Muitas Instituições de Ensino Superior se preocupam muito com a matrícula de novos estudantes, mas deixam de dar a atenção necessária à retenção dos alunos. Confira 15 dicas para melhorar esse ponto em sua IES!
Já há alguns anos o índice de matrículas nas Instituições de Ensino Superior privadas seguem consistentemente em expansão. No entanto, um dos principais desafios segue sendo o mesmo: controlar a evasão escolar e, consequentemente, melhorar a retenção de alunos no ensino superior.
Como podemos observar a partir do Censo de Educação do Ensino Superior 2020, realizado pelo INEP e publicado em 2022, as matrículas não parecem ser foco de problema para o setor privado, sobretudo com a expansão do ensino à distância.
Todavia, um aspecto chama a atenção sobre a atuação do setor administrativo das IES: as campanhas referentes a matrículas e captação de alunos na maioria das vezes ganham mais atenção do que aquelas dedicadas à retenção dos estudantes.
Fica aqui uma chamada para os administradores: a evasão escolar não dá para ser solucionada apenas com uma abordagem, ela deve ser desenvolvida ao longo de todo curso e merece a sua atenção, pois é um dos maiores problemas enfrentados na administração de uma IES.
As causas mais comuns para a evasão são:
- dificuldade financeira;
- insatisfação com o curso (seja pela qualidade ou escolha equivocada);
- falta de empregabilidade;
- notas baixas.
Pensando em como encaminhar soluções para esses problemas, vamos compreender as dimensões que envolvem a retenção de alunos e conhecer 15 ideias para você aumentar a retenção da sua IES. Continue a leitura!
A importância da retenção de alunos para o ensino superior
Obter altos índices de retenção de alunos é um dos principais indicadores de qualidade em uma instituição de ensino. Afinal, manter os alunos matriculados demonstra o quanto a sua instituição impacta positivamente a vida dos estudantes.
As preocupações quanto à retenção de alunos apresentam características específicas no ensino superior. Nessa fase, o estudante tem muito mais possibilidades de formação e autonomia para tomar as suas próprias decisões em relação ao curso, o que pode gerar muitas dúvidas e inseguranças da sua parte.
Nesse sentido, a evasão no ensino superior é um problema generalizado que prejudica o resultado do sistema educacional brasileiro. Pois as perdas de estudantes que não concluíram seus cursos são desperdícios acadêmicos, sociais e econômicos.
Para os estudantes também é uma questão muito prejudicial, pois quando o indivíduo precisa abandonar uma graduação, sua autoestima é afetada por um sentimento de fracasso. Outra questão é a perda receitas, a evasão gera ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico.
Por outro lado, a garantia de retenção dos alunos é fonte de grandes benefícios que se converterão em crescimento da sua IES. Por isso, as instituições precisam empreender esforços constantes em ouvir os alunos e implementar as mudanças necessárias para formar profissionais competentes e socialmente atuantes.
Ensino continuado e a retenção de alunos
O ensino continuado é um conceito de aprendizagem que trabalha com a ideia da qualificação constante do indivíduo. No âmbito acadêmico, a educação continuada estimula a busca por novos conhecimentos, habilidades e novos desafios.
Em síntese, o ensino continuado é a confirmação de que sempre há algo inédito a ser aprendido. A educação continuada também considera que toda atividade de aprendizagem pode ser realizada em diferentes lugares e tempos, reafirmando a premissa de que nunca é tarde para aprender.
Este conceito também considera o desejo e a necessidade de constante formação do indivíduo. Sendo assim, o estímulo ao ensino continuado se apresenta como uma importante estratégia para a retenção dos estudantes, entendendo que a formação continuada e atualização permanente são considerados essenciais em todas as profissões.
Para te ajudar a aprimorar a permanência de alunos em sua IES, propusemos abaixo 15 ideias para aumentar a retenção. Confira!
Leia também:As diferenças entre educação permanente e continuada
1. Invista na retenção de alunos no ensino superior
Não deixe para atuar quando o aluno já estiver decidido a abandonar a Instituição. Assim como a administração investe no setor de matrículas, é necessário investir em um setor para lidar com a retenção de alunos.
Este é um trabalho de tempo integral e que demanda uma equipe ativa e disposta a atender e pensar em como solucionar os problemas dos alunos antes mesmo que o próprio aluno tenha consciência do seu problema.
