6 motivos para adotar o Vade Mecum Online em sua IES

A utilização do Vade Mecum online pode trazer diversos benefícios para a sua instituição de educação superior. Saiba quais são eles e qual é a melhor opção para a sua IES!
Vade Mecum online: fotografia de uma mulher lendo em um tablet.

Para identificar um estudante de Direito nas ruas, existe um objeto típico que o distingue das demais pessoas: o Vade Mecum. Esse grande e pesado livro compila as principais normas necessárias para operar no campo jurídico, e é um instrumento essencial também para advogados e demais profissionais da área.

A versão física do Vade Mecum, entretanto, não é a única opção. A falta de praticidade em carregá-lo e altas despesas para atualização são duas das principais desvantagens dessa modalidade, que passou a dividir espaço com seu equivalente virtual.

No presente artigo, vamos explicar em detalhes os principais benefícios para adotar o Vade Mecum Online em sua instituição de educação superior (IES). 

Quais são os benefícios em adotar o Vade Mecum Online?

O Vade Mecum Online é uma obra contida no acervo da Biblioteca Digital de Direito da Saraiva Educação, a BDS Legis. Em linhas gerais, é a versão virtual do Vade Mecum da Saraiva Educação, o mais vendido e procurado atualmente.

Podemos sintetizar os diversos benefícios de aderir ao Vade Mecum Online por meio da seguinte lista:

  1. Atualização semestral do conteúdo
  2. Acesso de qualquer lugar
  3. Busca direcionada
  4. Conteúdo interativo
  5. Redução de custos
  6. Captação de alunos

A seguir, vamos detalhar cada uma dessas vantagens.

1. Atualização semestral do conteúdo

Este é o principal motivo para optar pelo Vade Mecum Online.

Como o Vade Mecum é um compilado das principais normas vigentes no país, é preciso que ele acompanhe as alterações legislativas. Caso contrário, o aluno irá estudar com base em normas defasadas, e irá, portanto, aprender de maneira incorreta.

Só nos últimos cinco anos, vários Códigos brasileiro sofreram mudanças enormes em suas normas. Podemos citar, a respeito:

  • O Código de Processo Civil, que teve sua versão de 1973 inteiramente substituída pela versão de 2015.
  • A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que também foi verdadeiramente reformada, em 2017, pela Lei n° 13.467 (também conhecida como a Reforma Trabalhista)
  • O Código Penal e Código de Processo Penal, ambos alterados de forma significativa pela Lei 13.964 de 2019 (o Pacote Anticrime).

Essas foram as maiores mudanças que ocorreram no âmbito de Leis essenciais ao exercício do Direito, mas não foram as únicas. Na verdade, outras espécies de normas, como Medidas Provisórias, Decretos e até mesmo a própria Constituição são editadas em frequências menores, o que reforça a necessidade de acompanhar todas as novidades.

Ficar a par até mesmo das menores alterações normativas pode inclusive ser o diferencial para aprovação em certames importantes, como o Exame de Ordem ou concursos públicos.

Além das alterações na Lei, é frequente que os Tribunais Superiores publiquem novas súmulas, que também constam no Vade Mecum.

Agora, imagine se o estudante tiver que adquirir um novo Vade Mecum sempre que houver alguma atualização em lei ou súmulas. Ele seria surpreendido com despesas exorbitantes, levando em conta que o Vade Mecum é uma obra cara.

A maior vantagem do Vade Mecum Online, portanto, é a atualização semestral de seu conteúdo. Ela garante que o aluno tenha acesso às normas efetivamente vigentes, melhorando a qualidade dos estudos.

Leia também: MEC autoriza Curso de Direito a Distância

2. Acesso de qualquer lugar

Carregar um livro de Direito físico, de aproximadamente 5 quilos, exige um grande esforço físico e pode chegar a causar inclusive problemas de saúde. Com as tecnologias da informação, isso é simplesmente desnecessário.

O Vade Mecum Online possibilita que o aluno acesse seu conteúdo de qualquer lugar que possua conexão à internet. Dessa forma, ele economiza viagens à biblioteca e não precisa movimentar o exemplar físico consigo, durante uma rotina de estudos e trabalho. 

Vale ressaltar também que, numa biblioteca física, dificilmente existirão exemplares para contemplar toda a comunidade acadêmica de uma só vez. Já nas bibliotecas digitais isso não é um problema.

Consultar leis a partir de dispositivos móveis, como smartphones, é uma enorme vantagem e representa um grande atrativo para angariar mais estudantes.

3. Busca direcionada

A leitura do conteúdo de um Vade Mecum não é linear. Não se começa pela primeira página, como em livros didáticos: o aluno precisa identificar informações precisas sobre os temas em estudo no momento.

Por isso, outro benefício do Vade Mecum Online relaciona-se à praticidade da leitura no ambiente virtual. É possível utilizar, por exemplo, o atalho “Control + F” do teclado de um computador para efetuar uma busca direcionada e capilar daquilo que se precisa.

Suponha que o aluno precise identificar, no Código Penal (CP), o artigo relativo ao crime de abandono intelectual. Se tiver em mãos um Vade Mecum físico, ele deverá navegar pelos diversos índices da obra e folhear as páginas até encontrar a informação que precisa.

Por outro lado, quando se utiliza o exemplar online, basta selecionar a opção de pesquisa e digitar o termo “abandono intelectual”. Ele será, então, redirecionado em instantes ao art. 246 do CP.

É uma enorme economia de tempo, especialmente se considerarmos a quantidade de informação precisa que o estudante deve encontrar em uma rotina de estudos.

4. Conteúdo interativo

Além da busca direcionada, existem outras funcionalidades no ambiente virtual que otimizam a interação do aluno com o conteúdo e melhoram a qualidade de sua experiência de aprendizado

É possível marcar as páginas e realizar anotações digitais. A interação com o material físico, por meio de clipes e anotações na beira das páginas, não é tão eficiente. Essas intervenções acabam por desorganizar o texto.

Anotações e marcações virtuais, por outro lado, não apresentam essa desvantagem. Logo, o conteúdo interativo é outro benefício importante para economizar tempo do aluno.

É preciso levar em conta, também, que a interação com o material é essencial para que o aluno fixe o conteúdo e tenha uma aprendizagem significativa. Os alunos do curso de Direito precisam memorizar uma quantidade enorme de informação para prestar concurso e realizar o exame da OAB.

Para ilustrar o potencial de inserir comentários no texto, vamos imaginar a seguinte situação. O aluno se depara, em seus estudos, com determinado artigo do Código de Processo Civil que ainda está em vigor, mas cuja interpretação ensejou a formação de um precedente vinculante pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa informação, referente à tese fixada pelo STF, não vem escrita na legislação. Se o aluno marca aquela página e insere uma anotação com um pequeno resumo da posição do STF, ou mesmo com um link para algum artigo que a explique, ele consegue memorizar a informação.

Da mesma forma, existem vários artigos de leis que são comumente aplicados em conjunto com outros artigos. Para se lembrar disso, basta inserir uma anotação virtual.

5. Redução de custos

Se a sua instituição de educação superior opta por disponibilizar o Vade Mecum Online aos alunos, surge uma economia de diversos custos

Quando essa obra é disponibilizada apenas na modalidade física, existe a necessidade de atualizar o acervo conforme surgem alterações normativas. Como explicamos, essas alterações são constantes, e o Vade Mecum é um livro caro.

Existe, também, todo o gasto relacionado à manutenção da biblioteca física. Até a economia do espaço, em si, é um ponto relevante que exerce sua influência no orçamento de uma IES.

Aproveite e confira: Saiba quais são os critérios analisados na avaliação de bibliotecas pelo MEC

6. Captação de alunos

O corpo estudantil dos tempos atuais se interessa, cada vez mais, por inovações no ensino superior. Por isso, optar por um Vade Mecum Online importa na maior captação de alunos.

Do ponto de vista desses estudantes, não será mais necessário arcar com a aquisição de um Vade Mecum a cada ano ou a cada semestre. Eles terão acesso, literalmente na palma da mão, a obras atualizadas.

