Conheça as soluções universitárias da Saraiva Educação

Apresentamos as 4 soluções da Saraiva Educação para a sua instituição de educação superior. Saiba como podemos te ajudar a melhorar a qualidade do ensino, o engajamento de estudantes e docentes e a captação de novos alunos!

Compartilhe este artigo

Você provavelmente já conhece a marca Saraiva Educação, referência no mercado editorial e educacional brasileiros há mais de 100 anos. O que você talvez não saiba é que nosso propósito vai muito além do trabalho com livros.

A missão da Saraiva Educação é transformar a educação brasileira. Para contribuir com o crescimento de instituições de educação superior (IES) em todo país e, assim, democratizar o ensino, desenvolvemos soluções tecnológicas de aprendizagem.

O uso dessas soluções traz vários benefícios, dentre os quais podemos citar:

  • Mais eficiência aos processos pedagógicos;
  • Redução de custos;
  • Maior captação de alunos;
  • Melhoria da reputação da instituição;
  • Maior facilidade no trabalho do professor;
  • Atendimento aos marcos regulatórios.

Neste artigo, vamos introduzir as quatro soluções universitárias da Saraiva Educação:

É um convite para que você conheça melhor cada uma e enxergue o potencial de adotá-las em sua IES.

Biblioteca Digital Saraiva (BDS)

Como o nome indica, a BDS é uma solução de biblioteca digital. Toda a expertise editorial da Saraiva Educação está sendo aplicada no meio virtual, montando assim um acervo online de obras de qualidade, produzidas por autores renomados.

Essa solução representa uma enorme praticidade para a IES e também para o corpo estudantil. A logística de transporte, no caso de obras físicas, é dispensada, gerando uma grande economia de recursos. Além disso, não existe o problema da indisponibilidade relacionado ao empréstimo de obras, que costuma ocorrer no caso de bibliotecas físicas.

Ao possuir acesso a um acervo virtual, o aluno tem a comodidade de estudar pelo próprio dispositivo, como tablets, computadores e celulares. Além do que representa em relação à acessibilidade, economia de espaço e redução de custos, a biblioteca digital é muito importante para os indicadores do MEC.

Nosso acervo contempla mais de 2.800 títulos dos selos editoriais da Saraiva Educação, publicados por especialistas de referência nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Tecnológicos de Gestão, atendendo a instituições de educação superior e técnica.

Quais são os benefícios da Biblioteca Digital Saraiva?

  • Acesso a obras de qualidade, com o selo de excelência da marca Saraiva Educação;
  • Atendimento à regulamentação: alguns indicadores, como o conceito MEC, exigem a disponibilização de acervos digitais desde 2017. Ao optar pela BDS, sua IES fica em dia com o sistema regulatório, percorrendo um passo importante para alcançar a nota 5 do MEC;
  • Acervo em atualização constante: a cada semestre, as edições dos títulos são atualizadas, impedindo que os alunos estudem materiais datados;
  • Interatividade: a plataforma da BDS é responsiva, podendo ser acessada de qualquer lugar com internet e permite inclusão de marcações e anotações nos textos, para facilitar os estudos;
  • Melhoria financeira: a manutenção de uma biblioteca física envolve uma série de custos, que são drasticamente reduzidos quando se opta por uma solução digital. Ademais, como a biblioteca digital é um atrativo importante para o estudante da atualidade, é possível também aumentar a receita da instituição por meio da captação de alunos;
  • Consultoria personalizada: você e sua IES têm acesso a acompanhamento por parte de nossos consultores, desde o momento da compra, passando pela implementação da plataforma e ficando disponíveis também para resolver quaisquer dúvidas. Também contamos com assessoria pedagógica para adequação da bibliografia a cada curso.
  • Acesso facilitado: como o acesso às obras ocorre no meio virtual, não há necessidade de estabelecer logísticas de devolução dos livros ou limite temporal de acesso. Os alunos consultam-nas a qualquer momento, de forma simples.

Como funciona a aquisição da BDS?

A aquisição da Biblioteca Digital Saraiva para sua IES é simples, e acontece por área de ensino. Em outras palavras, a instituição entra em contato e informa quais cursos deseja atender com a biblioteca digital.

A partir disso, indicamos o acervo adequado de obras, pensado a partir da bibliografia básica e complementar de cada área. Após, é formalizada uma assinatura, cujo valor depende do acervo escolhido e da quantidade de alunos atendidos.

Clique aqui, fale com um especialista e entenda melhor como transformar seu acervo digital com a Biblioteca Digital Saraiva!

Disciplinas Online Saraiva (DONS)

A Disciplinas Online Saraiva (DONS) é a mais nova da soluções universitárias da Saraiva Educação! Trata-se de uma solução que traz um portfólio de conteúdos educacionais multiformato para o curso de Direito. Em outras palavras, é um banco de dados de conteúdos em multimídia, desenvolvidos para auxiliar os professores na aplicação de metodologias de ensino inovadoras.

No contexto de um ensino cada vez mais virtual, é necessário que docentes se adaptem à nova conjuntura e façam uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o aprendizado de seus alunos. No entanto, muitos não possuem tempo ou conhecimentos técnicos para produzir vídeos, mapas mentais e questões relacionadas à disciplina.

É nessa perspectiva que surge DONS: para disponibilizar conteúdos feitos por especialistas em cada tema, pós-graduados e com ampla atuação no mercado de trabalho.

Banner de divulgação do ebook "Disciplinas online de Direito: como desenvolver na IES?". Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-mofu-disciplinas-online-direito?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Como funciona DONS?

Ao utilizar DONS, os conteúdos digitais de cada disciplina da graduação em Direito são entregues no próprio ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da IES. Confira, abaixo, os formatos de conteúdo oferecidos:

  • Texto de introdução: apresentação do tema que será estudado na unidade, de forma geral, explicando qual é sua importância e indicando bibliografia.
  • Mapa mental: representação da estrutura das informações da unidade, relacionando-as e facilitando, assim, o processo de fixação do conteúdo. Animações também são utilizadas nos mapas, ao lado de narrações.
  • Vídeo de apoio: apresenta o conteúdo de forma objetiva, com duração média de 10 minutos, lastreada nos princípios do microlearning.
  • Texto de apoio: expõe os pontos importantes que se relacionam ao assunto principal da unidade, contribuindo para que o aluno esteja mais preparado para assistir às aulas síncronas.
  • Quiz: testes aplicados para apurar a retenção dos conteúdos estudados até então.
  • Questões de exames oficiais: familiarizam o aluno com as questões de concursos, questões do Enade ou questões baseadas em exames oficiais, com comentários corrigindo cada alternativa.
  • Questão discursiva: exercita as competências de pesquisa, redação, argumentação e pensamento crítico dos alunos. São mais complexas, cobrando, por exemplo, dissertação sobre algum posicionamento do Supremo Tribunal Federal ou algum estudo de caso. Essas questões possuem correção automática, por meio de palavras-chave, o que garante ao aluno um feedback automático de suas respostas.
  • Revisão OAB: crucial para que o aluno conheça e pratique resolução das questões do Exame de Ordem, que tem ficado cada vez mais árduo.

O professor pode, então, acessar o AVA, consultar cada um destes conteúdos e selecionar aqueles adequados ao planejamento de suas aulas.

É possível aproveitar os conteúdos de DONS em disciplinas presenciais, híbridas ou online

Quais são os benefícios de DONS?