2. Aposte em tecnologias educacionais
Atualmente, a educação passa por uma grande revolução tecnológica. O alto uso da internet forma um estudante muito mais engajado com o cotidiano online, e que está habituado ao uso de celulares, computadores e demais aparelhos eletrônicos.
Neste contexto, o uso de tecnologia na educação vai ao encontro das novas necessidades do estudante além de tornar o aprendizado mais interativo e colaborativo. Deste modo, levar tecnologia educacional para a sua IES pode ajudar os alunos a se envolverem melhor com o conteúdo e o material das disciplinas e cursos.
As mudanças e inovações proporcionadas pela tecnologia na educação são necessárias e urgentes, pois elas se adequam ao perfil do estudante contemporâneo e o preparam para o mercado. Portanto, investir em tecnologia na educação é muito importante para que a sua IES alcance o sucesso esperado.
3. Mantenha o planejamento pedagógico sempre atualizado
O pleno funcionamento das instituições de ensino é garantido pelas diretrizes e padrões acadêmicos implementados pelo plano pedagógico. Um bom planejamento é capaz de possibilitar melhorias na prática docente e na organização estrutural e pedagógica das instituições, além de possibilitar melhorias em todo o círculo acadêmico.
Frente às transformações dos processos educacionais, do mundo do trabalho e do perfil da comunidade acadêmica, é essencial reavaliar o planejamento inicial. Garantido que ele contemple todos os aspectos necessários para que os docentes consigam desempenhar suas funções e os alunos possam se identificar com as metodologia de ensino aplicadas.
Analisar o planejamento pedagógico, assim como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) sob a perspectiva da experiência do estudante, garante ao aluno fluxos de aprendizagem mais personalizados e assertivos.
As atualizações também permitem que os gestores façam um levantamento dos pontos mais frágeis do planejamento pedagógico antigo. Otimizando, assim, os processos ensino/aprendizagem e proporcionando muitos benefícios para alunos e professores.
4. Adote metodologias ativas
As metodologias ativas são estratégias de ensino que facilitam a assimilação e absorção de informações por parte do estudante. Elas proporcionam uma conexão entre os estudantes e as demandas do mercado de trabalho, colocam os alunos no centro do aprendizado e contribuem com a construção de uma educação mais plural.
Sendo assim, metodologias ativas no ensino superior estão transformando o modelo expositivo tradicional das aulas. Pois estimulam a autonomia e a independência dos estudantes, abandonando práticas passivas ou com pouca interação que durante muito tempo foram adotadas em sala de aula.
Portanto, as metodologias ativas possuem inúmeros benefícios para a educação e são consideradas uma das principais tendências do setor. Por potencializar a qualidade do aprendizado, as metodologias impactam diretamente na capacidade que sua IES tem em manter os estudantes engajados até o final do curso.
Para que a adoção de metodologias ativas funcione, é preciso implementá-las de forma atenta e organizada. A implementação de algumas destas metodologias também demanda muitos investimentos e alterações, por isso devem ser integradas gradualmente ao ensino. Conheça alguns tipos de metodologias ativas no ensino superior:
- Aprendizagem baseada em problemas
- Ensino híbrido
- Sala de aula invertida
- Aprendizado entre pares
- Gamificação
- Rotação por estações de aprendizagem
- Cultura Maker
- Estudos do meio
- Storytelling
- Design thinking
- Aprendizagem baseada em projetos
5. Facilite a adaptação dos alunos
As relações entre as primeiras experiências do estudante no ensino superior e o seu sucesso acadêmico são profundas. Por esse motivo, a IES precisa se preocupar em promover condições favoráveis à melhor adaptação dos alunos, afinal o ambiente universitário é bem diferente do escolar.
Para fornecer essa atenção especial aos alunos recém-ingressos no ensino superior, a instituição deve implementar medidas capazes de aprimorar a adaptação acadêmica e retenção do aluno. Desse modo, pode-se criar estratégias de intervenção psicopedagógica que facilitem a integração do estudante ao ambiente acadêmico.
Também podem ser implementados programas que auxiliem os estudantes a entender os novos materiais e as ferramentas que propiciam um melhor entendimento dos conteúdos. Assim como conhecer os recursos que maximizem sua interação com outros colegas ou professores, como grupos de debates, grupos de estudos, monitorias e projetos.
6. Faça uma comunicação direta, acessível e transparente
Uma boa comunicação com o aluno desde o início do curso é fundamental. É de extrema importância que o aluno perceba que a sua opinião é importante para a IES e que suas reclamações serão sempre ouvidas.
Para isso, invista em construir uma relação de confiança com o aluno. Pode ser que nem sempre você tenha uma solução viável para o problema que ele apresenta, mas nunca minta sobre isso e coloque essa relação em risco.
Seja transparente e faça com que ele se sinta, de fato, ouvido, todas as vezes que procurar a IES para reportar alguma reclamação ou dúvida.
Um relacionamento humanizado e de confiança entre instituição e o aluno gera um sentimento de lealdade e fidelidade do estudante em relação a IES.
Além disso o aluno saberá que terá sempre uma acolhida e disponibilidade da instituição para auxiliá-lo na resolução de potenciais problemas. Lembre-se que se o aluno precisar de resolver sozinho, a chance de a “solução” ser o trancamento ou desistência do curso é muito maior.
7. Utilize estrategicamente as redes sociais
Utilizar as redes sociais da Instituição apenas como vitrine é uma subutilização de todas as potencialidades que elas trazem.
Pense e utilize as redes como ferramenta de monitoramento e engajamento da relação entre IES e estudantes. Elabore e incentive campanhas identitárias e de interesse dos alunos para que eles interajam e se sintam ainda mais parte da instituição.
Não se esqueça também que as redes sociais são o principal local da disseminação de reclamações sobre qualquer assunto. Por isso, não perca a oportunidade de acompanhar os grupos e fóruns dos alunos da IES.
Responda o mais prontamente possível a todas as reclamações que surgirem e tente encontrar soluções, chame o aluno para conversar e lide com a situação num estado de “prevenção de crises”.
A presença nesses grupos e interação com os perfis dos alunos é também mais uma oportunidade de fortalecer a relação e demostrar como a IES se importa com cada um e está de portas abertas ao diálogo.
8. Demonstre e promova o sucesso dos profissionais que a IES forma
O receio da recepção e empregabilidade do mercado de trabalho para os profissionais que você está formando constituem uma grande preocupação, afinal foi visando um bom emprego que esses estudantes ingressaram na sua instituição.
Por isso, uma boa dica para melhorar a retenção de alunos no ensino superior é criar situações e eventos para apresentar ex-alunos da IES que estão bem posicionados no mercado aos estudantes. Demonstre como eles tem potencial de alcançar o mesmo patamar.
Um diferencial enorme aqui é se você conseguir facilitar essa inserção do aluno concluinte no mercado de trabalho. Para isso, busque parcerias com empresas que possam oferecer oportunidades para os seus profissionais recém-formados.
Apresente para ela seus comprovantes de qualidade de ensino e veja quais outras vantagens você pode oferecer. Quem sabe uma palestra ou um desconto para os funcionários que se interessarem em uma pós graduação?
9. Crie canais de facilitação de estágio
Que tal viabilizar a criação de agências internas dentro do curso que atendam o mercado de trabalho? Essa é uma excelente forma de engajar o aluno com a instituição e aproximá–lo do mercado de trabalho. Busque por empresas ou instituições que sejam facilitadoras ou potenciais clientes para essas agências.
Proponha também parcerias e trocas com empresas e outras instituições por oportunidades de estágio para os seus alunos.
10. Promova incentivos e auxílio para pagamentos
Esse é um dos pontos de mais sensibilidade quando tratamos da evasão nas IES, ponto crítico para aluno e instituição. Seja flexível para essa negociação.
Acompanhe de perto os pagamentos de mensalidade e, aos primeiros sinais de inadimplência, procure o aluno para conversar e proponha soluções viáveis de negociação para ambos.
Esteja sempre em busca também de programas de crédito estudantil que possam oferecer um bom suporte para os seus alunos.
Por outro viés, incentivos como bolsas e descontos são sempre ótimos fidelizadores.
11. Ofereça reorientação vocacional
Existem várias razões que podem levar à frustração do aluno com o curso, desde uma não identificação real com a área até um desencontro entre a expectativa inicial e a realidade encontrada.
Observe de perto seus estudantes. Notas baixas e ausências frequentes são potentes indicadores de que essa relação entre o curso e o aluno está em crise.
Aborde esse aluno e tente entender o que está acontecendo. Auxilie-o na busca por soluções antes que ele encontre uma porta de saída sozinho. Forneça o suporte psicológico que ele necessita para a situação e se for o caso ajude-o nessa recolocação vocacional.
12. Trabalhe a saúde mental dos alunos
A saúde mental dos estudantes se tornou um tema importantíssimo dentro das IES nos últimos anos, pois é considerado um dos fatores mais relevantes para que um aluno dê continuidade em seus estudos. Políticas de acolhimento e atendimento psicológico se tornam essenciais nesse cenário.
Como podem ser implementadas essas políticas? Que tipo de profissional é necessário? O investimento para isso é muito grande? Para responder estas questões, vamos definir uma importante diferença entre acolhimento e atendimento psicológico:
Acolhimento
Acolhimento é uma prática que não necessita de um saber especializado, basta que uma pessoa da IES esteja disposta a ouvir e auxiliar o aluno a encontrar suas potencialidades e utilizar os recursos disponíveis, a fim de resolver sua situação.
Para exercer o acolhimento a IES pode oferecer, dentro dos colegiados, espaços com dias específicos para que as escutas sejam realizadas. Tanto coordenadores e professores quanto outros alunos podem ser aqueles que irão ajudar os estudantes.
Os diretórios acadêmicos também podem ser fortes aliados na implementação destas políticas de acolhimento. Estas alternativas implicam em baixo custo adicional para a instituição, ao mesmo tempo que mudam a forma como o aluno enxerga a recepção da IES às suas questões.
Atendimento
O atendimento psicológico por sua vez necessita de um profissional especializado, psicólogo ou psiquiatra, pois seu objetivo diz respeito às questões mais profundas e pessoais do aluno. Assim, são necessários estes atendimentos para atuação da IES em situações mais graves.
Por demandarem profissionais da área da saúde, estes atendimentos, se ampliados para todos os alunos, podem representar um aumento significativo no custo de funcionamento da IES. Como alternativa pode-se empregar um processo de encaminhamento para estes profissionais a partir do acolhimento.
Caso sua IES possua o curso de psicologia, uma possível solução seria a realização dos atendimentos pelos alunos deste curso, supervisionados por um professor em regime de estágio obrigatório, por exemplo.
A escolha de uma política adequada de acolhimento e atendimento, pode ao fim do dia, trazer ótimos benefícios a baixo custo e esforço de implantação. E para que isto aconteça, compreender a saúde mental como tema central na permanência dos seus estudantes na graduação é fundamental.
13. Demonstre seus resultados qualitativos
Uma instituição com qualidade reconhecida pelo mercado é um grande atrativo e fidelizador dos alunos, não se esqueça disso.
Não utilize seus resultados qualitativos apenas para atrair os alunos para a sua instituição, lembre-os disso ao longo do curso e atualize os dados sempre que obtiver novos resultados.
Promover esses dados em meio à comunidade acadêmica e veículos de comunicação são também estratégias interessantes.
14. Facilite o acesso dos materiais por plataformas e acervos digitais
O intuito deve ser sempre facilitar o acesso do aluno aos materiais didáticos que ele precisa a qualquer hora e local. Para isso busque por ferramentas e plataformas que permitam à instituição fornecer esse suporte.
Além da praticidade, o aluno se sentirá constantemente amparado pela instituição.
Acervos digitais, por exemplo, são grandes aliados que podem disponibilizar para o aluno, além dos conteúdos abordados no curso, materiais extras dos assuntos que ele deseja se aprofundar.
15. Invista no formato híbrido
O formato EAD foi um dos principais responsáveis pelo aumento da entrada de alunos nas IES nos últimos anos e ele tende a crescer cada vez mais; sobretudo diante da nova rotina imposta pela Pandemia de Covid-19 que eliminou vários preconceitos que ainda existiam sobre o formato.
A tendência é que os formatos híbridos de ensino ganhem mais espaço, aliando a melhor parte do ensino presencial com a melhor parte do EAD.
Um ensino híbrido facilita a adequação da rotina do aluno ao andamento do curso, além de promover melhores aproveitamentos. Não deixe de dedicar uma boa parte do seu planejamento estratégico para essa ação.
Por isso, se você se interessou por nossas dicas sobre como melhorar a retenção de alunos no ensino superior, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como aproveitar estratégias EaD em tempos de isolamento social!