Ferramentas de metodologias ativas: fotografia de três estudantes universitários usando o computador.

Veja o que são ferramentas de metodologias ativas e como fazer a melhor escolha para sua IES

As metodologias ativas vieram para ficar. Por meio desse novo modelo de aprendizagem, os estudantes conseguem se tornar protagonistas de seu caminho rumo ao conhecimento, o que favorece a autonomia e proatividade, características buscadas pelo mercado de trabalho em qualquer profissional.

A partir disso, já dá para entender o motivo de as metodologias ativas serem realmente valiosas para o ensino superior. Mas uma questão que ainda deixa coordenadores com dúvidas é: “como escolher as ferramentas de metodologias ativas que favoreceram esse ensino “fora da caixinha”?”

E foi pensando em sanar essa dúvida e ajudá-lo na hora de escolher uma ferramenta que proporcione a aplicação de metodologias ativas nos cursos de sua IES que fizemos este artigo. 

Nele, vamos te contar um pouco melhor sobre o que são metodologias ativas, sua importância e o que você deve levar em consideração na hora de escolher uma ferramenta que proporcione aos estudantes de sua IES uma nova forma de aprender. Vamos lá?

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas chegaram para transformar a antiga maneira de ensinar e fazer da educação um modelo disruptivo. 

O modelo tradicional de ensino, em que o professor é o detentor de todo conhecimento e os estudantes são apenas agentes passivos absorvendo conhecimento já não funciona tão bem. 

E isso não vale apenas para estudantes que estão cursando o ensino fundamental e médio, os universitários também querem ser agentes ativos em seu processo de ensino-aprendizagem dentro da IES.

E é por isso que as metodologias ativas no ensino superior também são muitíssimo válidas e importantes. 

Um dos pilares das metodologias ativas é uso da tecnologia. Hoje, já sabemos que não há como fugir dos celulares, tablets e kindles em sala de aula, então, o ideal não é proibir seu uso, mas sim fazer dele benéfico e favorável à busca pelo conhecimento. 

Engana-se, porém, quem acredita que as metodologias ativas surgiram junto à revolução tecnológica e o uso abundante da internet. Há muito tempo atrás, Paulo Freire — patrono da educação brasileira — já defendia que o processo de ensino seria muito mais proveitoso se fosse feito por meio de experiências prévias, colocando o estudante como peça ativa.

Bom, mas, atualmente, não há como negar que os aparatos tecnológicos fazem sim parte das metodologias ativas. Conheça as principais delas a seguir:

  • Aprendizagem Baseada em Projetos e em Problemas (PBL);
  • Ensino Híbrido;
  • Sala de aula invertida;
  • Aprendizado entre pares e grupos;
  • Gamificação.

Quais são os benefícios das metodologias ativas?

A importância das metodologias ativas é gigantesca para os estudantes, que irão adquirir autonomia e trabalharão a proatividade e autogestão, requisitos procurados pelo mercado de trabalho.

Para os professores os benefícios também são vários, um dos maiores é a possibilidade de um diagnóstico real acerca dos conhecimentos trabalhados em sala de aula.

E para a sua IES, as metodologias ativas farão da instituição destaque no mercado. Afinal, tratar o estudante como peça ativa mostra que você acredita em um ensino que olha para o aluno com a individualidade que ele merece, o que impactará na atração e retenção de alunos, diminuindo até a evasão do ensino superior. 

Mas, afinal de contas, como selecionar ferramentas de metodologias ativas que favoreçam essas estratégias disruptivas e inovadoras em minha IES?

Sabendo que essa dúvida pode estar rondando você, a seguir vamos te contar o que você deve levar em consideração na hora de escolher ferramentas de metodologias ativas. Acompanhe!

O que levar em consideração na hora de escolher ferramentas de metodologias ativas?

Para conseguir aplicar estratégias de metodologias ativas em sua IES, você terá que investir em novas tecnologias e ferramentas. 

Porém, nem sempre será fácil incluir em sua IES metodologias inovadoras, levando em consideração todas as demais atribuições que um coordenador já possui. E é justamente aqui que entra uma plataforma parceira que ofereça ferramentas de metodologias ativas.

Atualmente, já existem plataformas online que tem se especializado em oferecer soluções pedagógicas ativas para cursos de ensino superior. 

O interessante de contar com plataformas parceiras que oferecem ferramentas de metodologias ativas é justamente a otimização do tempo. Além disso, a possibilidade proporcionar maior engajamento dos estudantes por meio de atividades que exijam a leitura e plataformas que facilitam o acesso a livros, como é o caso das bibliotecas digitais.

Mas para escolher a melhor ferramenta de metodologias ativas, você deverá levar em consideração alguns aspectos. Por isso, antes de fazer sua escolha, pesquise bem pelas plataformas disponíveis e analise as soluções oferecidas. 

Além disso, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • As ferramentas de metodologias ativas que essa solução oferece valoriza, de fato, a autonomia do estudante?
  • Essa ferramenta de metodologia ativa possui reconhecimento no mercado?
  • Os materiais oferecidos por essa ferramenta de metodologia ativa são realmente qualificados?

Essas são apenas algumas das questões que você deve levar em conta na hora de escolher uma plataforma parceira que ofereça como solução à sua IES ferramentas de metodologias ativas.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e com a leitura deste artigo você possa ter mais clareza na hora de escolher ferramentas de metodologias ativas. Aproveite para ler nosso artigo sobre tecnologia na educação e saber mais ainda sobre como ela é fundamental para a excelência em ensino de sua IES! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *