Já conferiu o ranking Enade? Saiba tudo o que você precisa sobre ele

Ranking Enade: fotografia de uma mulher em uma biblioteca, apoiada em uma mesa e olhando para cima.
Afinal, como o ranking Enade é organizado? Como conferir as pontuações da sua IES e as do seus concorrentes? Se você tem dúvidas como essas, acesse este artigo e saiba tudo o que você precisa!

Compartilhe este artigo

Nas últimas semanas, os resultados divulgados do Ranking Enade foram parar na primeira página dos principais portais de notícias do Brasil. 

Na ocasião, o atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, se manifestou perante os resultados ressaltando a desigualdade no ensino entre as instituições e a necessidade de se focar um pouco menos na quantidade (o crescimento da oferta de cursos superiores segue em expansão no país) e um pouco mais na qualidade do ensino superior brasileiro. 

Ribeiro ainda pontuou que, precisando, sua equipe fará o que for necessário para suspender, credenciar ou descredenciar instituições.

Avaliados de 1 a 5, a partir do Conceito Enade, 43,5% dos cursos de instituições particulares alcançaram conceitos ruins (1 e 2), 41,7% foram classificados no conceito 3, 13,4% no conceito 4 e apenas 1,5% no conceito máximo. 

No total, foram avaliados 6.191 cursos de instituições particulares. Os números se chocam ainda com a distância dos resultados alcançados  pelas universidades públicas, que seguem ocupando as primeiras colocações do ranking. 

Entre as instituições de ensino públicas, 20% alcançaram nota 5 e se forem consideradas apenas as federais, o número chega a 24%.

Como foi o desempenho da sua Instituição de Ensino Superior (IES)? Você sabe onde encontrar e como avaliar esses resultados? Sabe o que é levado em conta para essa classificação e como são elaborados os conceitos? Hoje vamos conversar um pouco mais sobre esses tópicos.

Banner de divulgação do webinar sobre Data Science na educação, com Andrea Filatro. Link para inscrição: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/webinarios-andrea-filatro?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=webinar-data-science

O que é o ranking Enade? Quem realiza e como acontece a classificação?

O ranking Enade é a lista, por ordem de classificação, das instituições de ensino do Brasil de acordo com os resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros indicadores de qualidade. 

Leia também: confira os principais dados do Enade 2019

Comumente são publicadas as listas nos grandes portais de notícias, dando destaques para as melhores e piores colocações. Para sua elaboração, é utilizado o Conceito Enade, que é calculado a partir de uma série de medidores que o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  realiza anualmente.

Em resumo, o Enade é composto por quatro instrumentos básicos, sendo o principal para a composição da nota a prova que deve ser realizada obrigatoriamente por todos os alunos concluintes dos cursos avaliados naquele ano. Composta por 40 questões entre múltipla escolha e discursivas, de conhecimentos gerais (25%) e específicos (75%), ela envolve em sua maioria situações-problema e estudos de casos.

A saber, existem ainda outros três instrumentos Enade que são utilizados para melhor entendimento dos resultados apontados pela prova, são eles: 

  • o Questionário do Estudante (que levanta informações para caracterizar o perfil dos estudantes da IES e seu contexto formativo);
  • o Questionário de Percepção de Prova (que levanta informações sobre a percepção dos estudantes sobre a avaliação);
  • o Questionário do Coordenador de Curso (que levanta informações do perfil e visão do coordenador em relação aos processos formativos).

Os rankings, no entanto, não são elaborados apenas a partir do resultado individual dos alunos e sim do Conceito Enade. Este medidor estabelece uma avaliação comparativa entre as IES e é concedido a todas as instituições que têm dois ou mais alunos participantes do Enade.

Para isso, são estabelecidos conceitos de 1 (um) a 5 (cinco): sendo 3 considerado um rendimento médio naquele curso no país, 1 e 2 caracterizando as IES que estão abaixo da expectativa e 4 e 5 as que estão acima.

Como o Conceito Enade é calculado?

O Conceito Enade é calculado a partir dos resultados da avaliação da prova Enade. 

Primeiro é calculada uma média dos resultados, a partir de dados do desempenho individual dos estudantes nas provas de Formação Geral e Componente Específico e o número de alunos participantes de cada curso por IES. Na sequência essas notas são padronizadas, considerando o desempenho médio nacional e o desvio padrão.

A partir dessa média, o conceito final é estipulado e considerado em ordem decrescente, das melhores às piores notas, na organização do ranking Enade.

Como conseguir um bom posicionamento no ranking Enade?

Além de ser um medidor de extrema importância para o posicionamento da IES no mercado educacional em questão de reputação, reconhecimento e visibilidade, vale lembrar que esses instrumentos não são apenas parâmetro para o público que busca por uma instituição para ingressar ou para o mercado de trabalho que procura egressos das melhores instituições para contratação. Os indicadores de qualidade são também medidores do próprio Governo Federal e que, a depender do resultado, podem gerar sanções à instituição, como a suspensão de novos processos seletivos ou a abertura de novos cursos.

Por tudo isso é muito importante que a sua IES alcance um bom posicionamento no ranking Enade. 

Já conversamos em diversos textos aqui no blog sobre a importância da preparação adequada para a realização do Exame. Além da qualidade de ensino, é preciso que a instituição esteja, de fato, preparada para a prova em si, ou então o resultado será incapaz de refletir as boas condições que a IES oferece aos seus estudantes.

Leia também: o que mudou no Enade 2020?

O processo de preparação para o Enade é continuado. Apesar de a prova só acontecer ao final do curso, é de fundamental importância que o aluno esteja familiarizado e conscientizado sobre a relevância de sua realização desde o primeiro dia na trajetória acadêmica. 

Para isso, diversas etapas são necessárias, desde uma boa comunicação interna, o conhecimento do mecanismo avaliativo pelo corpo docente e equipe administrativa (que devem estar sempre à disposição para possíveis questionamentos), até a realização de simulados em si.

Como saber o posicionamento da minha IES e da concorrência no ranking Enade?

Para acessar os resultados da sua instituição pelo portal oficial do Inep, é necessário que o procurador e coordenador do curso estejam cadastrados no Sistema e-MEC. 

A partir desse login, o procurador pode visualizar a classificação final dos cursos da sua IES e o coordenador a classificação dos cursos de sua responsabilidade. Aqui você encontra um manual sobre como acessar o Sistema Enade com essa finalidade.

No entanto, para uma análise mais atenta e comparativa você pode se valer de plataformas gratuitas que disponibilizam os resultados gerais de maneira objetiva e permitem de forma mais acessível essa avaliação comparativa. 

Então, se você quer conferir essas informações, não deixe de acessar a ferramenta Resultado Enade! Elaborada e disponibilizada pela Saraiva Educação, a plataforma tem utilização gratuita e apresenta não só dados do Conceito Enade e comparações entre a sua IES e a concorrência, mas também traz a análise de desempenho da IES, evolução histórica e muito mais. Aproveite!

Artigos Relacionados