Entenda qual a importância do Enade na rotina de uma IES

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta de avaliação do Governo Federal aplicada por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, na prática, ele atua de maneira muito mais ampla do que isso, afetando a rotina das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos alunos que a frequentam.

Mas, afinal, qual a importância do Enade? 

Hoje vamos abordar um pouco mais profundamente os principais tópicos influenciados pelo Enade em relação aos alunos e à IES e também as melhores estratégias para alcançar bons resultados.

Banner de divulgação do webinar sobre Data Science na educação, com Andrea Filatro. Link para inscrição: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/webinarios-andrea-filatro?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=webinar-data-science

Qual a importância do Enade para os estudantes?

Primeiramente, vamos falar sobre como o Exame impacta a vida acadêmica dos alunos de sua IES. Confira!

1. O ingresso e a escolha

O resultado do Enade interfere na rotina do aluno desde o momento em que ele escolhe em qual IES ingressar. O estudante deseja entrar em uma instituição que seja reconhecida pelo ensino ofertado e, na maioria das vezes, a avaliação do Enade é um dos únicos parâmetros comparativos que ele terá para se basear. 

Deste modo, sua decisão será fortemente amparada pela avaliação do ranking aliada a outras condições de contexto (como localização, orçamento e indicação de conhecidos). 

2. A conquista do diploma

Apesar de o Enade não exigir uma nota mínima do aluno, a sua realização é um item obrigatório para a liberação do diploma do estudante. Se o curso em que está se formando o egresso faz parte do grupo avaliado naquele ano, a emissão de seu diploma fica condicionado à comprovação de realização do Exame. 

Essa composição da obrigatoriedade da realização, mas da não exigência de nota mínima, muitas vezes, inclusive, acaba sendo o principal nó que a IES tem de resolver na sua relação com o aluno. No final do texto vamos abordar alguns tópicos para auxiliar nesse processo.

Leia também: tire todas as suas dúvidas sobre o edital Enade

3. O egresso e o mercado de trabalho

Não só os alunos ingressantes ficam de olho nas melhores avaliações do Enade, mas certamente o mercado de trabalho também. Empresas que buscam novos funcionários para sua equipe, sobretudo para parcerias e aproximações, desejam se associar às IES mais bem conceituadas. 

Dado isso, o aluno também irá procurar pelas instituições mais bem aceitas no mercado de trabalho. Cada ponto levantado se conecta e puxa um ao outro, tornando a avaliação do Enade muito mais do que um medidor de qualidade do governo.

Qual a importância do Enade para a IES?

Mas e na instituição de ensino, quais são os impactos do Enade? Vamos falar sobre isso agora!

1. A captação de alunos

Se o resultado do Enade influencia diretamente na escolha do aluno ingressante sobre qual IES entrar (seja por suas próprias expectativas de qualidade, seja por buscar uma aprovação do mercado de trabalho) certamente um bom resultado no Exame fortalece qualquer estratégia de captação de alunos

Além da utilização dos dados nas campanhas promovidas pela instituição, se a IES alcança um resultado de destaque pode gerar mídia espontânea em veículos locais e nacionais. Para captação de alunos, essa conquista é um ouro.

2. A aprovação do MEC e licenças

Estamos dizendo aqui das mais diversas influências que o resultado da avaliação pode ocasionar, mas não podemos nos esquecer da sua função original: ela é um medidor de qualidade do governo. 

Instituições de ensino mal avaliadas podem, e devem, receber diligências do Ministério da Educação (MEC) e serem reavaliadas por comissões formadas para esse fim. 

Esse processo pode ainda trazer sanções para a instituição, que pode ter suspensão de suas licenças para a abertura de novos cursos ou novas turmas em cursos já existentes.

Leia também: tudo o que você precisa saber sobre o conceito Enade

3. A retenção de alunos

Se manter em uma IES mal avaliada pode ser uma questão para os alunos mais aplicados que desejam boas colocações no mercado de trabalho e, com a possibilidade de transferências e aproveitamento de currículo, esse não é um aspecto que pode ser ignorado. 

Entretanto, mais importante do que isso, uma boa avaliação fortalece a relação do aluno com a instituição e o faz ter orgulho de estudar e obter o seu diploma em uma IES reconhecida. 

Por isso, uma boa avaliação e boa divulgação interna dos resultados fortalece a relação da sua IES com os estudantes e fortalece a estratégia de retenção de alunos.

4. A valorização do corpo docente e equipe

Se uma IES bem avaliada pode fortalecer a relação com os estudantes, certamente fortalece também a relação com a equipe e corpo docente. 

Um bom resultado amplamente conhecido traz reconhecimento e satisfação para a equipe que participa diariamente dessa construção. E um profissional valorizado trabalha mais satisfeito e dedicado. Não subestime o potencial de valorização da sua equipe!

Como alcançar bons resultados?

Agora que você já sabe qual a importância do Enade, separamos algumas dicas para te ajudar na preparação dos alunos para esse Exame!

1. Preparação a longo prazo

Mesmo a etapa mais importante da avaliação do Enade sendo no momento final do curso (a realização da prova com os alunos concluintes), essa preparação deve começar desde o primeiro dia do estudante na instituição. Afinal, desde o início ele precisa saber tudo sobre essa avaliação, sua importância e como funciona

Como já dissemos aqui, apesar de a realização do Exame ser obrigatória para a emissão do diploma, não é cobrado do aluno uma pontuação mínima na prova. Então, por se tratar de uma atividade extra, realizada em um final de semana, fora da faculdade e no final do ano, várias são as variantes que podem influenciar o aluno a não realizar a avaliação de maneira dedicada ou bem disposta. 

No entanto, se o processo de preparação já está integrado à sua rotina durante todo o percurso na IES e não surge como uma surpresa, a chance de ele se dedicar é bem maior.

2. Comunicação interna fortalecida

A boa realização, por parte do aluno, de uma prova do Enade depende, obviamente, de todo o conhecimento que ele adquiriu ao longo do curso, mas depende também da sua relação com a IES. 

Com uma relação enfraquecida e sem laços, o estudante pode ter a sensação de que fazer uma boa prova é um “favor” que ele faz para a instituição, e não uma retribuição e comprovação de todo o trabalho bem realizado ao longo do percurso. 

Por isso, estar próximo e conectado ao aluno durante todo o curso é fundamental para gerar uma sensação de pertencimento àquele espaço e trajetória não só pessoal, mas da instituição. Por isso, nunca subestime o poder da comunicação interna fortalecida e nunca deixe de investir nela.

3. Preparação integrada à rotina acadêmica

Se desde o início estamos falando de uma preparação continuada, é preciso que digamos também da importância de ela ser integrada à rotina do aluno e não “mais uma atividade extra” que ele tenha que desenvolver. 

Além disso, a realização de simulados ao longo do curso é fundamental, não só para que o aluno treine, mas também para que a IES possa se reavaliar internamente, encontrando pontos fracos e corrigindo-os a tempo.

Mas e os resultados?

Após entender qual a importância do Enade e preparado a sua IES, você sabe como avaliar o desempenho da sua instituição no Exame? Fazer avaliações comparativas com seus resultados anteriores e com outras IES é fundamental. Para isso, o Resultado Enade, da Saraiva, é uma ferramenta preciosa. Confira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *