Quais soft skills o aluno desenvolve durante a pós-graduação a distância?

O ensino a distância ajuda no desenvolvimento de soft skills. Saiba como a pós-graduação contribui e as vantagens da especialização EAD.
Soft skills: fotografia de uma mulher fazendo anotações em frente ao computador.

A pós-graduação a distância é a opção ideal para quem busca conquistar os seus objetivos profissionais com mais autonomia e facilidade. A especialização, em si, traz muitos aprendizados e faz com que os profissionais desenvolvam soft skills importantes para ganhar destaque no mercado de trabalho e crescer na carreira.

Hoje em dia, a rotina das pessoas é muito corrida – principalmente para administrar e conciliar trabalho, estudo e demandas pessoais no dia a dia. Por outro lado, a educação não pode ser deixada de lado, em especial por quem deseja se diferenciar de outros profissionais, conquistar melhores oportunidades e expandir seus conhecimentos.

Diante disso, surge a necessidade de cursar uma pós-graduação. Durante o curso, os estudantes desenvolvem diversas habilidades e aproveitam inúmeros benefícios. Quer saber mais? Então, continue a leitura e veja também por que optar por uma pós-graduação a distância em sua IES!

Por que desenvolver um curso de pós-graduação?

A graduação é um importante passo para ingressar em uma profissão e começar a atuar no mercado de trabalho. Acontece que, apesar disso, atualmente, há uma busca cada vez maior por profissionais especialistas e, por isso, a pós-graduação é importante, inclusive para conquistar as melhores oportunidades.

O investimento da especialização traz como retorno conhecimentos mais aprofundados e permite que o estudante se debruce com mais afinco em uma determinada área. Esse processo expande os conhecimentos e faz com que o profissional se torne mais qualificado e preparado para enfrentar os desafios que surgem a todo momento.

De fato, o impacto é grande – e, claro, muito benéfico para a sua jornada profissional. Além disso, as empresas valorizam profissionais que investem na educação, uma vez que mostra o interesse da pessoa em se atualizar quanto às tendências do setor e se preparar para atingir suas metas estabelecidas.

Existem outros pontos que ainda devem ser considerados:

Currículo mais forte

Em um processo seletivo, há diversos candidatos concorrendo por uma mesma oportunidade. Então, com a pós-graduação no currículo, o perfil irá se destacar e chamar atenção dos recrutadores. Esse é um passo importante para quem busca ter uma vantagem competitiva e aumentar sua bagagem de conhecimento.

Salários mais atrativos

Profissionais com pós-graduação ganham salários cerca 50% maiores que aqueles com apenas graduação, segundo uma pesquisa feita pela Catho. Com isso, se o desejo do estudante é buscar novas oportunidades ou ser promovido no trabalho, está aí um bom motivo para a instituição de educação superior investir na especialização. 

Empregabilidade

Quem busca recolocação no mercado de trabalho pode contar com o auxílio da pós-graduação para conseguir se recolocar com facilidade. Com o curso, o profissional consegue se reinventar, atualizar seus conhecimentos e mostra que está empenhado em conseguir uma nova oportunidade. Assim, vai estar um passo à frente dos concorrentes.

Novos contatos

Ao cursar a especialização, o estudante tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de relacionamentos profissionais. O networking, inclusive, é muito importante para compartilhar experiências, ideias e histórias, bem como para mapear vagas e receber indicações de colegas em processos seletivos.

Quando o aluno procura por uma pós-graduação?

Há diversas circunstâncias que ajudam a decidir o momento certo para fazer uma pós-graduação. Confira:

Carreira estagnada

Quando o profissional sente que a sua carreira está parada e que ele precisa se reinventar é um sinal de que chegou a hora de ir atrás de novos aprendizados e atualizar os conhecimentos. Com isso em mente, ele pode, inclusive, buscar novas oportunidades, trocar de emprego e começar a realizar os seus objetivos profissionais.

Mudar de profissão

A pós-graduação também é um caminho interessante e poderoso para quem deseja mudar de profissão em pouco tempo. Afinal, ela permite que o profissional estude com mais profundidade um assunto específico e consiga realizar a tão desejada transição de carreira. 

Desejo de ser especialista

A especialização é ideal para quem deseja se tornar especialista em uma área de atuação. Se o profissional estudou Marketing ou tem interesse em atuar no mundo online, por exemplo, a pós-graduação EAD em Marketing Digital é perfeita para suprir suas necessidades e trazer todas as disciplinas necessárias para que o ensino seja efetivo e impulsione sua trajetória profissional.

Quais os benefícios da especialização a distância para o estudante?

Como vimos, a pós-graduação traz diversos benefícios. Mas, você sabe quais as vantagens para o aluno de fazer uma especialização a distância? Para começar, é importante mencionar que esse formato traz muito mais autonomia e flexibilidade para a rotina. 

Além disso, as videoaulas são gravadas, então o estudante pode revisitar o conteúdo quando precisar e, assim, reforçar o conhecimento aprendido. A modalidade EAD também traz mais conforto, uma vez que o aluno pode estudar de onde quiser. Outro ponto é a possibilidade de conquistar o certificado em pouco tempo – inclusive, em apenas um semestre.

3 soft skills desenvolvidas durante o curso

Durante o curso, independente da área escolhida, existem algumas habilidades que o profissional desenvolve e que são importantes para a sua carreira. Veja só:

1 – Organização

Ao estudar online, o aluno precisará de organização para estruturar a rotina e conseguir conciliar as demandas pessoais, profissionais e os momentos de lazer. Com isso em mente, a pessoa que decide fazer o curso a distância vai desenvolver essa habilidade ao fazer o seu próprio gerenciamento para não deixar as aulas acumularem e se manter motivada.

2 – Autonomia

O conhecimento está à disposição do aluno, mas ele também precisará ter interesse em adquiri-lo da melhor forma. Com a EaD, a autonomia é bem presente. Então, o profissional decide o melhor lugar para estudar, mas que não comprometa o seu aprendizado. Também tem a possibilidade de decidir os momentos em que consegue se dedicar à pós-graduação.

3 – Responsabilidade

Cumprir os prazos das disciplinas é um processo que envolve maturidade e responsabilidade. Essa habilidade é importante não só para o andamento do curso, como para a sua vida profissional, que é repleta de desafios e da necessidade de entregar as demandas dentro das datas estabelecidas. 

Além delas, existem outras características que os profissionais conseguem desenvolver durante a pós-graduação, como olhar analítico, comunicação, flexibilidade, negociação e criatividade, de acordo com o que cada profissão exige. Porém, no geral, há habilidades que são importantes em todas as áreas, como é o caso da empatia. 

Por fim, além de desenvolver soft skills durante o curso, o estudante pode aproveitar as aulas para fazer anotações e, sempre que possível, escolher um lugar que seja confortável para estudar com mais tranquilidade.

Este artigo foi produzido pela equipe do Blog Portal Pós.

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.