro está intimamente ligada à aplicação da tecnologia na educação, em como o ensino pode ser aprimorado com o uso de novos recursos interativos e digitais.
Além de novos artifícios que auxiliam os docentes, é preciso lembrar que a educação tem um caráter social e precisa avançar também neste debate.
Nesse sentido, o professor do futuro é o profissional capacitado para ensinar de forma inovadora e também compreender a realidade dos alunos, do ensino e a sua própria.
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Qual a importância da atualização dos professores?
Um fato conhecido é que a sociedade está em constante mudanças. À medida que o tempo passa, novos costumes, tecnologias, entendimentos e conhecimentos vão surgindo, e isso demanda que as pessoas aprendam a conviver com novos pensamentos e práticas.
Se todas as áreas precisam acompanhar as mudanças sociais, a educação não poderia ser diferente. Aliás, ela é uma das que mais precisa entender essas transformações, até mesmo para explicá-las.
Assim, a única forma da educação avançar é contando com professores do futuro, afinal, são eles que poderão colocar as novas tendências em funcionamento.
Nesse sentido, separamos 4 benefícios da atualização dos professores. São eles:
- Aprimora as habilidades do docente;
- Humaniza o ensino;
- Melhora a organização dos docentes;
- Torna as aulas mais dinâmicas.
Confira a seguir cada benefício:
1. Aprimora as habilidades do docente
No passado, se o modelo de aulas expositivas onde o professor passava a matéria e os estudantes tinham um papel passivo era comum, hoje ele está ultrapassado.
Para trazer um ensino mais acertado, os professores deverão assumir novos papéis, entendendo que ele só dará certo com a participação de todos. Um corpo docente atualizado é mais flexível, sabe se moldar à realidade e necessidades das turmas e da educação.
Desse modo, a educação do futuro requer docentes que buscam se atualizar, o que permite explorar diversas facetas para a construção de um ensino diversificado, dinâmico e completo.
2. Humaniza o ensino
Para além de saber aplicar novas técnicas e ferramentas, a atualização dos professores proporciona a compreensão do estudante como indivíduo.
Neste ponto, trazer uma educação mais humana, na qual os mestres tenham empatia para lidar com as diferenças de cada um e consigam dialogar o ensino com a realidade, é um objetivo cada vez mais urgente.
3. Melhora a organização dos docentes
Se tem algo que os professores estão aprendendo com a atualização é a organizar seu tempo. Com aulas cada vez mais flexíveis e diversificadas, garantir que tudo se encaixe no cotidiano é fundamental.
Uma boa ideia é aproveitar as novas tecnologias para esse fim, reduzindo as tarefas e ordenando as mais importantes. Com os recursos certos o professor irá ganhar tempo para focar naquilo que realmente demanda suas expertises.
4. Torna as aulas mais dinâmicas
Se tem um benefício que a tecnologia trouxe para a educação foi o de trazer aulas mais dinâmicas, nas quais os estudantes se envolvem de fato. Com essa prática, os professores conseguem estimular o engajamento dos alunos, que fazem parte do processo de ensino.
Além disso, juntando o professor do futuro com as metodologias ativas no ensino superior, os alunos são colocados no centro do próprio aprendizado, o que constrói uma educação plural e ativa.
8 competências do professor do futuro
A ideia de que a tecnologia irá acabar com o papel do educador é equivocada. Mesmo que os alunos sejam capazes de absorver a informação de livros ou vídeos, o professor sempre será necessário para ajudar a transformar toda essa informação em conhecimento.
Essa mediação é importante porque, sem o aprendizado consolidado, nenhum aluno conseguirá reter e interpretar uma informação ou utilizá-la para solucionar problemas.
Sabendo da importância desse profissional, vejamos quais são as competências e habilidades necessárias que um professor do futuro precisa desenvolver ou adquirir.
São elas:
- Busca por aprimoramento constante;
- Boa comunicação e escuta ativa;
- Habilidades socioemocionais;
- Atenção às inovações;
- Ensino e tecnologia;
- Seleção de conteúdos;
- Criticidade dos alunos;
- Metodologias ativas de ensino.
Confira a seguir!
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1. Busca por aprimoramento constante
Considerando que as IES precisam seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior (DCNs), gestores e coordenadores de curso devem identificar os perfis dos docentes que atendam às determinações do Ministério da Educação (MEC).
Em virtude disso, torna-se indispensável que os professores saibam lidar com as novidades da educação. Ainda, é preciso que façam especializações na carreira e entendam que a qualificação e conhecimentos adquiridos visam melhorar as metodologias de ensino.
Também é preciso desenvolver outras habilidades, como a flexibilidade, de forma a desempenhar novos papéis no ambiente educativo. Assim, é necessário se deslocar do papel de único transmissor dos conteúdos para se transformar em um mediador da aprendizagem com múltiplas potencialidades.
2. Boa comunicação e escuta ativa
Estabelecer uma boa comunicação com toda a comunidade acadêmica é um dos atributos essenciais a um professor do futuro. Assim, é preciso saber transmitir as informações de forma clara e objetiva, evitando ruídos na comunicação, seja ela oral, escrita ou não verbal.
Essa habilidade deve ser vista principalmente em sala de aula, ao explicar assuntos complexos e difíceis para a compreensão dos alunos.
Saber ouvir também é muito importante para uma boa comunicação. O uso da técnica da escuta ativa propõe a atenção máxima do outro lado. Sua prática visa o desprendimento de julgamentos e pensamentos para a compreensão da mensagem por uma perspectiva mais empática.
Ademais, essa forma de comunicação aumenta o vínculo entre professor e aluno. Também estimula a construção de um espaço afetivo e respeitoso e favorece o aprendizado.
3. Habilidades socioemocionais
Inúmeras situações podem interferir na gestão educacional. Entre elas, estão os desafios acerca das emoções dos docentes, que podem ser agravados pelo desinteresse dos alunos e resultados insatisfatórios na disciplina.
Nessa perspectiva, o professor do futuro deve ser capaz de desenvolver suas habilidades socioemocionais. Ou seja, trabalhar o autoconhecimento, a boa gestão das emoções, ter empatia e colaborar para a diversidade acadêmica.
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4. Atenção às inovações
O professor do futuro não pode se manter restrito às novidades do ambiente educacional. Ao contrário, ele precisa procurar informações, inclusive em outras áreas, com o objetivo de inovar seu processo de ensino, estando cada vez mais próximo da realidade dos alunos.
A neurociência, por exemplo, é uma área que tem contribuído bastante para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino tomando como base o funcionamento cerebral dos estudantes.
5. Ensino e tecnologia
As instituições que se preocupam em proporcionar um ensino de excelência e qualidade aos alunos investem cada vez mais em novos recursos tecnológicos. Dessa forma, o professor do futuro deve estar preparado para lidar com a tecnologia dentro e fora da sala de aula.
E quando se fala em tecnologia, também é preciso pensar nos métodos de ensino do professor. Eles devem acompanhar as inovações da área e propor formas mais atrativas e eficientes de aprendizagem, como a gamificação, por exemplo.
6. Seleção de conteúdos
Usando as novas tecnologias e sabendo do vasto potencial das pesquisas na internet, os professores precisam ser ótimos curadores sobre os conteúdos que irão utilizar. Assim, eles devem ter a aptidão de pesquisar, selecionar, organizar, revisar e distribuir os materiais para os alunos.
O importante é combinar o formato do conteúdo com as estratégias de ensino. Desse modo, será possível contextualizar a aula e proporcionar uma aprendizagem ativa.
7. Criticidade dos alunos
O professor do futuro deve contribuir com a forma de pensar dos alunos. Isso é feito ao estimular o raciocínio lógico e a análise crítica para que eles possam quebrar diversos paradigmas em todos os aspectos da vida estudantil, pessoal e profissional.
8. Metodologias ativas de ensino
No plano de aula do professor do futuro, não será possível ensinar sem a inclusão das metodologias ativas. A ideia é que juntos, docentes e alunos possam construir caminhos personalizados de aprendizagem de forma participativa.
Além disso, as metodologias ativas são responsáveis por um aprendizado completo e aumentam o engajamento dos alunos com as disciplinas.
Como a IES pode capacitar os docentes? Confira 4 dicas estratégicas
Como apresentado, são várias as competências que um professor do futuro necessita desenvolver e adquirir. Assim, como a sua IES pode contribuir para capacitá-lo?
O primeiro ponto a ser considerado é que não há excelência profissional sem qualificação. Nesse sentido, investir na formação dos professores significa investir na instituição e, consequentemente, nos alunos.
Dessa forma, a IES pode realizar as seguintes ações para capacitar seus docentes:
- Melhorar as condições de trabalho;
- Disponibilizar um ambiente acolhedor;
- Oferecer cursos de formação continuada;
- Valorizar e confiar no trabalho do profissional.
Saiba como colocar em prática cada dica:
1. Melhorar as condições de trabalho
De fato, não adianta contar com os melhores professores se eles não tiverem as condições mínimas para desenvolver seus trabalhos.
Portanto, para que a educação do futuro de fato seja implementada, é preciso pensar em uma estrutura que reflita esse futuro.
2. Disponibilizar um ambiente acolhedor
Somado às estruturas físicas que possibilitam um ensino de qualidade, é necessário dar a devida importância ao ambiente acadêmico e proporcionar um ambiente acolhedor para os diversos sujeitos que o compõem.
Assim, dada a importância de cuidar da saúde mental dos professores, é papel da IES manter um espaço onde os docentes se sintam parte.
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3. Oferecer cursos de formação continuada
A formação continuada é um processo de capacitação constante, na qual os professores continuam realizando diversos cursos que o melhoram como profissionais e como pessoas.
Pois bem, se estamos pensando em uma educação do futuro, é fundamental que a capacitação do docente seja contínua e, portanto, atualizada.
Nesse sentido, os cursos de formação continuada irão atuar na construção e aperfeiçoamento do professor do futuro, trabalhando as competências e habilidades pedagógicas necessárias.
Portanto, é imprescindível que a IES compreenda que a formação não termina com a conclusão do ensino superior, ela pode – e deve – ir além!
4. Valorizar e confiar no trabalho do profissional
Para garantir o engajamento e a motivação dos professores, é preciso valorizar o trabalho, tanto com atitudes cotidianas quanto com um salário justo. A IES precisa mostrar que está do lado dos professores e que não existe uma relação de antagonismo.
Além disso, é preciso haver confiança nos processos propostos pelos professores. Eles precisam ter liberdade para mostrar suas habilidades e alcançar os resultados esperados.
Saber quais são as competências do professor do futuro e auxiliar a sua equipe trará ótimos resultados para a IES! Aproveite para ler também o nosso artigo sobre a educação pós-pandemia: cenário e como superar os desafios na IES!