  • Preparação dos alunos para o Exame de Ordem: a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem ficado cada vez mais competitiva, sendo assim imprescindível preparar os discentes de Direito com antecedência;
  • Ferramenta para aplicação de metodologias ativas: essas estratégias pedagógicas potencializam a capacidade de aprendizado do aluno, contribuindo também para que exerçam sua educação continuada;
  • Melhoria do aprendizado do aluno: o engajamento do corpo estudantil é potencializado, ao fornecer conteúdo em diferentes formatos;
  • Valorização do professor: ele passa a possuir mais recursos para montar suas aulas e consegue, assim, organizar melhor cada disciplina;
  • Atender às DCN: Para cada conteúdo produzido por DONS, são apresentadas e trabalhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito relacionadas ao tema. Além disso, em todas as disciplinas há conteúdos que passam por todos os níveis da Taxonomia de Bloom;
  • Redução de custos e captação de alunos: deslocar parte do aprendizado para o ambiente virtual representa uma economia de recursos por IES e alunos, que inclusive procuram por cursos com soluções inovadoras de ensino.

Não perca tempo e adote a solução DONS a partir de agora. Basta clicar aqui e conversar com um especialista!

Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA)

A Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA) é uma plataforma digital de apoio aos estudos, leitura e aprendizagem ativa. Ao aderir à SSA, sua IES promove o enriquecimento de atividades de ensino – professores e alunos ganham acesso a atividades, obras virtuais e até mesmo kits de livros físicos.

Esses materiais auxiliam a complementar o conteúdo de cada curso de graduação. Portanto, a SSA é uma solução com ênfase pedagógica, cujo objetivo é auxiliar os docentes da sua IES a construir, estrategicamente, o plano de ensino de cada disciplina. 

Como funciona, na prática, a SSA?

Após definição do curso no qual será utilizada a SSA, são analisadas as ementas de suas disciplinas. A partir disso, indicamos de 9 a 10 atividades de aprendizagem que podem ser utilizadas pelo professor. Tais atividades são elaboradas por especialistas da Saraiva Educação.

Essas atividades estabelecem uma trilha de aprendizagem para o estudante, além de analisar se o plano pedagógico do professor está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)

Para resolver as atividades, é sempre necessário realizar uma leitura obrigatória. Pensando nisso, a SSA já conta com uma parte da Biblioteca Digital Saraiva. Além disso, é disponibilizado um kit semestral de obras físicas para cada aluno.

Essa é uma opção interessante para promover estratégias de marketing educacional. No curso de Direito, por exemplo, muitos alunos têm interesse em montar a própria biblioteca. Portanto, ao divulgar o kit de livros, as IES podem atrair mais estudantes, aumentando assim a captação de alunos.

Com a Solução Saraiva de Aprendizagem, os alunos desenvolvem as competências e habilidades previstas nas DCNs, além da capacidade crítica.

Quais são os benefícios da Saraiva Solução de Aprendizagem?

  • Aplicação de metodologias ativas: as atividades da SSA procuram colocá-las em prática de forma facilitada, com o objetivo de promover o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem e flexibilizar a dinâmica da sala de aula, por meio de estratégias inovadoras no ensino;
  • Acesso a livros físicos: a SSA oferece um kit de livros físicos, para cada aluno, por semestre. São livros do catálogo Saraiva Educação, destinados aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e cursos Tecnológicos na área de Gestão.
  • Acesso ao acervo digital da Saraiva Educação: livros virtuais, selecionados a partir da matriz curricular de cada curso, também são disponibilizados para os alunos. 
  • Desenvolvimento de competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
  • Auxílio na qualificação da IES em 14 indicadores do Instrumento e Avaliação de Cursos de Graduação (IACG);
  • Suporte pedagógico: auxilia os docentes a preparar suas aulas e acompanhar o rendimento dos alunos, por meio de relatórios gerenciais de aprendizagem.

Você se interessou pela Solução Saraiva de Aprendizagem? Clique aqui e obtenha mais informações!

Solução Enade

A última das soluções universitárias da Saraiva Educação que vamos apresentar para você é a Solução Enade, uma plataforma dedicada à preparação dos estudantes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade é uma prova fundamental no ensino superior e reflete diretamente na reputação das IES.

