Vantagens do ensino híbrido: fotografia de uma pessoa assistindo aulas online.

Conheça 8 vantagens do ensino híbrido para a sua IES

O ensino híbrido é uma metodologia que une benefícios da Educação a Distância (EaD) e do ensino presencial. Esse modelo inovador está ganhando destaque nas Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente por conta da limitação das aulas presenciais em decorrência da Covid-19.

Esta metodologia inovadora pode ser a solução que a sua IES precisa para retomar as atividades da melhor forma e levar conteúdo de qualidade para seus estudantes.

E para ter certeza, nada melhor do que saber mais sobre o funcionamento desse formato de ensino e as vantagens do ensino híbrido para o ensino superior, não é mesmo? E é exatamente isso que abordamos neste artigo.

Boa leitura!

Como funciona o ensino híbrido?

Também conhecido como blended learning, o ensino híbrido tem como objetivo incentivar a reorganização do espaço e do tempo das aulas, além dos papéis de professores e alunos. Assim, todos os envolvidos no processo de aprendizado conseguem trabalhar no aprimoramento de suas habilidades.

Para atingir esse objetivo, existem diferentes formas de aplicar o ensino híbrido nas instituições. Basta escolher a que for mais coerente e possível para sua IES, cursos ou disciplinas específicas.

Vale lembrar que, em dezembro de 2018, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria 1.428

Desde então, a carga horária EaD foi ampliada para até 40% nos cursos presenciais brasileiros. Essa mudança abriu ainda mais possibilidades para a aplicação do ensino híbrido no Brasil.

Um outro adendo importante é que, nessa modalidade mista de aprendizado, os estudantes desenvolvem competências que vão além daquelas exploradas nas salas de aula. E esse é apenas um dos benefícios que o ensino híbrido pode trazer para a vida dos alunos e para IES.

Quais são as vantagens do ensino híbrido?

O blended learning traz benefícios tanto para IES e professores quanto para os estudantes. 

Abaixo, você encontra 8 vantagens do ensino híbrido para a educação superior. Confira:

1. Maior autonomia para os alunos

A implementação do ensino híbrido proporciona uma maior autonomia para os estudantes.

Dependendo do modelo de ensino híbrido adotado, os alunos podem fazer seus próprios cronogramas, além de definir suas prioridades entre os conteúdos.

2. Otimização do tempo do professor

Em muitos casos do ensino híbrido, o professor atuará como orientador e supervisor dos processos de aprendizado.

O tempo dos profissionais pode ser dedicado a atividades importantes, como o acompanhamento dos alunos e a entrega de feedbacks constantes.

Isso porque no ensino híbrido os docentes têm um fluxo de conteúdos otimizados, gastam menos tempo planejando e ministrando aulas e ainda podem contar com uma plataforma digital de aprendizagem para lhes auxiliar.

3. Melhor aproveitamento dos conteúdos e aulas

Nos modelos híbridos de educação, os estudantes conseguem aproveitar ainda mais as aulas e os conteúdos.

O processo de aprendizado fica mais ativo, visto que o aluno é quem dita parte do ritmo e formas de aprendizado. E ademais, diferentes ferramentas e formatos podem estar disponíveis para que ele possa absorver as informações da melhor forma.

4. Redução de custos

Entre as vantagens do ensino híbrido, a redução de custo atinge tanto a IES quanto os alunos.

Para a Instituição de Ensino Superior, a economia pode aparecer com a diminuição de despesas em espaços das aulas, por exemplo, e até na elaboração de conteúdos.

E com essa redução de custos dentro da IES, um valor mais econômico também pode ser repassado para os alunos, que têm acesso a cursos de qualidade a um preço melhor. 

5. Maior engajamento dos alunos

O ensino híbrido, ao gerar maior autonomia entre os alunos e aproximar o aprendizado de sua rotina, tende a trazer um maior engajamento nas atividades acadêmicas

A possibilidade que o aluno tem de explorar os temas estudados com diferentes recursos também é um atrativo para que ele possa se engajar mais, e de forma personalizada, nas aulas.

6. Menores níveis de evasão

As taxas de evasão do ensino superior no Brasil já eram altas. E com a pandemia de coronavírus e as altas taxas de desemprego, o grande temor é que esse índice aumente.

A metodologia híbrida, entretanto, aparece como uma possível solução para diminuir a evasão escolar nas IES.

Com maior autonomia e engajamento dos alunos, eles podem se sentir mais incentivados a continuar seus estudos. Os valores mais econômicos do que o ensino presencial, a maior liberdade para estudar quando e onde for possível também são grandes atrativo para os estudantes.

7. Possibilidade de mais experiências práticas

Alinhado com práticas de metodologias ativas, o ensino híbrido foge dos padrões tradicionais e antiquados ao possibilitar que o aluno assuma o protagonismo do seu próprio processo de aprendizado.

Nesse sentido, os estudantes podem investir mais de seu tempo em experiências práticas relacionadas aos temas estudados, alinhadas inclusive ao seu cotidiano.

Em contrapartida, na educação presencial tradicional muitos dos conteúdos ficam presos às explicações dos professores em aulas expositivas e muitas vezes desconectadas da realidade dos alunos.

8. Maior flexibilidade nos modelos de ensino

Existem diferentes formas de aplicar o ensino híbrido em sua IES. Esses diferentes modelos permitem que a instituição opte por aqueles que são mais interessantes para determinado curso ou disciplina,e que estão dentro das possibilidades da instituição.

Existem os modelos sustentados, que são focados em atividades majoritariamente presenciais. Mas também temos os modelos disruptivos, em que a maior parte das atividades se dão em um ambiente online. Em ambos os casos, as tecnologias digitais contemporâneas são aproveitadas para trazer conteúdo e aprendizado de qualidade para os alunos.

É importante frisar que ambos os tipos de ensino híbrido são possíveis de serem aplicados no Brasil. Basta a IES desenvolver aquele que é mais coerente com seu momento e objetivo.

Como vimos, são muitas as vantagens do ensino híbrido. E o melhor de tudo é que esses benefícios são sentidos tanto pelos IES quanto pelos alunos. Ambos os lados colhem bons frutos desse sistema, que têm como prioridade uma educação atual e de qualidade.

E agora que você já conhece as principais vantagens do ensino híbrido, que tal conhecer também tudo sobre as metodologias ativas? Leia o nosso artigo para saber mais sobre o tema!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *