Entenda quais são e como superar os desafios da educação digital no Brasil

O desenvolvimento da educação digital não é mais uma opção no ensino superior, é uma necessidade. Porém, ela ainda enfrenta uma série de desafios no Brasil. Saiba quais são eles e como superá-los em sua IES!

A educação digital ainda é um desafio para muitas instituições brasileiras. Mas, a cada dia, ela tem se fortalecido no país, já que a Educação a Distância e o modelo híbrido de ensino, além da utilização de ferramentas digitais mesmo em cursos híbridos, se tornam cada vez mais comuns.

Por isso, é necessário enfrentar as dificuldades para colocar esse tipo de ensino em prática e não ficar para trás.

Hoje vamos falar dos principais desafios da educação digital no Brasil e o que você pode fazer para superá-los em sua instituição de educação superior (IES). É só continuar a leitura do artigo!

Entendendo os desafios da educação digital no Brasil

Promover a educação digital não se trata simplesmente de garantir que todos tenham acesso à internet e a recursos tecnológicos. 

Esse tipo de ensino tem como objetivo preparar os estudantes para utilizar a internet e as ferramentas tecnológicas a fim de agregar conhecimentos aos alunos e também gerar dados para que os gestores e professores atuem de forma mais estratégica.

É este um dos principais motivos de a educação digital ainda enfrentar tantos desafios no Brasil: é necessário contar com ferramentas adequadas, desenvolver treinamentos e destacar a importância do digital para a educação. Quando esses aspectos estão em falta,  acabam ocorrendo problemas de acessibilidade, engajamento e falhas no processo de ensino-aprendizagem.

Em suma, é importante ter em mente que os desafios da educação digital no Brasil estão relacionados não apenas à falta de recursos, mas também a falhas na inclusão desse tipo de ensino na realidade dos envolvidos. 

Superando os desafios da educação digital

Se os desafios vão muito além da acessibilidade e falta de recursos, como superá-los? Confira algumas de nossas dicas a seguir:

1. Desenvolva treinamentos

Professores e estudantes precisam estar confortáveis com as ferramentas e plataformas que serão utilizadas. Afinal, sem a compreensão necessária sobre o funcionamento dos recursos, o engajamento e rendimento podem cair. Procure também por equipamentos e soluções de fácil manuseio e que tenham um suporte à disposição para quando surgir dúvidas. 

Além do treinamento prático, é necessário orientar o professor na mudança de mentalidade quanto à educação digital. Afinal, muitos ainda levantam barreiras quanto a esse tipo de ensino.

2. Auxilie na melhoria da acessibilidade

Outro desafio da educação digital no Brasil diz respeito à acessibilidade, que abrange tanto as dificuldades relacionadas ao acesso à rede e a dispositivos tecnológicos quanto aquelas enfrentadas por pessoas com deficiência. 

Para começar a enfrentar esses desafios, é necessário procurar por soluções tecnológicas adequadas e disponibilizar conteúdos em diferentes formatos

3. Promova o engajamento

O engajamento de alunos e professores na educação digital pode ser um grande desafio, mas é fundamental para que ela seja desenvolvida de forma eficiente. 

Manter os alunos atentos diante de tantas informações e artifícios tecnológicos é realmente uma dificuldade para os professores, mas quando se usa a tecnologia adequada esse problema pode ser resolvido. É necessário encontrar plataformas completas e que ofereçam o que o aluno precisa, mantendo também sua motivação!

Banner de divulgação do ebook gratuito "Tendências 2021 para o ensino superior". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-tendencias-2021?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Conhecendo os benefícios da Educação Digital

Agora que já falamos dos desafios da educação digital no Brasil e como superá-los, separamos para você 4 benefícios de implementá-la na sua IES!

1. Dados para tomada de decisão mais assertiva

Investindo em uma educação digital, com a utilização de boas ferramentas, é possível gerar dados sobre o ensino da sua instituição. Você conseguirá entender, por exemplo, como está o rendimento dos alunos, quais suas dificuldades, qual tipo de conteúdo tem tido melhor resultado.

Essas informações são fundamentais para uma atuação mais estratégica por parte de gestores e docentes.

2. Inovação na educação

O desenvolvimento da educação digital, a partir da utilização de ferramentas tecnológicas, novas metodologias, conteúdos multiformatos, dentre outros, garante que a instituição leve inovação para o processo de ensino-aprendizagem.

Essa perspectiva é fundamental para que a IES se mantenha à frente do mercado, contando com estudantes engajados e docentes preparados e comprometidos.

3. Ensino personalizado

A personalização do ensino é uma tendência e uma grande vantagem da educação digital. O aluno se torna cada vez mais protagonista em seu processo de aprendizagem, o que impacta diretamente na experiência do estudante.

Com o uso das tecnologias adequadas, é possível ter um olhar mais atento para a situação de cada aluno e assim formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho!

Os desafios da educação digital no Brasil ainda são muitos, mas é fundamental enfrentá-los para desenvolver esse ensino. Aproveite para conferir, também, o nosso conteúdo sobre como melhorar a experiência do aluno em sua IES!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.