O que são bibliotecas digitais: fotografia de uma mulher lendo em um tablet.

Descubra o que são bibliotecas digitais e quais os benefícios para sua IES

Com a democratização dos meios digitais, muitos estudantes têm optado por utilizar meios virtuais a meios físicos.

E quando o assunto é leitura, essa opção por meios virtuais têm obtido ainda mais destaque. Nesse sentido, as bibliotecas virtuais têm ganhado espaço e notoriedade. Não é incomum ver estudantes lendo por notebooks e celulares, por exemplo. 

Mas como esse ainda é um assunto bastante recente, é normal apresentar dúvidas e não saber, de fato, quais as vantagens que uma biblioteca digital pode oferecer à sua IES. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo supercompleto. Nele, você vai descobrir o que são bibliotecas digitais, como elas funcionam, além de conhecer uma série de vantagens que elas vão trazer à sua instituição. Se você ficou interessado e quer conferir, basta seguir na leitura!

O que são bibliotecas digitais? 

Uma das melhores definições para as bibliotecas digitais é: bibliotecas sem limitações ou sem paredes

Isso porque as bibliotecas não necessitam de um espaço físico para existirem. O necessário, no fim das contas, é um bom acervo de obras organizado de maneira coerente. E esse acervo pode ser físico, como normalmente o conhecemos, ou digital.

Por ser ainda uma alternativa nova, é interessante que você conheça bem o que são as bibliotecas digitais e os benefícios que elas têm a oferecer aos alunos de sua IES. 

Essas plataformas podem apresentar um grande acervo de obras das mais variadas áreas do conhecimento e ainda contar com atualizações gratuitas à medida que as obras vão recebendo novas edições. 

Tudo isso favorece e democratiza a leitura, já que, por meio de aparatos tecnológicos, mais pessoas conseguem ler em diferentes lugares.

O funcionamento dessas bibliotecas virtuais é bem simples. Como não existem obras físicas, seu acesso pode ser feito por qualquer aparelho com conexão à internet, sejam tablets ou celulares. 

Geralmente, as bibliotecas digitais estão locadas em plataformas bastante organizadas e fáceis de se usar. Inclusive, uma grande vantagem de utilizar essa ferramenta é a facilidade com que se pode encontrar uma obra específica.

Quer conhecer outros benefícios que essa biblioteca sem paredes pode oferecer à sua IES? Separamos mais algumas vantagens e te mostraremos a seguir. Acompanhe!

Quais são os benefícios de se optar por uma biblioteca digital?

Agora que você já conhece o que são as bibliotecas e como elas funcionam, vamos te apresentar 5 benefícios que elas podem trazer à sua Instituição de Ensino Superior. 

1. Disponibilidade em qualquer lugar 

Uma das maiores e melhores vantagens das bibliotecas digitais é a disponibilidade e versatilidade que elas oferecem aos alunos de sua instituição, que conseguem ler os manuais e conteúdos em qualquer lugar. 

As plataformas que contém as obras digitais costumam ser responsivas, ou seja, possíveis de acessar onde e quando quiser. Isso quer dizer que dá para ler pelo celular, pelo kindle, pelo tablet, pelo notebook ou por qualquer outro meio que os estudantes se sentirem confortáveis. 

O mesmo vale para o espaço. É possível acessar dentro da instituição, o que facilita e otimiza a vida dos alunos, como também é possível acessar de casa, de dentro do ônibus ou em qualquer outro lugar. 

2. Economia de espaço 

Outra grande vantagem de se conhecer o que são as bibliotecas virtuais e quem sabe usá-las em sua IES é a economia de espaço.

As bibliotecas tradicionais ocupam uma grande parte do espaço físico da instituição, já que um boa graduação deve contar com um número enorme de obras. Esse espaço que poderia ser utilizado como laboratório ou qualquer outra funcionalidade fica comprometido com o volume de livros. 

O legal de se utilizar bibliotecas digitais é que você ganha esse espaço para investir em outros projetos. E não pense que só porque é um meio virtual que o acervo não será satisfatório. As bibliotecas virtuais conseguem reunir um número imenso em seu acervo e ainda contam com atualizações das novas edições. 

3. Favorece a sustentabilidade ambiental

Este é um dos maiores benefícios de se adotar bibliotecas digitais, senão o maior: a sustentabilidade.

O tema da economia sustentável tem sido protagonista entre as mais diversas discussões ambientais.

E os estudantes do século XXI, recém saídos do Ensino Médio, procuram encontrar nas instituições que escolhem cursar um pensamento crítico voltado à preservação ambiental. 

Nesse sentido, as obras virtuais que não exigem o uso de papel favorecem muito a preservação do meio ambiente e uma economia sustentável.

4. Possibilidade de fazer anotações e marcações

Outro benefício proporcionado pelas bibliotecas digitais é a possibilidade de fazer anotações e marcações nos livros.

Como as versões são digitais, os alunos não terão aquele problema de pegar algum livro emprestado na biblioteca e não poder fazer considerações a respeito do tema no livro em si.

Muitas vezes, quando estamos lendo queremos marcar alguma parte importante e fazer algumas considerações, o que não é possível se estamos utilizando uma cópia de um livro físico que será usada por outras pessoas. Isso não acontece em obras virtuais.

Muito bem, esperamos que você tenha gostado de saber o que são as bibliotecas digitais e ainda alguns de seus principais benefícios. Aproveite para conhecer nosso artigo sobre tecnologia na educação e veja como ferramentas como essas podem trazer sucesso à sua IES!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *