É sabido que nem todos os alunos absorvem o conteúdo a ser transmitido da mesma forma. Cada estudante possui uma estratégia diferente para seu processo de aprendizagem, tal processo pode ser dividido em 4 categorias: visual, auditivo, leitor e escritor e cinestésico.
Desse modo, é importante pensar em metodologias que vão além do tradicional modelo de aula expositiva e que sejam capazes de incentivar o uso de mais de uma categoria, para atingir a totalidade do corpo discente.
Torna-se necessário, então, transformar o aluno em protagonista da sua própria educação, gerando engajamento e uma postura mais ativa em relação ao aprendizado.
Pensando nisso, a utilização de metodologias ativas é uma importante ferramenta para garantir que toda a turma participe e construa o processo de aprendizagem.
Além disso, as metodologias ativas promovem o incentivo de características como proatividade, colaboração, pensamento interdisciplinar e resolução de problemas, valores importantes para o estudante
No artigo a seguir, iremos apresentar a rotação por estações, metodologia que incentiva a comunicação e colaboração entre os estudantes, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e melhorando significativamente a absorção do conteúdo pedagógico.
Iremos, também, explicar como se dá seu funcionamento para o ensino superior e quais são os benefícios para a instituição de ensino. Confira!
O que é rotação por estações?
A rotação por estações de aprendizagem é uma metodologia responsável por dividir a turma em grupos e criar um circuito na sala de aula. Cada “estação” deve incentivar alguma das categorias de aprendizado: visual, auditivo, leitor e escritor e cinestésico, fazendo uso de ferramentas tecnológicas para uma ou mais estações.
O objetivo é fazer com que toda a turma, ou pequenos grupos de alunos, interajam com todas as estações, que serão planejadas conforme o conteúdo ministrado no dia letivo em questão.
Assim, a rotação por estações de aprendizagem é um modelo de ensino que incentiva a colaboração, a comunicação e que trabalha mais de uma categoria de aprendizado, favorecendo o processo pedagógico na Instituição de Ensino Superior (IES).
Como funciona?
A metodologia rotação por estações de aprendizagem funciona da seguinte maneira:
- A turma de alunos é primeiramente dividida em diferentes grupos. Cada grupo será responsável por uma “estação”.
- Cada estação deve receber uma tarefa diferente acerca do mesmo conteúdo, ou seja, todas estão ligadas pelo mesmo conteúdo – a matéria selecionada pelo docente.
- É importante que cada estação trabalhe uma categoria de aprendizado diferente. Em uma estação, a leitura deve ser incentivada, em outra, é possível utilizar recursos visuais e tecnológicos, por exemplo.
- A turma deve rotacionar por cada uma das estações planejadas, de forma que todos passem por todo o circuito.
- Por fim, é importante que a turma avalie o circuito e demonstre como o aprendizado se concretizou. Para tanto, é possível organizar tarefas e ferramentas de feedback para o fim da atividade.
Quais são os benefícios da rotação por estações?
Os benefícios advindos da utilização da metodologia são inúmeros. A rotação por estações de aprendizagem se apresenta como uma ótima maneira de resolver problemas, pois gera oportunidade para os discentes aplicarem seus conhecimentos e habilidades durante a realização do circuito.
Ainda, a disposição do conteúdo considerando as diferentes formas de aprendizado, contribui para uma formação mais sólida e mais abrangente, tendo em vista o fato de que o processo de construção do conhecimento é diferente para cada um dos alunos.
Além disso, a metodologia motiva a participação e interação da turma, pois promove desafios provenientes do trabalho em equipe. Esse dinamismo no processo de aprendizagem é responsável por desenvolver habilidades de comunicação e colaboração entre os estudantes, valores fundamentais não somente para a graduação mas também para o mercado de trabalho.
Como desenvolver a metodologia na educação superior?
A metodologia de rotação por estações pode ser utilizada em todas as etapas da educação. No ensino superior, é importante considerar questões como acessibilidade e tempo.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na implementação:
1. Selecione os recursos disponíveis
O primeiro passo para implementar a metodologia é fazer um levantamento de quais recursos são disponibilizados pela IES. É importante destacar que o uso de tecnologias, leituras complementares e outros recursos que incentivam a participação ativa dos alunos são encorajados.
Além disso, é necessário considerar o perfil da turma e questões de acessibilidade, para definir recursos que toda a turma possa utilizar e que garantam a inclusão.
2. Incentive o planejamento de aula
O plano de aula com metodologias ativas é a especificação dos conteúdos do plano de ensino, com previsão de serem aplicados no dia letivo. Ele é responsável por garantir o engajamento do aluno com a disciplina ministrada, já que é desenvolvido considerando o interesse do estudante no dia em questão.
Assim, é importante que os coordenadores incentivem o planejamento da aula pelo docente, para que ele possa previamente preparar como a rotação por estações deve ser aplicada.
Leia também: plano de aula com metodologia ativa: passo a passo para elaborar
3. Promova avaliações
O docente deve promover avaliações acerca do conteúdo aplicado e da efetividade da metodologia de rotação por estações. Assim, é importante aplicar testes ao final da atividade e incentivar feedbacks trazidos pelos discentes sobre a escolha da metodologia.
Para tanto, ferramentas tecnológicas e debates entre a turma são incentivados. Ainda, a avaliação das atividades propostas deve se dar de forma a ultrapassar a ideia de atribuir notas. Ela precisa ser justificada, com detalhamento de cada ponto de erro do aluno, ajudando-o a humanizar o relacionamento com o professor e com a Instituição de Ensino e, consequentemente, a se envolver mais diretamente com a disciplina.
O feedback trazido pelo docente deve detalhar os pontos positivos e negativos. Os “acertos” precisam ser enfatizados, para que o aluno se sinta encorajado a se aperfeiçoar. Já os “erros”, precisam se apresentar de forma detalhada e abrandada, com sugestões de como aprimorar a produção.
Esperamos que o artigo tenha sanado todas as dúvidas acerca da rotação por estações de aprendizagem. Que tal aproveitar para conhecer mais sobre outra metodologia ativa? Veja tudo o que você precisa saber sobre a aprendizagem baseada em projetos!