Entendendo a importância e como abordar o quiz educativo no ensino superior

Quiz educativo: pessoa preenche gabarito
Muitas pessoas já conhecem o quiz educativo, mas poucas sabem seu verdadeiro potencial. Clique aqui para descobrir!

Compartilhe este artigo

Por que desenvolver o quiz educativo na sua IES? Compreenda neste artigo e siga as dicas que preparamos para você! 

As metodologias precisam acompanhar os objetivos pretendidos. Se queremos que os estudantes sejam proativos, precisamos adotar metodologias que os envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar diversas novas possibilidades e mostrar sua iniciativa (Morán, 2000).

Esse trecho foi retirado do artigo O processo de aprendizagem e avaliação através de quiz, escrito por Daiana de Vargas, Pós-graduanda em Docência (Educação Profissional da Univates) e Edson Moacir, Professor da Univates e Mestre em Ambiente e Desenvolvimento. Ele evidencia a necessidade de uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem para manter a interação, criatividade, além de avaliar a aprendizagem do aluno.

Com efeito, mensurar o conhecimento prévio e a absorção do conteúdo dos estudantes são desafios enfrentados pelas instituições de educação superior (IES).  

No entanto, a adoção de um ensino interativo a partir da utilização de certas ferramentas, como o quiz educativo, são soluções que podem te ajudar a superar esses desafios e que, certamente, irão enriquecer a experiência dos alunos.

Com isso em mente, preparamos este artigo para introduzir o conceito de quiz educativo, sua importância para o ensino superior e 6 dicas para abordá-lo em sua IES. 

Neste artigo você irá encontrar:

  • O que é quiz educativo?
  • Qual a importância do quiz educativo para o ensino superior?
  • Benefícios do quiz educativo
  • Como o quiz educativo pode ser aplicado no ensino superior? 
  • 5 passos para desenvolver o quiz educativo na sua IES

Tenha uma excelente leitura!

O que é quiz educativo?

O quiz educativo é uma ferramenta utilizada dentro de sala ou por meio de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa ferramenta possui diversos métodos de avaliação e aplicação. Como exemplo mais comum temos o questionário aplicado em sala.

No entanto, vale ressaltar que existem outras possibilidades de formato e aplicação, como é o caso do quiz educativo no formato de jogos interativos. Eles são disponibilizados de forma online e conseguem captar de forma mais eficiente a atenção e interação do corpo discente, utilizando as estratégias da gamificação na educação.

A esse respeito, Daiana de Vargas e Edson Moacir conceituam a aprendizagem quiz como

“A avaliação em formato de quiz faz parte da chamada avaliação formativa, que vem recebendo bastante atenção entre os professores. Costa e Oliveira (2015) definem avaliação formativa como uma ampla variedade de métodos que os professores usam para realizar avaliações em processo de compreensão do desenvolvimento do estudante, das necessidades de aprendizagem e progresso acadêmico durante uma aula, unidade, ou curso.” (destaques nossos)

Qual a importância do quiz educativo no ensino superior? 

Sobre o assunto, Daiana de Vargas e Edson Moacir elucidam que 

“O uso de quizzes e jogos em formato de gincana são uma forma interativa de aprofundar, consolidar, reforçar e principalmente avaliar a aprendizagem do estudante. Seu principal objetivo é incentivar os estudantes a pensarem, pesquisarem, refletirem e discutirem os conteúdos e conceitos passados em sala de aula, através de questões de ordem teóricas e práticas.”

Nesse sentido, a utilização da aprendizagem quiz como ferramenta de ensino é muito importante para as IES. Isso porque essa abordagem permite avaliar o grau de conhecimento prévio dos estudantes sobre determinado assunto, assim como avalia o que foi retido após abordagem em sala.

Ademais, além de auxiliar no processo de avaliação diagnóstica do estudante, o quiz educativo pode servir para elaboração de conteúdos futuros.

De igual forma, essa ferramenta traz acessibilidade na educação superior, na medida em que pode ser aplicada em todas as modalidades de ensino e consegue abranger até mesmo os estudantes que não são assíduos em sala de aula.

Clique aqui para baixar o eBook: Como engajar alunos com conteúdo jurídico online

Benefícios do quiz educativo 

Certamente, o quiz educativo traz inúmeros benefícios para as instituições de educação superior. A título de ilustração, preparamos uma tabela com as principais vantagens que são observadas pela sua IES. São elas:

  • Melhora na fixação do conteúdo abordado em sala;
  • Possibilita que o aluno realize autoavaliações;
  • Serve de feedback para os professores;
  • Abrange os estudantes que não estão em sala;
  • Prepara os alunos ao introduzir temas que são abordados;
  • Traz dinamicidade às aulas;
  • O quiz pode ser utilizado para criação de simulados;
  • Desperta criatividade nos estudades;
  • Melhora a experiência do aluno;
  • Aumenta a satisfação dos estudantes com a IES;
  • Aumenta o comprometimento dos estudantes;
  • Mantem o protagonismo do estudante.

Veja também: Descubra 8 jogos educativos para ensino superior

Como o quiz educativo pode ser aplicado no ensino superior?

Como já introduzido, o quiz educativo pode ser utilizado tanto para diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes sobre determinadas matérias, quanto para mensurar o aprendizado posterior. Mas, como os quizzes são aplicados no ensino superior? 

No ensino presencial, essa ferramenta pode ser utilizada na própria sala de aula, onde será aplicada pelos professores. 

Já no ensino superior a distância e no ensino híbrido, a sala de aula do aluno é virtual e, portanto, os quizzes podem ser aplicados por lá. 

Contudo, é importante ressaltar que, em qualquer modalidade de ensino, a IES pode contar com a tecnologia para a aplicação do quiz educativo. Nesse sentido, existem várias ferramentas digitais desenvolvidas para essa finalidade.  

A esse respeito, Daiana de Vargas e Edson Moacir justificam o uso da tecnologia e de aplicativos e apontam como benéficos ao ensino. Vejamos: 

Está cada vez mais difícil para o professor manter o estudante interessado e motivado em uma aula extremamente teórica. O uso das novas tecnologias e as mais diversas formas de metodologias ativas vem ajudando o professor a deixar suas aulas dinâmicas, interessantes e atrativas, colocando o estudante no centro no processo de ensino e aprendizagem.

Justifica-se relevante discutir o uso de aplicativos como forma de avaliação, pois os estudantes fazem uso da tecnologia cada vez mais cedo e avaliar o estudante utilizando-se destas tecnologias aproxima professor e estudante, pois o professor acaba atraindo o seu interesse por utilizar uma forma diferente de avaliação, não sendo a tradicional prova objetiva ou subjetiva, possibilitando mais interação, motivação e melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. (destaques nossos)

5 Passos para desenvolver o quiz educativo na sua IES

Agora que você já sabe o que é, a importância, benefícios e como a abordagem quiz pode ser realizada no ensino superior, é essencial saber como elaborar os quizzes. 

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para para que você desenvolva o quiz educativo na sua IES. São elas: 

  1. Personalize o quiz educativo;
  2. Use o currículo do curso como guia para elaboração;
  3. Seja criativo e objetivo ao elaborar as questões;
  4. Envolva o aluno na elaboração do quiz;
  5. Revise o quiz educativo;

Confira a seguir cada dica de elaboração e aplicação: 

1. Personalize o quiz educativo 

Sabe-se que cada curso possui um currículo, público e objetivos diferentes. Sendo assim, não existe fórmula mágica para aplicação de quizzes comum a todos.

Dessa forma, para que essa ferramenta seja eficaz no diagnóstico de aprendizagem, é necessária a adaptação e elaboração conforme as características de cada curso e turma. E como isso será feito? Estude e conheça o público-alvo

2. Use o currículo do curso como guia para elaboração

Certamente, não fará sentido preparar um quiz educativo com assuntos que não serão abordados com o aluno em sala.

Nesse sentido, para manter a coerência e a efetiva aprendizagem quiz, é importante que este observe os temas que foram e serão ensinado aos estudantes ao longo do curso. A esse respeito, elabore os temas e perguntas com base no roteiro utilizado pelo professor nas salas de aulas, sejam presenciais ou online. 

Outra dica valiosa é segmentar as áreas e assuntos, para que não se concentre todo o conteúdo curricular em um único quiz. Assim, a elaboração e aplicação poderá ser periódica e de forma menos densa aos alunos, se comparado a um único quiz com todo o conteúdo programático. 

3. Seja objetivo e criativo ao elaborar das questões

É comum o pensamento de que testes devem ser difíceis e extensos. No entanto, o quiz educativo não possui essa característica, tampouco finalidade. 

Com efeito, a objetividade e criatividade são características da aprendizagem quiz e garantem a dinamicidade e a praticidade de sua aplicação e também a compreensão e desenvolvimento pelo aluno. Mas, como manter essas características? 

De fato, é preciso ter alguns cuidados na hora de elaborar as perguntas, portanto, considere observar os seguintes aspectos: 

  • Composição do quiz apenas com perguntas de múltipla escolha: deixe de lado as questões abertas para garantir o diagnóstico de aprendizagem de forma dinâmica e rápida.
  • Fuja de questões muito extensas: responder um questionário com perguntas muito extensas pode ser cansativo para o estudante e atrapalhar no rendimento da atividade.
  • Faça perguntas criativas: elabore questões criativas para manter a interação e empenho do aluno. Você pode utilizar exemplos e contextos abordados em sala e que guardam relevância com a atualidade, por exemplo.
  • Procure trazer respostas concisas: assim como nas questões, evite elaborar alternativas de respostas muito extensas para que os objetivos da aprendizagem quiz sejam mantidos.

4. Envolva o aluno na elaboração do quiz

Para trazer engajamento e incentivar a participação do aluno nos quizzes, você pode envolvê-lo desde o processo de elaboração. A esse respeito, crie votações para que o corpo discente escolha temas abordados, por exemplo.

5. Revise o quiz educativo

É comum que se deixe passar pontos relevantes durante a elaboração, seja de quizzes, provas ou atividades comuns. No entanto, o erro em questões ou alternativas podem atrapalhar a compreensão dos alunos no momento de resolução do quiz. 

Por isso, para garantir a eficácia de aplicação e entendimento do quiz, é muito importante que ele seja revisado após a conclusão da elaboração. 

Agora que você já sabe o que é quiz educativo, sua importância e passos para elaborá-lo em sua IES, aproveite para acessar também: Confira 12 dicas sobre como fazer aulas interativas no ensino superior

Artigos Relacionados