Já conferiu os resultados Enade 2019?

Resultados Enade 2019: fotografia com foco na mão de uma pessoa fazendo uma prova.
Se você quer analisar os resultados do Enade 2019, divulgados nos últimos dias pelo Inep, confira as principais informações neste artigo que preparamos para você e ainda saiba como preparar a sua IES para o próximo Exame!

Compartilhe este artigo

Os resultados do Enade 2019 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Como você já sabe, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova feita anualmente por alunos que estão no final da graduação. Com esse Exame, é possível entender sobre o desempenho do estudante e, consequentemente, a qualidade do curso na instituição em que ele estuda.

Por isso, no artigo de hoje resolvemos trazer alguns pontos importantes sobre o resultado da prova. Isso pode te ajudar a pensar em estratégias mais efetivas para melhorar o desempenho da sua Instituição de Ensino Superior (IES)!

Banner de divulgação do webinar sobre Data Science na educação, com Andrea Filatro. Link para inscrição: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/webinarios-andrea-filatro?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=webinar-data-science

Conferindo os resultados Enade 2019

A seguir, veja alguns dos principais dados sobre o Enade 2019!

Áreas de avaliação

A prova do Enade divide as áreas de estudo, revezando os cursos que serão avaliados em cada ano. No exame de 2019, as áreas de avaliação foram: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Ciências agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins. 

Alunos e regimes de ensinos

Dos 391.863 alunos que fizeram a prova, 76% eram de IES privada e 95% estudaram em regime presencial. 

Entendendo o conceito Enade

O conceito Enade é um indicador de qualidade dos cursos de ensino superior nas universidades brasileiras. A nota é dada para a instituição a partir do desempenho dos estudantes na prova. 

A nota máxima que um curso pode tirar é 5, as notas 1 e 2 já são abaixo da média e indicam qualidade ruim. 

O resultado do Enade 2019 mostrou que só 6,2% dos cursos conseguiram alcançar a nota 5, sendo aproximadamente 80% cursos de IES públicas.

Leia também: o que mudou no Enade 2020?

IES Privadas

Das instituições de ensino superior privadas, apenas 1,4% conseguiu obter conceito 5, 11% teve conceito 4 e 49% dos cursos tiveram nota 2, ou seja, abaixo da média.

IES Públicas

46% dos cursos de instituições públicas tiveram conceito 4 e 24,1% conseguiu alcançar a nota máxima.

Ensino a distância

Dos cursos ofertados a distância, 6,3% conseguiram nota máxima, 10,7% alcançaram conceito 4 e 46% ficaram com nota 2. 

Ficou curioso e quer conferir os rankings das instituições com os melhores resultados no Enade 2019 por curso? É só acessar o documento publicado pelo Inep!

Analisando os resultados

Nos últimos anos, o número de instituições de ensino superior privadas no Brasil cresceu muito. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Inep, o país possui 2.306 IES privadas. 

Com o avanço das oportunidades de ingresso no ensino superior e iniciativas como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), muitas IES surgiram e cresceram no país.

Apesar disso, percebemos que os resultados relacionados ao desempenho dos cursos ainda têm a melhorar, principalmente nas IES privadas. Para isso, é fundamental investir em qualidade de ensino e também na preparação dos estudantes para o Enade. Separamos algumas dicas para te ajudar!

1. Engajar alunos

O desempenho no Enade não interfere na formação do aluno. Afinal, ele precisa realizar a prova para colar grau, mas não tem a nota do exame no seu histórico, por exemplo. 

Dessa forma, alguns estudantes não se importam com o resultado individual no Exame, prejudicando o conceito da instituição. Por isso, engajar os alunos é fundamental para alcançar bons resultados.

Apontar a importância da prova, fornecer bancos de questões e esclarecer as dúvidas dos estudantes são passos muito importantes para que os alunos se mostrem interessados e realizem o Exame com cuidado.

2. Engajar professores

Além dos alunos, é preciso também fazer com que os professores entendam a importância do Enade. Os docentes são fundamentais para orientar os estudantes, prepará-los e tirar possíveis dúvidas sobre o Exame.

Por isso, deixe à disposição as principais informações sobre o Enade e forneça ferramentas para que os professores possam trabalhar junto aos alunos em busca de um bom resultado.

3. Realizar simulados

Assim como outras grandes avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Enade tem um estilo de prova muito característico.

Portanto, treinar os alunos para que eles entendam o que pode ser cobrado e de que forma isso é feito é uma etapa importante na preparação para o Enade. Não deixe de aplicar simulados que sigam o modelo de questões Enade ao longo de todo o curso!

4. Apostar em inovação 

Investir em novas metodologias e soluções de ensino, ter um aprendizado mais dinâmico, dentre outras estratégias, pode auxiliar no aprendizado dos estudantes e, consequentemente, impactar positivamente o resultado da sua IES no Enade!

E você, agora que já está por dentro dos resultados do Enade 2019, quer saber como preparar os seus estudantes para as próximas edições do Exame? Aproveite para conferir este artigo do nosso blog com 8 passos importantes para seguir em sua IES!

Artigos Relacionados