Saiba como aproveitar a relação entre tecnologia e livros no ensino superior

Tecnologia e livros: fotografia de um homem lendo algo em um tablet.
É possível aproveitar a tecnologia para incentivar a leitura no ensino superior? Descubra neste artigo qual é a relação entre tecnologia e livros e como utilizá-la para melhorar a qualidade da educação na IES!

Compartilhe este artigo

A transformação digital possibilitou a chegada de dispositivos móveis cada vez mais modernos. Com a popularização de tablets e smartphones, os hábitos de leitura dos jovens mudaram e se tornaram uma preocupação para os educadores e para as instituições de educação superior (IES), que precisam adaptar as dinâmicas do ensino para despertar o interesse dos estudantes.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma ferramenta para incentivar a leitura, pois oferece uma experiência diferente de aprendizado.  Por isso, destacamos a relação entre tecnologia e livros – e como ela pode influenciar positivamente nos hábitos de leitura dos alunos. Confira!

Quais são os impactos da tecnologia na leitura entre os jovens?

É inegável que, cada vez mais, os dispositivos tecnológicos se popularizam e apresentam novas funções. Além das redes sociais, os serviços de streaming de imagens, vídeos e músicas conquistaram os jovens, fazendo com que surjam outras empresas com o mesmo propósito no mercado, já que os aplicativos facilitam o dia a dia.

Além disso, o surgimento de livros digitais e eBooks também proporcionou uma nova experiência de leitura, de forma dinâmica e simplificada. Atualmente, já existem dispositivos e aplicativos específicos para o uso dos eBooks, que reúnem diversos títulos em um só lugar. Dessa forma, cada vez mais editoras se adaptaram ao formato, pois os livros digitais despertaram a curiosidade e se tornaram parte da rotina do público. Isso também chamou a atenção das instituições de ensino, que podem utilizar a relação entre tecnologia e livros a favor do ensino!

Como utilizar a tecnologia a favor da leitura?

Para as IES, a relação entre tecnologia e livros é uma vantagem que pode ser explorada pelo corpo docente. Por meio de uma biblioteca digital, é possível fornecer diversos títulos aos alunos, mantendo o acervo atualizado constantemente. 

Além de incentivar a leitura, a biblioteca digital também democratiza o seu acesso, já que é possível ler através de qualquer dispositivo eletrônico que possua conexão à internet. 

Quais são  os benefícios da biblioteca digital?

Agora que já passamos pela importância de aproveitar a relação entre tecnologia e livros, veja, a seguir, alguns benefícios de adquirir uma biblioteca digital em sua IES:

Sem tempo de espera e atrasos

Um dos pontos fortes dos livros digitais é a facilidade para a leitura, já que o estudante não precisa entrar em filas e aguardar a devolução do exemplar, como ocorre em bibliotecas físicas. Basta buscar o livro desejado na biblioteca digital e adicioná-lo à lista de leitura.

Além disso, os livros digitais dispensam o prazo de devolução, que normalmente é curto, para que outros alunos também tenham acesso aos exemplares. Isso também dispensa o pagamento de multas por atrasos na entrega de livros, pois esses livros podem ser lidos por diversos usuários de forma simultânea.

Maior acessibilidade

A tecnologia permite que os livros digitais sejam acessados por meio de diferentes dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets. A conexão à internet é suficiente para a leitura! 

Isso facilita o acesso ao acervo e permite que mais alunos leiam as obras disponíveis.

Variedade de recursos

As bibliotecas digitais ainda apresentam recursos que facilitam a leitura e o estudo. Diferente de um acervo físico, o estudante pode fazer marcações e anotações nas obras, já que o acesso é individual.

Portanto, uma biblioteca digital é uma importante ferramenta que une tecnologia e livros, possibilitando o aprendizado de forma dinâmica e despertando o interesse de alunos que estão sempre conectados.

Agora que você sabe como aproveitar a relação entre tecnologia e livros, entenda melhor como funcionam as bibliotecas digitais!

Artigos Relacionados