Se você já passou por uma graduação em Direito, sabe que, muitas vezes, os cursos não se dedicam muito ao tema da gestão de negócios. Por isso, estamos aqui para mostrar o que não pode faltar em um escritório de advocacia!
É certo que os futuros advogados têm uma série de disciplinas do Direito, nas quais precisam se aprofundar em um curto período, antes de pensar em abrir sua própria empresa.
No entanto, essa lacuna acaba fazendo diferença no futuro. Afinal, os escritórios de advocacia demandam muita expertise de seus gestores, a fim de alcançar pleno sucesso. Eles precisam estar atentos ao mercado, buscando novos clientes e estabelecendo estratégias para isso. Além, é claro, de prestar um bom serviço.
Neste processo, é necessário que tenham boas ferramentas para auxiliá-los. Sendo assim, você sabe o que não pode faltar em um escritório de advocacia?
Neste post, vamos apresentar um guia completo com aquilo que é essencial para uma empresa de advocacia. Abordaremos desde aspectos de planejamento, como marketing e gestão financeira, até ferramentas específicas, como bibliotecas virtuais e cursos de atualização.
Confira!
O que não pode faltar em um escritório de advocacia? Confira 10 itens!
Na lista abaixo, confira 10 itens essenciais para as empresas de advocacia:
- Planejamento estratégico
- Marketing
- Gestão financeira
- Bibliotecas digital e física
- Estrutura organizacional
- Cursos de atualização
- Armazenamento em nuvem
- Segurança de dados e suporte de TI
- Ferramentas de produtividade
- Boa gestão de pessoas
Entenda cada item em detalhes:
1. Planejamento estratégico
Em Gestão para Advogados, o professor Luis Fernando Rabelo Chacon afirma que os escritórios de advocacia são negócios como quaisquer outros. Desse modo, para que sejam realmente bem-sucedidos, precisam de um bom planejamento estratégico, semelhante ao de empresas.
Para o autor, estratégia é:
“Ter visão de futuro, é desenhar os passos de amanhã hoje, executar tudo o que for necessário para que eles aconteçam e com eles venham os resultados. É preciso fazer hoje algo para nos levar àquele lugar no futuro que desejamos” (CHACON, 2014, p.102).
Ele propõe uma divisão do planejamento estratégico em quatro etapas:
- Diagnóstico empresarial: análise dos ambientes interno e externo da empresa (“onde estamos?”);
- Definição de objetivos: estabelecimento da missão e dos objetivos de curto e longo prazos (“onde vamos?”);
- Definição de políticas e estratégias: ações e caminhos para alcançar os objetivos (“como iremos?”);
- Controle e avaliação: simbolizado pela pergunta “como estamos indo com o que foi planejado?”.
2. Marketing
A fim de atrair novos clientes para seu escritório, é essencial executar um bom trabalho de marketing. Afinal, não adianta prestar um bom serviço, se o seu público-alvo não o conhece.
O marketing jurídico vai se dedicar aos seguintes pontos:
- Gestão da marca, o branding, um processo que envolve o estabelecimento da sua identidade, com os atributos, valores e percepções associados ao seu escritório;
- Mapeamento do seu público-alvo;
- Criação de anúncios e propagandas com o objetivo de atingir seu público específico;
- Adequação das estratégias ao Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que estabelece limites para o marketing jurídico; entre outros.
3. Gestão financeira
A gestão financeira está relacionada com o planejamento, organização e estabelecimento de estratégias para garantir o crescimento do seu escritório e o eficiente controle de gastos.
Luis Fernando Rabelo Chacon, em Gestão para Advogados, argumenta que a administração financeira é muitas vezes o calcanhar de Aquiles dos escritórios de advocacia.
Dessa forma, um caminho para solucionar isso é investindo na profissionalização deste setor. Isto é, contratar um profissional especializado, que aponte deficiências no controle financeiro, oriente as decisões e mostre os caminhos para o futuro promissor do negócio.
Chacon afirma que, administrando bem esta área, é possível: gerar relatórios financeiros, elaborar orçamentos e planejamentos e analisar a rentabilidade do escritório — aspectos que contribuem para uma boa tomada de decisões.
4. Bibliotecas digital e física
A consulta a obras da área é uma constante no dia a dia dos advogados, não é? Para realizar seu trabalho, os operadores do Direito devem ter em mãos bons livros que apresentem legislação e jurisprudência atualizadas. Preferencialmente, o material também deve ser de fácil consulta, a fim de economizar tempo.
Por isso, algo que não pode faltar em um escritório de advocacia é uma biblioteca, tanto no formato digital, quanto físico, com obras atualizadas.
Na biblioteca digital, os advogados podem acessar os livros de qualquer lugar, sendo necessária apenas a conexão com a internet. Além disso, conseguem localizar trechos de maneira ágil, podendo transferi-los a seus documentos em poucos cliques.
Já as obras físicas são úteis para fazer grifos e anotações, auxiliando os advogados em seus estudos e preparações para sustentações orais, por exemplo.
5. Estrutura organizacional
Como você administra a equipe da sua empresa?
Com o seu escritório de advocacia em funcionamento, é importante ter uma boa noção da estrutura organizacional dele. Ou seja, como o trabalho é dividido, organizado e coordenado. Você deve ter em mente quais são as hierarquias e o responsável por garantir que cada área funcione de maneira eficiente.
Sem uma boa estrutura organizacional, é muito provável que a produtividade do escritório fique comprometida. Por isso, monte um organograma, planeje e estruture todas as atividades de sua empresa.
6. Cursos de atualização
O Direito é uma área dinâmica, sempre em constante reciclagem. São novas leis, jurisprudência e atualizações em diversas esferas. Os profissionais devem estar sempre atentos às mudanças.
Neste contexto, uma boa forma dos escritórios de advocacia garantirem isso é oferecendo cursos de atualização e prática profissional a seus funcionários. Com isso, asseguram que sua equipe não fique para trás diante das mudanças do mercado.
Cursos online são uma estratégia eficiente. Afinal, eles têm uma maior flexibilidade, de modo que o profissional pode assistir às aulas quando tiver disponibilidade.
7. Armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem tornou-se essencial às empresas. Ele permite a sincronização automática de diversos arquivos e também uma edição colaborativa dos documentos.
Além disso, os advogados conseguem acessar os itens em qualquer lugar. Isso é eficiente para empresas que permitem que seus funcionários trabalhem em casa, por exemplo.
8. Segurança de dados e suporte de TI
Com a digitalização crescente dos escritórios, e o uso de ferramentas como o armazenamento em nuvem e de mensagens instantâneas, é essencial pensar também na segurança dos dados.
Dessa forma, é necessário ter profissionais especializados na área de Tecnologia da Informação (TI). Eles podem garantir a segurança de toda a parte virtual do escritório, evitando problemas de segurança.
Ademais, como na atualidade basicamente todas as atividades das empresas são feitas por computadores, ter um bom suporte de TI contribui para que os problemas sejam resolvidos de maneira mais ágil. Assim, o escritório não tem de contratar um serviço de terceiros toda vez que um problema aparece.
9. Ferramentas de produtividade
Os advogados são conhecidos por serem profissionais muito atarefados. São muitas reuniões, prazos e negociações com clientes.
Portanto, os escritórios devem contar com ferramentas que ampliem a produtividade e auxiliem na organização de seus funcionários. Desde plataformas digitais gratuitas, que podem ser personalizadas pela empresa; até itens básicos de papelaria, como agendas, bloquinhos de anotações e calendários.
É possível inclusive aliar o marketing com essas ferramentas, investindo em materiais de produtividade com a identidade visual do escritório.
10. Boa gestão de pessoas
Para Luis Fernando Rabelo Chacon, a gestão de pessoas é a ferramenta mais essencial para o sucesso do escritório. Esta área cuida de aspectos como a motivação dos funcionários e planos de carreira.
O professor destaca três pontos para o bom exercício desta atividade:
- Reconhecer a necessidade de ter no escritório a gestão de pessoas. Para o autor, não importa se isso ficará a cargo de um sócio ou um funcionário específico, desde que exista esta frente de trabalho;
- Construir as regras da gestão de pessoas;
- As regras devem ser claras e efetivamente comunicadas e compreendidas por todos. Por exemplo, quais são os planos de carreira e os benefícios.
Chacon argumenta que, se o escritório oferecer uma direção clara e um bom ambiente de trabalho e somar a isso recompensas financeiras e possibilidades de melhoria na carreira, a equipe se sentirá motivada a executar o trabalho e a seguir em frente na empresa.
Esperamos que você tenha gostado dessa lista abrangendo tudo o que não pode faltar em um escritório de advocacia. Neste post, saiba como criar uma biblioteca digital!