Sala de aula invertida: fotografia de pessoas anotando e discutindo em uma sala de aula.

Saiba o que é, benefícios e como funciona a sala de aula invertida

Muito se fala sobre como o ensino mudou nos últimos anos, como os professores mudaram seus métodos e como instituições de ensino não são mais as mesmas. Porém, outro fator importante transformou a educação: a sala de aula. 

A forma de aprender ganhou mais dinamismo com as metodologias ativas de ensino, um exemplo delas é a sala de aula invertida.

Para falar mais sobre essa metodologia, elaboramos este artigo para você compreender melhor o que é a sala de aula invertida, qual o papel dos professores, os seus benefícios e como ela pode ser aplicada no ensino superior. Continue a leitura! 

O que é a sala de aula invertida?

A sala de aula invertida surgiu nos anos 90, por meio de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. Em 2000, J. Wesley Baker apresentou um modelo de educação inovador com o nome de Flipped Classroom.

Desde então, essa metodologia tem sido aplicada em várias instituições de ensino superior. 

Esse conceito inverte a lógica tradicional das aulas. Nesse sentido, o aluno faz em casa o que é feito em sala. Consequentemente, realiza em sala o trabalho, atividades e projetos que eram feitos em casa. 

Essa metodologia faz com que o estudante chegue na sala com o conteúdo da disciplina em mente, pronto para aproveitar ao máximo o tempo de aula e o seu aprendizado.

A sala de aula invertida é uma variação da aprendizagem semipresencial, ou seja, une o presencial e o online, utilizando as tecnologias para proporcionar uma experiência de aprendizagem autônoma.

O interessante desse método é o estabelecimento de relações mais próximas entre discentes e docentes, em que o primeiro não é mais um mero receptor passivo do conhecimento e o professor não é somente um transmissor.

A seguir, vamos abordar com mais detalhes o papel do professor.

Qual é o papel do professor na sala de aula invertida?

Se o perfil do aluno e os recursos disponíveis para realizar uma aula modificaram, o papel do professor também mudou. 

Sendo assim, no contexto da sala de aula invertida, o docente passa a atuar como um guia, sem deixar que a aula expositiva desapareça por completo, pois ela permanece com o auxílio de diversos materiais tecnológicos.

A utilização de tais ferramentas tem por objetivo garantir que o estudante memorize conceitos, mas também saiba aplicá-los em muitas situações.

Portanto, a aprendizagem ativa é construída e o professor é um grande agente dessa construção, uma vez que ele:

  • auxilia o aluno na busca do aprendizado; 
  • percebe as necessidades de cada turma;
  • certifica que cada turma tenha acesso aos materiais e estímulos adequados;
  • facilita a aprendizagem;
  • leva o aluno a problematizar o que foi aprendido;
  • concretiza o conhecimento.

Banner de divulgação do ebook gratuito "Tendências 2021 para o ensino superior". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-tendencias-2021?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Quais são os benefícios da sala de aula invertida?

Você já compreendeu que essa metodologia de ensino faz com que o aluno estude a matéria antes da aula acontecer para obter um melhor aproveitamento da aprendizagem em sala.

Acompanhe mais alguns benefícios que essa abordagem apresenta:

1. Flexibilidade

Ao considerar que o estudante passa a administrar sua agenda de estudos, podemos entender que ele desenvolve mais autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.

Fora isso, essa modalidade permite flexibilidade para que os participantes estudem a parte teórica nos momentos de sua preferência, conforme o seu ritmo e pelo formato que julgam ter mais facilidade para assimilar o conteúdo proposto.

2. Otimização de tempo

A otimização do tempo é uma grande vantagem da sala de aula invertida. Existe uma diferença gigantesca quando o conteúdo é exposto no mesmo momento de aprendizagem dos estudantes e quando eles já estudaram sobre o assunto antes. 

Assim, com o contato prévio sobre o conteúdo, o aluno pode promover debates mais produtivos, com maior profundidade em sala. Portanto, ele aprende muito mais.

3. Valorização do professor

O papel do professor é muito mais valorizado com essa metodologia, já que o aluno vai atrás da sua aprendizagem e necessita de um orientador. 

O docente precisa indicar os caminhos que o estudante precisa percorrer até o conhecimento, esclarecendo as dúvidas de cada um, estimulando a interação entre a turma e trabalhando o conteúdo com atividades práticas e estudos de caso.

4. Desenvolvimento de aulas mais tecnológicas e participativas

Com os alunos mais engajados e motivados, as aulas passam a ser mais dinâmicas, pois os alunos vão para a sala dispostos a debater, levar mais informações, opinar, expor suas críticas e dúvidas sobre a matéria.

Isso é possível pois o conteúdo é acessado em casa por diferentes tecnologias. Logo, tanto aluno quanto professor são estimulados a conhecer e usar as ferramentas digitais.

Vale ressaltar que o uso de recursos tecnológicos não é a única condição para o desenvolvimento da sala de aula invertida. Ela também pode ser feita por meio de uma leitura prévia, antes de ocorrer um debate programado em sala de aula.

Como aplicar a sala de aula invertida no ensino superior?

O processo de inversão da sala de aula exige do professor e da Instituição de Ensino Superior (IES) a elaboração de algumas tarefas importantes. Vejamos cada uma delas:

1. Elaborar uma proposta de pesquisa

Nessa etapa, o professor deve elaborar uma proposta de pesquisa que desperte a curiosidade dos alunos.

Ele pode enviar um conteúdo com uma breve introdução sobre o assunto para os estudantes, explicando as atividades que serão realizadas e as informações que os alunos precisam saber.

2. Estimular a pesquisa em casa

Aqui, os alunos necessitam buscar o conhecimento necessário para entender sobre o tema passado pelo professor. 

É importante orientá-los quanto aos conteúdos, os recursos digitais em que eles podem fazer as pesquisas, mas também deixá-los livres para buscar as informações.

Leia também: tudo o que você precisa saber sobre biblioteca digital

3. Validar o conhecimento

Além de orientar as pesquisas, o professor também pode apresentar questões para os alunos responderem a partir do conhecimento adquirido.

Isso permite que eles pesquisem e acessem informações corretas para o trabalho.

4. Aprofundar o conteúdo 

No momento da aula em sala, os alunos levam as suas conclusões realizando apresentações, debates, apresentando vídeos, entre outras possibilidades de discussão. O professor e demais colegas podem aprofundar questões sobre o assunto. 

É importante mostrar visões não abordadas nas discussões para ampliar o aprendizado e despertar a curiosidade dos estudantes.

5. Avaliar

Na sala de aula invertida é muito importante o feedback do professor para garantir se o aprendizado foi efetivo. 

O momento de avaliar serve para verificar se a aula trouxe conhecimento para os alunos. É também um ótimo diagnóstico para saber o que deu certo e o que pode ser melhorado para as próximas aulas.

Esperamos que você tenha entendido melhor a sala de aula invertida e como ela pode ser desenvolvida no ensino superior. Aproveite para conferir agora o nosso artigo com dicas sobre como aplicar as metodologias ativas na prática!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *