O marketing jurídico é a forma como descrevemos o uso de canais, principalmente (mas não apenas) digitais. Sendo assim, é usado para divulgação da marca e dos serviços de advogados e sociedades de advocacia.
É uma ferramenta extremamente necessária aos advogados, principalmente àqueles que atuam de forma autônoma ou por meio de pequenas sociedades, porque as pessoas costumam buscar por serviços jurídicos em mecanismos de pesquisa e redes sociais.
O marketing jurídico é a forma como você apresenta seus serviços e sua marca a potenciais clientes que ainda não te conhecem. Preparamos esse conteúdo para te ajudar a compreender como o marketing pode ser determinante no seu sucesso e faturamento na profissão. Confira!
Qual a Importância do Marketing Jurídico?
Ao analisar o mercado jurídico atual, é possível observar uma quantidade exorbitante de profissionais na área, com diversos advogados. Neste cenário, o Marketing Jurídico assume importância primordial na diferenciação de seu serviço e na captação de seus clientes.
Uma parte dos advogados e sociedades de advocacia ainda se baseia em métodos bastante tradicionais para divulgar e promover seus serviços.
Ainda que essa estratégia possa ser funcional, é muito provável que ela fique ultrapassada conforme o tempo passa. Isto porque, atualmente a internet dominou — e tem dominado cada vez mais — a forma como as pessoas optam por se informar e buscar serviços.
Desta forma, a tendência é de que as pessoas, ao necessitarem de serviços jurídicos, optem por pesquisar no Google e nas redes sociais em detrimento de outras formas de encontrar profissionais que ofereçam assessoria jurídica.
Neste contexto, um marketing jurídico desfalcado pode acabar passando a idéia, ao cliente, de que seus serviços são amadores. A consequência disso é um descrédito quanto à sua competência e profissionalismo, assim como baixo engajamento.
Por outro lado, boas campanhas de marketing jurídico e digital podem auxiliar você em três frentes:
- Ganho de autoridade social e reconhecimento jurídico;
- Captação de mais clientes;
- Potencialização de seus resultados e rendimentos.
O que é permitido no marketing jurídico?
Em julho de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou, em seu diário eletrônico, o provimento 205/2021, que dispõe sobre a publicidade e a divulgação de informações na advocacia.
Este provimento é bem mais atualizado que o anteriormente utilizado (Provimento 94/2000) e dá mais liberdade aos escritórios e advogados para divulgar seus serviços. O Provimento trata da mercantilização da profissão, do emprego excessivo de recursos financeiros e da captação de clientela:
“A utilização de mecanismos de marketing que, de forma ativa, independentemente do resultado obtido, se destinam a angariar cliente pela indução à contratação dos serviços ou estímulo do litígio, sem prejuízo do estabelecido no Código de Ética e Disciplina (CED) e regramentos próprios”. (nossos destaques)
Além disso, a utilização de anúncios é permitida, seja para atingir públicos maiores, seja por meio de conteúdos mais focados nos seguidores, através do marketing de influência por exemplo.
A publicidade ativa pode ser utilizada, desde que na venda de bens e eventos que tenham, como público alvo, advogados, estudantes de cursos de direito, estagiários e profissionais jurídicos.
Quais as limitações impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB ao Marketing Jurídico?
Conforme o Código de Ética e Disciplina da OAB, o marketing jurídico “deve ser exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral e CED”.
O Código de Ética estipula que a “publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.
Sendo assim, são vedadas a veiculação por rádio, cinema, televisão, outdoors, muros, paredes e espaços públicos. Existem, portanto, vários dispositivos que versam sobre a obrigatoriedade do advogado não incentivar ou promover o litígio.
É importante destacar, também, que o art. 45 dispõe que “São admissíveis como formas de publicidade o patrocínio de eventos ou publicações de caráter científico ou cultural, assim como a divulgação de boletins, por meio físico ou eletrônico, sobre matéria cultural de interesse dos advogados, desde que sua circulação fique adstrita a clientes e a interessados do meio jurídico. “
Saiba mais: Qual é a influência da tecnologia no Direito?
10 dicas de marketing jurídico para sociedades de advogados
Gostou das explicações acima? Confira agora 10 dicas práticas de marketing jurídico para aplicar no seu escritório de advocacia:
1. Tenha um site bonito e navegável;
2. Mantenha seus perfis ativos nas redes sociais;
3. Considere a possibilidade de fazer campanhas de tráfego pago;
4. Incorpore estratégias de Search Engine Optimization (SEO);
5. Realize um planejamento mensal de criação de conteúdo;
6.Utilize recursos visuais coerentes com sua mensagem e marca;
7. Edite vídeos para postar em seus canais on-line;
8. Conquiste a confiança de seus clientes em sua capacidade;
9. Mantenha seu conteúdo acessível;
10. Atraia clientes com conteúdos diferenciados e interessantes.
1. Tenha um site bonito e navegável
Na era do direito digital, o seu site funciona como a fachada do seu escritório. Um site bonito, bem feito, com artes visualmente agradáveis tende a passar para seu potencial cliente uma imagem de seriedade, afinco com o trabalho e boa gestão de serviços.
Além disso, a navegabilidade do seu site é muito importante porque ela facilita que seu potencial cliente consiga operar no seu site com rapidez e precisão, localizando os conteúdos que precisa e as respostas que gostaria.
Essa navegabilidade aumenta muito a chance de que o interlocutor goste do conteúdo e decida contratar seus serviços.
2. Mantenha seus perfis ativos nas redes sociais
Atualmente, todas as pessoas possuem redes sociais e costumam usá-las com frequência. Isso significa que manter seu perfil ativo pode te trazer um cliente que sequer estava efetivamente procurando por você.
Além disso, ao produzir conteúdos informativos para as redes sociais, os clientes navegam pelos seus perfis enquanto se informam através dos seus conhecimentos. Consequentemente, isso aumenta sua visibilidade e a confiança que o cliente depositará no seu trabalho.
3. Considere a possibilidade de fazer campanhas de tráfego pago
Os sites, para serem relevantes na internet, precisam de tráfego, ou seja, fluxo de navegantes e cliques. Por causa dos algoritmos, os sites de busca só mostram aos navegantes o que é considerado relevante, e esse tráfego aumenta sua relevância.
Por isso, considere a possibilidade de fazer tráfego pago, que pode promover um avanço rápido no tráfego do seu site.
O tráfego pago funciona quando os usuários da rede clicam em anúncios, que os redirecionam para uma página específica do seu site. Isto pode ser feito por meio de sites de notícias, mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc), ou pelas mídias sociais.
4. Incorpore estratégias de Search Engine Optimization (SEO)
A Otimização para motores de busca (SEO, na sigla em inglês) são técnicas que buscam otimizar seus resultados em mecanismos de pesquisa de sites. Essas técnicas funcionam por meio do estudo e da compreensão da forma como as pessoas conduzem suas buscas.
Ao entender o perfil de quem busca na internet e como essas pessoas buscam, você consegue direcionar seu conteúdo para que ele seja exatamente a resposta para a intenção de busca do usuário.
Isso funciona para melhorar as classificações do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google, por meio da seleção de palavras-chave e estratégias de marketing.
5. Realize um planejamento mensal de criação de conteúdo
A internet exige que as postagens sejam constantes e que o cliente em potencial seja atraído de forma frequentemente e duradoura. Isso ocorre em perfis de redes sociais jurídicas que trazem informações, curiosidades, explicam casos jurídicos, etc.
Se o usuário da rede gosta do conteúdo, ele passa a seguir e acompanhar e, vindo a precisar de serviços jurídicos, têm mais tendência a recorrer a você.
Por isso, para se manter relevante na rede, crie um planejamento mensal de conteúdos a serem postados, e se organize para alimentar seu feed e site de forma planejada e estruturada. Uma boa ideia é criar um calendário de postagens.
6. Utilize recursos visuais coerentes com sua mensagem e marca
Ter uma arte com designs personalizados torna seu negócio mais atrativo e sua marca, mais conhecida. Faça uma escolha de cores condizente com a mensagem que você quer passar e se organize para que seus conteúdos usem estas cores de forma inteligente.
Deste modo, ao definir o design e as suas estratégias de artes visuais, você ajuda o seu público a fixar e identificar quais são os seus conteúdos, além de maximizar a adesão à sua mensagem.
7. Edite vídeos para postar em seus canais on-line
Atualmente, os vídeos estão em alta nas redes sociais. Com o avanço do Tiktok e dos Reels do instagram, é nítido que existe uma preferência recente pelos vídeos, por serem conteúdos de fácil absorção, com potencial de explicar coisas com rapidez e personalidade. Sendo assim, experimente investir nesta tendência!
8. Conquiste a confiança de seus clientes em sua capacidade
Ao fazer conteúdos informativos no marketing jurídico, parte do objetivo é informar os clientes em potencial sobre um aspecto ou curiosidade do meio jurídico. Esse tipo de post ajuda a conquistar a confiança dos clientes por meio do conteúdo relevante e útil.
Assim, ao fazer posts interativos, você consegue conquistar seu cliente com uma demonstração de intelectualidade, reconhecimento social e respeito.
9. Mantenha seu conteúdo acessível
Para maximizar o acesso dos potenciais clientes a absorção dos conteúdos e melhorar seus resultados, é importante que seu conteúdo seja acessível.
Primeiramente, nada de jurisdiquês! Conquiste seu cliente explicando conteúdos jurídicos com uma linguagem clara e acessível, sem jargões. Além disso, sempre utilize legendas em vídeos e invista em linguagens visuais de fácil absorção.
10. Atraia clientes com conteúdos diferenciados e interessantes
Uma dica para aumentar seu alcance é utilizar recursos discursivos que geram engajamento como curiosidades, assuntos corriqueiros ou, até mesmo, elementos de cultura pop, para abordar temas jurídicos.
Assim, ao atrair o cliente com uma chamada interessante de algo que ele considere útil, você pode conquistá-lo com seu conteúdo; uma vez que já conseguiu a atenção do leitor.
Esperamos que você tenha gostado deste post com dicas de marketing jurídico. Para ficar por dentro de outras tendências da área, confira 8 dicas sobre como se manter atualizado no Direito.