É interessante, portanto, desenvolver ações em marketing educacional com o objetivo de publicizar o Vade Mecum Online de sua instituição. No mundo pós-pandemia, existe uma grande demanda por instituições de ensino tecnológicas, que repensem a acessibilidade do ensino.

Mas acessibilidade não é o suficiente: outra demanda importante é que o acervo de sua IES conte com obras de referência. Esse é outro ponto de destaque da marca Saraiva Educação, reconhecida no mercado editorial brasileiro.

Como adquirir o Vade Mecum Online?

A única forma de adquirir o Vade Mecum Online – versão virtual do Vade Mecum Saraiva, o mais vendido e reconhecido atualmente – é por meio da BDS Legis.

Conheça melhor a BDS Legis!

A Biblioteca Digital Saraiva (BDS) possui um acervo específico para o curso de Direito, conhecido como BDS Legis. Trata-se de um conjunto de 11 títulos, que inclui o Vade Mecum Online, e também versões temáticas dessa obra, como Vade Mecum de Direito Penal, Direito Civil, Trabalhista e outros.

São materiais que compilam a chamada legislação seca, ou seja, a literalidade de normas jurídicas necessárias na rotina do estudante e profissional de Direito. Ao contar com o acervo da BDS Legis, sua IES disponibiliza aos alunos, de forma prática e acessível, o conteúdo necessário à excelência do aprendizado e inserção no mercado de trabalho.

Esse conteúdo, formado por uma seleção de obras de qualidade, traz toda a tradição e expertise da marca Saraiva Educação para o universo virtual. 

Por que adotar a BDS Legis em minha instituição?

Vamos falar um pouco mais sobre os diferenciais da BDS Legis e os principais motivos para contar com essa solução tecnológica em seu curso de Direito!

Todo o conteúdo atualizado

Além do Vade Mecum tradicional, todas as outras obras presentes na BDS Legis são atualizadas semestralmente. Existe um compromisso com conteúdo atualizado, para satisfazer as necessidades do corpo estudantil.

Assim, os alunos terão acesso apenas à legislação mais nova, para que os estudos correspondam à realidade normativa do país. 

Interatividade com todo o acervo

Os benefícios relacionados à interatividade do material também são estendidos a todas as obras do acervo BDS Legis. É possível e recomendável marcar as páginas, inserir comentários no texto e realizar a busca direcionada.

Essas funcionalidades melhoram a experiência de aprendizado do aluno de duas formas complementares: favorecendo a fixação das informações e poupando tempo nos estudos.

Democratização do ensino jurídico

Alunos de Direito precisam ler uma quantidade enorme de livros durante sua graduação, entre leis, doutrinas, jurisprudência e artigos científicos. Alguns deles conseguem montar uma verdadeira biblioteca ao longo do curso.

Essa não é, entretanto, a realidade de vários alunos do ensino superior. Eles não possuem o capital necessário para adquirir vários livros. Por isso, disponibilizar um acervo de obras para o corpo estudantil é uma forma de democratizar o acesso à educação jurídica.

Interface amigável

A plataforma BDS Legis possui uma interface amigável, contribuindo para que o usuário tenha uma experiência de leitura agradável. Ela é acessível pelos principais navegadores de internet, como Safari, Mozilla, Google Chrome e Microsoft Edge, ou por aplicativo disponível para iOS e Android.

É possível ajustar o layout do texto da forma que melhor se adapte a cada usuário e dispositivo, alterando por exemplo o tamanho do texto e orientação da página. Dessa forma, pode-se ler pelo computador, tablet ou smartphones.

Suporte Técnico da equipe Saraiva

A adesão à BDS Legis garante assistência técnica de nossa equipe, constituída por especialistas atentos às necessidades e feedbacks de cada instituição. Assim, você possui a certeza de uma boa adaptação à plataforma.

Ficou interessado pelas funcionalidades da BDS Legis e quer contar com o Vade Mecum online em sua IES também? Aproveite e converse com um de nossos especialistas para obter mais informações!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!