Saiba o que é, benefícios e como funciona a sala de aula invertida
Muito se fala sobre como o ensino mudou nos últimos anos, como os professores mudaram seus métodos e como instituições de ensino não são mais as mesmas. Porém, outro fator importante transformou a educação: a sala de aula.
A forma de aprender ganhou mais dinamismo com as metodologias ativas de ensino, um exemplo delas é a sala de aula invertida.
Para falar mais sobre essa metodologia, elaboramos este artigo para você compreender melhor o que é a sala de aula invertida, qual o papel dos professores, os seus benefícios e como ela pode ser aplicada no ensino superior. Continue a leitura!
O que é a sala de aula invertida?
A sala de aula invertida surgiu nos anos 90, por meio de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. Em 2000, J. Wesley Baker apresentou um modelo de educação inovador com o nome de Flipped Classroom.
Desde então, essa metodologia tem sido aplicada em várias instituições de ensino superior.
Esse conceito inverte a lógica tradicional das aulas. Nesse sentido, o aluno faz em casa o que é feito em sala. Consequentemente, realiza em sala o trabalho, atividades e projetos que eram feitos em casa.
Essa metodologia faz com que o estudante chegue na sala com o conteúdo da disciplina em mente, pronto para aproveitar ao máximo o tempo de aula e o seu aprendizado.
A sala de aula invertida é uma variação da aprendizagem semipresencial, ou seja, une o presencial e o online, utilizando as tecnologias para proporcionar uma experiência de aprendizagem autônoma.
O interessante desse método é o estabelecimento de relações mais próximas entre discentes e docentes, em que o primeiro não é mais um mero receptor passivo do conhecimento e o professor não é somente um transmissor.
A seguir, vamos abordar com mais detalhes o papel do professor.
Qual é o papel do professor na sala de aula invertida?
Se o perfil do aluno e os recursos disponíveis para realizar uma aula modificaram, o papel do professor também mudou.
Sendo assim, no contexto da sala de aula invertida, o docente passa a atuar como um guia, sem deixar que a aula expositiva desapareça por completo, pois ela permanece com o auxílio de diversos materiais tecnológicos.
A utilização de tais ferramentas tem por objetivo garantir que o estudante memorize conceitos, mas também saiba aplicá-los em muitas situações.
Portanto, a aprendizagem ativa é construída e o professor é um grande agente dessa construção, uma vez que ele:
- auxilia o aluno na busca do aprendizado;
- percebe as necessidades de cada turma;
- certifica que cada turma tenha acesso aos materiais e estímulos adequados;
- facilita a aprendizagem;
- leva o aluno a problematizar o que foi aprendido;
- concretiza o conhecimento.
Quais são os benefícios da sala de aula invertida?
Você já compreendeu que essa metodologia de ensino faz com que o aluno estude a matéria antes da aula acontecer para obter um melhor aproveitamento da aprendizagem em sala.
Acompanhe mais alguns benefícios que essa abordagem apresenta:
1. Flexibilidade
Ao considerar que o estudante passa a administrar sua agenda de estudos, podemos entender que ele desenvolve mais autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.
Fora isso, essa modalidade permite flexibilidade para que os participantes estudem a parte teórica nos momentos de sua preferência, conforme o seu ritmo e pelo formato que julgam ter mais facilidade para assimilar o conteúdo proposto.
2. Otimização de tempo
A otimização do tempo é uma grande vantagem da sala de aula invertida. Existe uma diferença gigantesca quando o conteúdo é exposto no mesmo momento de aprendizagem dos estudantes e quando eles já estudaram sobre o assunto antes.
Assim, com o contato prévio sobre o conteúdo, o aluno pode promover debates mais produtivos, com maior profundidade em sala. Portanto, ele aprende muito mais.
3. Valorização do professor
O papel do professor é muito mais valorizado com essa metodologia, já que o aluno vai atrás da sua aprendizagem e necessita de um orientador.
O docente precisa indicar os caminhos que o estudante precisa percorrer até o conhecimento, esclarecendo as dúvidas de cada um, estimulando a interação entre a turma e trabalhando o conteúdo com atividades práticas e estudos de caso.
4. Desenvolvimento de aulas mais tecnológicas e participativas
Com os alunos mais engajados e motivados, as aulas passam a ser mais dinâmicas, pois os alunos vão para a sala dispostos a debater, levar mais informações, opinar, expor suas críticas e dúvidas sobre a matéria.
Isso é possível pois o conteúdo é acessado em casa por diferentes tecnologias. Logo, tanto aluno quanto professor são estimulados a conhecer e usar as ferramentas digitais.
Vale ressaltar que o uso de recursos tecnológicos não é a única condição para o desenvolvimento da sala de aula invertida. Ela também pode ser feita por meio de uma leitura prévia, antes de ocorrer um debate programado em sala de aula.
Como aplicar a sala de aula invertida no ensino superior?
O processo de inversão da sala de aula exige do professor e da Instituição de Ensino Superior (IES) a elaboração de algumas tarefas importantes. Vejamos cada uma delas:
1. Elaborar uma proposta de pesquisa
Nessa etapa, o professor deve elaborar uma proposta de pesquisa que desperte a curiosidade dos alunos.
Ele pode enviar um conteúdo com uma breve introdução sobre o assunto para os estudantes, explicando as atividades que serão realizadas e as informações que os alunos precisam saber.
2. Estimular a pesquisa em casa
Aqui, os alunos necessitam buscar o conhecimento necessário para entender sobre o tema passado pelo professor.
É importante orientá-los quanto aos conteúdos, os recursos digitais em que eles podem fazer as pesquisas, mas também deixá-los livres para buscar as informações.
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3. Validar o conhecimento
Além de orientar as pesquisas, o professor também pode apresentar questões para os alunos responderem a partir do conhecimento adquirido.
Isso permite que eles pesquisem e acessem informações corretas para o trabalho.
4. Aprofundar o conteúdo
No momento da aula em sala, os alunos levam as suas conclusões realizando apresentações, debates, apresentando vídeos, entre outras possibilidades de discussão. O professor e demais colegas podem aprofundar questões sobre o assunto.
É importante mostrar visões não abordadas nas discussões para ampliar o aprendizado e despertar a curiosidade dos estudantes.
5. Avaliar
Na sala de aula invertida é muito importante o feedback do professor para garantir se o aprendizado foi efetivo.
O momento de avaliar serve para verificar se a aula trouxe conhecimento para os alunos. É também um ótimo diagnóstico para saber o que deu certo e o que pode ser melhorado para as próximas aulas.
Esperamos que você tenha entendido melhor a sala de aula invertida e como ela pode ser desenvolvida no ensino superior. Aproveite para conferir agora o nosso artigo com dicas sobre como aplicar as metodologias ativas na prática!
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