Biblioteca digital: fotografia de um estudante estudando lendo por meio de um tablet e estudando.

Tudo o que você precisa saber sobre biblioteca digital

As bibliotecas digitais ganharam muito espaço e especial atenção das IES nos últimos anos. Com diversos facilitadores que vão do acesso e disponibilização do material até a gestão e manutenção simplificadas, a biblioteca digital é ainda um atrativo para alunos que buscam um ensino mais integrado a sua rotina e que otimize seu tempo de estudo.

Vale lembrar também que se você acredita que bibliotecas digitais são voltadas apenas para os cursos EAD você está desatualizado. Saiba que o MEC reconhece esse mecanismo tanto para cursos presenciais como a distância. Sendo assim, você pode optar por utilizar modelos virtuais ou híbridos de biblioteca para a sua instituição.

Desde 2017 vigoram algumas normas para a Educação Superior que demandam o tombamento e informatização do acervo físico bem como destaca a necessidade de acervo virtual com possibilidade de acesso ininterrupto pelos usuários. Tudo classificado como critério de pontuação para garantir nota 5 nos indicadores.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual a função ou como escolher uma biblioteca digital para a sua IES, o texto a seguir aponta as vantagens do formato e quais critérios, de legislação a qualidade, são importantes você se atentar antes de tomar essa decisão.

Banner de divulgação do webinar sobre Data Science na educação, com Andrea Filatro. Link para inscrição: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/webinarios-andrea-filatro?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=webinar-data-science

O que é uma Biblioteca Digital? Como funciona?

Uma biblioteca digital é um acervo de livros disponibilizados virtualmente aos seus usuários. 

Por apresentar esse formato online as limitações físicas de uma biblioteca convencional são suprimidas; por exemplo, em sua versão virtual a biblioteca não tem limitação de espaço físico para a ampliação de acervo, permite o acesso simultâneo da mesma obra por diversos usuários e não demanda deslocamentos, podendo ser acessada a qualquer momento ou local (desde que haja internet).

Leia também: descubra o que são bibliotecas digitais e quais os seus benefícios para a IES

Nessa situação não acontecem intercorrências e prejuízos como perdas ou furtos de livros ou mesmo filas de espera para acessar determinada obra mais disputada. Dentre as vantagens, também podemos destacar que diversos processos são facilitados tanto para o usuário como para a administração, por exemplo a busca de livros, manutenção e gestão.

Para trabalhar com o formato, é possível desde criar uma versão digital gratuita até contratar serviços que oferecem plataformas completas com a disponibilização das obras desejadas, infra estrutura tecnológica, mecanismos de gestão e manutenção constante.

Caso opte por criar gratuitamente uma biblioteca, lembre-se de se atentar aos direitos autorais das obras. Para versões gratuitas, você pode optar por obras de domínio público para ampliar seu acervo ou mesmo observar licenças flexibilizadas como a Creative Commons (nesse caso, procure entender as limitações jurídicas como o uso considerado comercial etc).

Quais são as exigências e avaliação do MEC?

Ao escolher a formatação de uma biblioteca digital, a IES deve se atentar às exigências do MEC. 

Com o avanço no formato em 2017, o Ministério da Educação soltou uma portaria com direcionamentos que seguem valendo e devem ser observados. Além do tombamento e da informatização do acervo físico e acervo virtual disponível com acesso ininterrupto aos usuários, destacamos também os tópicos referentes à bibliografia.

Leia também: Como funcionam as bibliotecas digitais?

1. Bibliografia básica

É obrigatório que a bibliografia básica presente no plano de ensino de todos os cursos esteja disponível aos estudantes. Vale observar que esses planos são atualizados constantemente e a biblioteca deve acompanhar essas atualizações.

2. Bibliografia complementar

Apesar de receber a terminologia de “complementar”, essa bibliografia é de extrema importância pois é onde os alunos encontram fontes de consulta indispensáveis a uma formação de excelência e constantemente atualizada.

Vale destacar ainda que a bibliografia complementar é um dos critérios avaliados pelo MEC. Instituições que buscam melhores notas devem manter seus olhares atentos para esse item disponibilizando ao menos cinco títulos por unidade curricular.

Como escolher uma biblioteca digital para a minha IES?

A gestão de uma biblioteca digital pode ser mais descomplicada e facilitar a sua manutenção, mas isso não quer dizer que ela não demande preocupações e cuidados. É preciso que ela seja constantemente atualizada e que forneça estrutura tecnológica para a gestão administrativa e atendimento dos alunos.

Os pontos a serem observados vão desde acervos disponibilizados, à assistência técnica e, claro, à responsividade do software.

Separamos alguns pontos que você precisa estar atento na hora de escolher uma biblioteca digital para a sua IES:

Acervo

Observe a frequência com que os acervos são atualizados e quais títulos a biblioteca digital já dispõe. 

Além da bibliografia obrigatória para cada curso, é importante que a biblioteca digital traga também obras complementares e reconhecidas por sua excelência.

Navegação responsiva

Observe e teste a plataforma escolhida para avaliar se ela fornece acesso fácil e intuitivo aos alunos. Faça e refaça os percursos que eles farão para procurar ou acessar as obras.

Gestão facilitada

Observe e teste também os recursos de gestão que a plataforma oferece, desde catalogação até a busca e o cadastro de usuários e de obras.

Assistência técnica

Procure saber qual assistência técnica a plataforma oferece para lidar com os usuários diante de dúvidas de funcionamento ou problemas técnicos e erros. 

Você quer facilitação e não uma tarefa a mais, não é mesmo?

Suporte especializado

Para além de uma assistência técnica, um suporte especializado para implementação ou transição pode facilitar, e muito, a sua gestão. Além disso, ele agrega qualidade e a garantia de um melhor resultado.

Recursos extras de navegação

Observe as especificações de cada plataforma, é possível que elas ofereçam funções como incluir anotações ou notas durante a leitura de uma obra por exemplo.

Conheça a Biblioteca Digital Saraiva

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em levar uma biblioteca digital para a sua IES. Você já sabe o que analisar para escolher a plataforma correta, mas qual opção escolher?

Então, viemos te apresentar a Biblioteca Digital Saraiva. Além de oferecer todos os recursos importantes já mencionados acima, como: constante atualização, amplo repertório, consultor responsável por acompanhamento em toda a jornada para garantir o sucesso da parceria, plataforma responsiva, entre outros, a Saraiva se destaca pela excelência e tradição reconhecida de suas obras no mercado.

Além disso, a Biblioteca Digital Saraiva atende a 4 indicadores do IAIE e IACG segundo as normas do MEC, o que te ajuda a garantir uma melhor nota nos medidores oficiais de qualidade do Inep em sua IES.

Então, quer levar uma biblioteca digital com qualidade garantida para a sua IES? Não perca tempo e fale com um de nossos especialistas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *