A recepção de calouros é um dos eventos mais importantes da vida universitária. Por meio dela, os alunos têm um primeiro contato com a Instituição de Educação Superior (IES) e com seus colegas de turma.
Em muitos casos, este evento pode ser fonte de ansiedade nos ingressantes. Afinal, é comum lermos sobre práticas violentas em muitos dos trotes — como são chamados os atos de recepção, muitas vezes, promovidos por alunos veteranos (aqueles que já fazem parte do curso).
Neste contexto, é função da IES garantir que a recepção seja um espaço de integração e acolhimento, proibindo quaisquer práticas humilhantes e preconceituosas. Para isso, é necessário um bom planejamento prévio das atividades e o diálogo constante entre as partes envolvidas, como alunos veteranos, professores e demais funcionários.
Além disso, deve-se considerar a presença cada vez maior da educação a distância (EaD). Segundo dados do Inep, na última década, o número de ingressantes na modalidade de ensino superior a distância aumentou 474%. Dessa forma, as instituições devem pensar em como promover eventos de recepção no ambiente digital.
Neste post, explicaremos como a IES pode organizar uma boa recepção de calouros. Passaremos por pontos como a importância do acolhimento na faculdade, as normas para estes eventos e como adaptá-los no caso do ensino a distância. Boa leitura!
O que é uma recepção de calouros?
A recepção de calouros é o primeiro contato que o aluno ingressante tem com a IES, seu novo curso e seus colegas. Depois da aprovação no processo seletivo, este é o evento oficial que marca a nova etapa da vida dele.
Dessa forma, é uma data muito marcante, pois simboliza a transição para uma nova fase. Muitos estão deixando a escola e entrando em contato com o mundo universitário pela primeira vez.
Este universo é totalmente novo, e pode ser que muitos deles se sintam perdidos em um primeiro momento. O estilo de aula é outro, bem como as avaliações. Os estudantes também podem ficar ansiosos, por não conhecerem ninguém, lidando com o desafio de fazer amizades neste ambiente novo.
Por isso, é necessário que a IES dê apoio aos ingressantes neste momento. A recepção deve ser um espaço de integração e cuidado, garantindo que os discentes passem por esta mudança de forma que se sintam seguros e à vontade.
O que é acolhimento na faculdade?
Do ponto de vista da IES, o acolhimento é a promoção de práticas que façam com que os alunos se sintam cuidados, seguros e bem recebidos. Trata-se de uma série de ações. Entre elas, está a recepção.
O acolhimento é importante para que o estudante se sinta à vontade, de modo que possa ser quem ele é, espontaneamente.
Este é um aspecto essencial para proporcionar seu bem-estar e seu desenvolvimento ao longo da graduação. Se ele sente que o ambiente é seguro, pode aprender com mais facilidade e criar vínculos com os colegas de classe, professores, e, claro, com a instituição.
Como fazer uma recepção de calouros? Confira 8 dicas
Fazer uma boa recepção de calouros requer planejamento, organização e diálogo dentro da IES. Na lista abaixo, separamos 8 dicas para a preparação deste evento. Confira:
- Planeje o evento com alunos veteranos, professores e funcionários;
- Faça um manual do calouro;
- Mostre o campus;
- Dê espaço para apresentação de alunos e professores;
- Conscientize sobre diversidade;
- Promova atividades de integração;
- Faça eventos com profissionais da área;
- Ouça o feedback.
Leia mais sobre cada item:
1. Planeje o evento com alunos veteranos, professores e funcionários
O primeiro passo é planejar a recepção de calouros com antecedência. Em geral, isso pode ser feito no final do ano letivo. Crie uma comissão, com representantes de cada uma das partes: alunos veteranos, professores e funcionários.
É fundamental engajar os alunos veteranos, pois eles já passaram pelo processo de recepção e serão os futuros colegas de curso dos ingressantes.
Crie espaços de diálogo e tomada de decisão horizontais. Assim, pode ser feito um calendário com as atividades de recepção, com responsáveis por cada uma delas.
2. Faça um manual do calouro
Ainda na parte do planejamento, crie um manual do calouro a ser entregue para os ingressantes no dia da recepção.
Ele servirá como um guia para os novatos, no qual eles encontrarão informações sobre a IES e também a respeito do curso. Na lista abaixo, confira alguns dos conteúdos que podem estar presentes no manual:
- Informações sobre os diferentes departamentos;
- Mapa;
- Como entrar em contato com cada setor da IES;
- Informações institucionais, como missão e valores;
- Grade horária do curso;
- Serviços oferecidos;
- Canal de acolhimento;
- Direitos e deveres do universitário;
- Apresentação das entidades estudantis, como Centro Acadêmico e Atlética.
Os estudantes veteranos devem ser envolvidos na preparação desta cartilha. É um modo de ter ideias sobre os conteúdos a serem acrescentados, além de deixá-la com uma linguagem mais descontraída e pouco rígida.
3. Mostre o campus
No dia da recepção, faça uma visita guiada pelo campus da instituição. É comum que os estudantes se sintam perdidos quando chegam. Isso é natural, afinal, eles não conhecem nada a respeito das instalações da faculdade.
Por isso, faça um tour completo pelo campus. Mostre os espaços que serão mais utilizados pelos alunos, como salas de aula, biblioteca, restaurantes e laboratórios.
4. Dê espaço para apresentação de alunos e professores
É importante que os alunos veteranos se apresentem à turma nova. Eles já passaram pelo primeiro ano de curso e podem ajudar os calouros no dia a dia. Por isso, crie um espaço para que os representantes da turma se apresentem e possam bater papo com os ingressantes.
As entidades estudantis devem ser introduzidas também, pelos próprios alunos. Centro Acadêmico, Atlética, Diretório Central dos Estudantes e Empresa Júnior são alguns exemplos de organizações que podem se manifestar. Elas devem explicar como os calouros podem se juntar a esses grupos, fazendo uma espécie de convite.
Por fim, os professores que darão aulas no primeiro semestre também devem se apresentar. Afinal, são eles que estarão lado a lado dos primeiranistas nas aulas, acompanhando o aprendizado deles.
Nestas atividades, é sempre essencial que os ingressantes se sintam à vontade para tirar dúvidas e conversar com os veteranos e docentes.
Leia mais: Entenda a importância e como desenvolver uma boa relação entre professor e aluno
5. Conscientize sobre diversidade
A IES deve trazer uma conscientização sobre diversidade, garantindo que, naquele espaço, todos devem ser respeitados. Podem ser feitos materiais educativos, abordando raça, gênero, orientação sexual, deficiências, entre outros aspectos.
Atividades sobre diversidade devem acontecer ao longo da recepção. A IES também pode criar comissões para a recepção de minorias, pensando nas demandas específicas de cada grupo e em como criar um ambiente seguro para elas.
Por fim, a instituição deve estar atenta a quaisquer práticas preconceituosas ao longo da recepção, não as tolerando sob nenhuma hipótese.
6. Promova atividades de integração
O aspecto mais essencial da recepção de calouros é promover a integração. Isto é, permitir a criação dos primeiros vínculos entre os colegas de classe e também com os veteranos.
Para isso, a IES pode propor dinâmicas específicas que permitam esta prática. É necessário que todos possam ter um espaço de fala, no qual possam se apresentar. Em seguida, que possam trocar e conversar com os demais, estabelecendo os primeiros laços.
Estas dinâmicas devem estar sempre inseridas em um quadro de tolerância e respeito à diferença. Elas devem promover a socialização entre os estudantes de uma maneira respeitosa. Cada um deve poder se expressar, sem sofrer nenhum tipo de constrangimento.
7. Faça eventos com profissionais da área
A entrada na universidade pressupõe a escolha de uma carreira, que, muitas vezes, é a concretização de um sonho para o estudante. Dessa forma, fazer palestras com profissionais da área, contando sobre seu dia a dia profissional, é uma forma de engajar ainda mais os calouros com o curso.
Tente trazer profissionais que são referência no setor. Permita que eles falem sobre suas trajetórias, como começaram, como foram seus estudos e quais desafios superaram até chegar ali.
Isso pode servir de motivação para alunos que estão começando suas carreiras. Também dê a possibilidade de que eles dialoguem com os palestrantes, tirando suas dúvidas sobre a realidade da profissão que escolheram.
8. Ouça o feedback
Ao fim das atividades de recepção, ouça o feedback dos ingressantes. Pergunte a eles:
- Como eles avaliam a recepção de calouros?
- Quais pontos podem ser melhorados?
- Quais atividades específicas deixaram a desejar?
- Quais eventos poderiam ser feitos na próxima recepção?
Este feedback permite que a IES identifique as falhas e as corrija na próxima recepção, tornando, assim, o evento cada vez melhor.
Como fazer a recepção de calouros online?
Como vimos, o número de alunos que optam pelo ensino a distância é cada vez maior. Dessa forma, realizar uma recepção de calouros online é um desafio que muitas IES estão enfrentando.
Afinal, a modalidade EaD tem uma dinâmica específica, de modo que não é possível simplesmente transpor as atividades de uma recepção presencial para o contexto virtual. É necessário pensar em suas particularidades.
Confira o que não pode faltar em uma recepção de calouros online:
- Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem;
- Vídeos e materiais de apresentação;
- Apresentação de alunos e professores;
- Atividades de integração.
Conheça cada item em detalhes:
1. Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem
A IES deve familiarizar os ingressantes com as plataformas utilizadas para ministrar as aulas, isto é, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Ela deve garantir que todos consigam acessar as disciplinas online com facilidade.
Também mostrar as potencialidades do AVA. Ou seja, como os calouros podem tirar dúvidas com professores e interagir durante as aulas. É necessário também mostrar os canais utilizados para a entrega de trabalhos e avaliações online.
Outros aspectos também podem ser abordados, como a presença de bibliotecas digitais e conteúdos complementares.
O estudante deve tirar todas as suas dúvidas, de modo que consiga navegar com facilidade pela plataforma de ensino a distância.
2. Vídeos e materiais de apresentação
Como, muitas vezes, aqueles que optam pelo EaD têm menos tempo para participar de atividades síncronas, a IES deve investir também em uma apresentação assíncrona.
Dessa maneira, pode preparar vídeos que apresentem a instituição, sua missão e valores. Também investir em materiais de introdução, como o manual do calouro, na versão EaD, e cartilhas com solução de dúvidas recorrentes.
Por fim, mostrar quais são os canais de contato com a instituição, aos quais o estudante sempre pode recorrer diante das dificuldades.
3. Apresentação de alunos e professores
A apresentação dos alunos veteranos e docentes deve ocorrer de maneira síncrona. Isso permite que ela aconteça de forma mais espontânea e também que os calouros possam interagir em tempo real.
Aqui, valem as mesmas dicas do evento presencial. Ou seja, os veteranos devem apresentar as entidades estudantis e contar um pouco sobre o curso. Já os professores do semestre falam sobre as aulas e acolhem os primeiranistas.
4. Atividades de integração
Enfim, a IES pode adaptar o programa da recepção de calouros presencial para o contexto online. Ela sempre deve pensar em como fazer isso, de modo que permita a interação entre os estudantes.
Assim, pode promover bate-papos entre a turma ingressante, os professores e os veteranos. Pode também fazer uma palestra online com profissionais renomados da carreira escolhida. Enfim, pensar em dinâmicas que promovam a socialização entre os alunos ingressantes.
Quais as normas para os eventos de recepção de calouros?
Não existe uma lei federal regulamentando a recepção de calouros.
No estado de São Paulo, existe a Lei nº 10.454/99, que veda a realização de trote aos calouros, quando promovido sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que acarrete risco à saúde ou integridade física dos alunos.
Ela também dispõe que as IES adote iniciativas preventivas para impedir estas práticas e também aplicar penalidades a quem infringir essa normas.
Proibir práticas violentas e constrangedoras
Neste contexto, por mais que não exista uma regulamentação federal específica, a IES deve estar atenta a quaisquer práticas violentas e constrangedoras que ocorram nas atividades de recepção.
Por exemplo, fiscalizando as atividades e não deixando que nada aconteça contra a vontade do calouro. É comum que, durante as comemorações, alguns ingressantes cortem o cabelo ou tenham a roupa pintada. A IES deve garantir que nada disso ocorra sem o consentimento do aluno.
Todas as práticas violentas e constrangedoras, sejam físicas ou psicológicas, devem ser proibidas. Caso elas, de alguma forma, ocorram, devem ser punidas pela instituição.
Combate ao preconceito
Qualquer prática discriminatória deve ser expressamente proibida. A IES deve garantir que a recepção seja um espaço de acolhimento e tolerância.
A promoção de atividades de conscientização sobre a diversidade também são importantes neste aspecto. A IES deve também criar canais de denúncia, caso ocorra qualquer episódio de discriminação.
Dessa forma, poderá apurar o ocorrido, penalizando as práticas preconceituosas.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre recepção de calouros. Que tal também conferir este post sobre elaboração de conteúdos EaD?