Pensando nisso, a Saraiva Educação desenvolveu a Solução Enade, uma ferramenta digital que aprimora o preparo dos alunos por meio de simulados e exercícios gamificados. Atende, atualmente, 96 cursos de graduação.

Em linhas gerais, os estudantes são preparados por meio da realização de estudos, uso de metodologias ativas e resolução de questões. Nosso banco de questões possui mais de 20 mil itens, entre questões oficiais e questões inéditas.

Como funciona a Solução Enade?

A Solução Enade busca preparar os estudantes por meio de duas vertentes:

1ª vertente: Trilhas de conhecimento

O estudante toma protagonismo de seu preparo por meio da revisão do conteúdo e resolução de exercícios. Essa parte da ferramenta é gamificada, o que contribui para o engajamento dos estudantes.

2ª vertente: Simulados

Buscam realizar o preparo mais técnico do estudante, com foco na resolução de questões que seguem o modelo oficial da avaliação. São divididos em:

  1. Simulados diagnósticos: questões públicas de Enades anteriores cuja aplicação visa a conhecer a realidade dos estudantes no primeiro momento. Em outras palavras, é levantado um relatório diagnóstico a partir da performance do corpo estudantil. Esse relatório é enviado à IES e discrimina as principais dificuldades dos estudantes, com base na comparação de seus resultados com microdados do INEP.
  2. Simulados institucionais: conta com questões inéditas ou questões de provas passadas, para avaliar o desempenho dos alunos após as intervenções pedagógicas. Assim, são levantadas métricas que podem dar uma noção, inclusive, sobre a efetividade de nossa plataforma. É indicada a realização de dois simulados institucionais.
  3. Simulados Saraiva: composto apenas de questões inéditas, confeccionadas por especialistas da equipe Saraiva Educação. É estudada a portaria da edição em questão, de forma a garantir o fluxo de atualização do conteúdo. Dessa forma, o aluno tem a experiência mais próxima da versão final da prova.

As questões aplicadas são todas objetivas. No entanto, a IES possui a prerrogativa de produzir questões abertas e introduzi-las direto na plataforma, para ter uma ideia da média. Se a instituição não fizer questões abertas, é utilizada a nota da IES no ciclo anterior para calcular a média.

Benefícios da Solução Enade

  • Diagnóstico institucional detalhado: Auxilia na verificação de quais conteúdos, habilidades e competências precisam ser mais trabalhados com a turma, fornece dados e informações que podem auxiliar a repensar as estratégias pedagógicas da IES;
  • Mapeamento dos desafios dos alunos em termos de habilidades e conteúdos.
  • Previsibilidade precisa sobre o conceito Enade: você consegue verificar como anda o desempenho do corpo estudantil durante cada momento de preparo para a prova, obtendo também métricas sobre sua evolução no tempo;
  • Melhoria do desempenho da IES no conceito Enade;
  • Mais tempo, recursos e liberdade para o professor, que ganha acesso a conteúdos em metodologias ativas, como a gamificação;
  • Familiarizar os alunos com o modelo de prova do Enade: os estudantes se acostumam com a lógica de funcionamento da prova, se habituando à linguagem, regras, dinâmica e tempo para responder às questões; 
  • Desenvolvimento das competências de leitura e interpretação de textos dos alunos;
  • Ajuda a IES a avaliar o plano de ensino, a capacitação e a motivação de professores e alunos; 
  • Possibilita ao professor analisar a eficácia da metodologia de ensino;

Que tal aderir à Solução Enade e alavancar o desempenho de sua IES? Clique aqui e saiba como!

Gostou de conhecer melhor as soluções universitárias da Saraiva Educação? Se você ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta é a melhor para a sua IES e quer conversar com um de nossos consultores, clique aqui!

Artigos Relacionados