O que é e como aumentar a nota no Enade da sua IES

A nota no Enade é um dos principais componentes utilizados pelo MEC para atribuir o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse, por sua vez, é utilizado não só como forma de avaliação por parte do governo a respeito da qualidade dos cursos, mas também pelo mercado de trabalho 

Consequentemente, influencia potenciais alunos no momento da escolha de qual IES ingressar.  

Uma instituição reconhecida em qualidade de ensino proporciona destaque aos profissionais que forma e, por conseguinte, atrai mais alunos que buscam o sucesso. Por isso manter bons resultados no Enade é fundamental. 

Vale lembrar ainda que, com conceitos baixos no CPC, uma IES pode receber sansões do governo, inclusive a suspensão da abertura de novas vagas e fechamento de cursos. 

Por tudo isso, gestor, não descuide da sua nota no Enade! 

Uma instituição bem sucedida não prepara apenas seus alunos, mas também seus professores para essa avaliação. Uma boa nota no Enade envolve diversos fatores, vamos trabalhar aqui alguns fundamentais para que a sua IES obtenha sucesso nos resultados. 

O que é a nota no Enade? 

A nota no Enade é a pontuação alcançada por determinado curso em uma IES de acordo com o desempenho de seus alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

Como já apontamos acima, essindicador compõe o CPC, podendo impactar desde a a captação de novos alunos até a continuação do curso. 

Como melhorar a nota Enade? 

O primeiro grande desafio da IES é convencer o aluno de que obter um bom desempenho no Enade é importante. Como ele visa a avaliação da Instituição e não de cada aluno individualmente, pode gerar desinteresse ou descompromisso, por parte do aluno, com essa obrigação.  

Por mais que o estudante tenha a exigência legal, por parte do governo, de comparecer ao Exame para receber seu diploma, essa obtenção não está associada ao seu desempenho na prova, somente com a presença 

Desse modonão é incomum ouvirmos relatos de alunos que comparecem ao Exame apenas para “assinar a lista de presença” e não se comprometem com os resultados. 

Como, então, solucionar essa demanda? É possível a IES engajar seus alunos e preparar a instituição para o Enade?  

Sim é possível, mas esse processo não acontece no mês que antecede a prova, ele deve fazer parte da rotina diária da instituição.  

Como fazer? Vamos lá! 

1. Conscientize e promova a boa comunicação com os alunos desde o início do curso 

Para um Enade bem sucedido, é importante que o assunto faça parte da abordagem cotidiana do currículo, além de que o aluno seja familiarizado com o conceito e as importâncias do mecanismo de avaliação desde a sua entrada no curso.  

Imagina a desagradável surpresa, e potencial revolta, de um aluno que está se formando e descobre que só poderá obter seu diploma se for realizar uma prova que mede a qualidade da instituição – e não lhe traz qualquer ganho direto pessoal – em pleno final de semana do final do semestre? 

Uma boa comunicação entre Instituição e aluno é importante não só para explicar questões como essa, como para gerar vínculo. Se o aluno se sente escutado e auxiliado pela IES ao longo do curso, ele desenvolve sua confiança na instituição, o que gera sensações de pertencimento e orgulho que vão potencializar seu empenho quando o momento da prova chegar. 

2. Engaje os professores e equipe 

Não só os alunos devem estar conscientes de todo o processo Enade como também a equipe que movimenta a rotina da instituição.  

De técnicos do setor administrativo aos professores, todos devem saber como funciona e a importância da nota no Enade para o sucesso da IES.  

Um profissional da secretaria, por exemplo, deve estar preparado para responder qualquer dúvida que possa chegar por parte dos alunosum professor deve se preocupar com o bom desempenho em suas disciplinas e a própria gestão tem de estar bastante consciente para buscar sempre soluções que facilitem a rotina da equipe para que possam estar mais engajados e solícitos aos alunos.  

3. Proporcione recompensas, reconhecimento e auxílios 

Proporcionar a valorização do aluno que tem bons desempenhos no ENADE e conceder auxílios como transporte e lanche no dia da prova também são interessantes e estimulantes. Afinal, o Exame é realizado no final de semana, demanda deslocamento até o local de prova e tem longa duração. 

O caminho para essa valorização pode passar por diversos recursos, desde uma celebração de agradecimento até benefícios como créditos extras ou descontos em programas de pós-graduação ou matrícula (para os que estiverem ingressando) no caso de bons desempenhos. 

4. Realize simulados 

A preparação continuada é fundamental para obter uma boa nota no EnadePorém, métodos intensivos normalmente criam tensões e rejeição dos alunos ao exame.  

Por isso, realize simulados ao longo do curso e não só ao final. Além de ser uma ótima preparação para o Enade, os resultados também servirão de parâmetro para a gestão da IES avaliar o desempenho de suas metodologias e corpo docente. 

Com o auxílio das ferramentas corretas, a IES pode até prever seus resultados por meio dsimulados e corrigir possíveis falhas. 

5. Faça uso de tecnologias e ferramentas digitais 

A realidade do jovem hoje é pautada pela conexão constante com a interface digital. Celulares, tablets e computadores não devem (há muito tempo) ser encarados apenas como distratores. Eles podem ser o diferencial ou a chave do sucesso para que a IES alcance maior engajamento e uma melhor nota Enade. 

 A IES pode utilizar desses meios para oferecer formas mais leves de envolver o aluno com o Enade, além de encaminhar e conduzir conteúdos, dicas, exercícios e simulados online. 

tecnologia pode ser ainda ser forte aliada para não sobrecarregar os professores ou equipe com as demandas Enade, uma vez que elas envolvem muitos conteúdos e formatos de questão específicos. 

6. Automatize processos 

Atualmente, existem disponíveis ferramentas e plataformas virtuais que auxiliam na automatização dos processos, fornecendo simulados e exercícios de acordo com o Modelo de Questão Enade. Algumas disponibilizam tanto questões originais como fornecem acesso a banco de dados de questões antigas. 

Além de aumentar o engajamento dos alunos e aliviar a carga de trabalho dos professores, a automatização desses processos auxilia a gestão da IES prevendo resultados da nota Enade e fornecendo diagnósticos que permitem a avaliação de desempenho de sua instituição ao longo do ano.  

É possível também obter diagnósticos de engajamento dos alunos. Com esses dados e tempo hábil, é possível a instituição mapear e corrigir falhas metodológicas ou de conteúdo e intensificar ou mudar abordagens com os alunos para garantir o sucesso no Enade. 

Agora você já tem todas as dicas que precisa para aumentar a nota no Enade e obter o sucesso em sua IES, certo? Aproveite para assistir a gravação do nosso webinar sobre a importância do diagnóstico para orientar intervenções pedagógicas na IES para o Enade! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *