Entenda o que é um banco de questões Enade, como funciona e sua importância

Banco de questões Enade: fotografia de um estudante usando um notebook.
Quer preparar os estudantes de sua IES para o Enade? Então, você precisa conhecer o que é um banco de questões e saber como escolher a melhor ferramenta para a sua instituição. Tire todas as suas dúvidas neste artigo!

Compartilhe este artigo

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho de estudantes e, consequentemente, das IES às quais eles fazem parte. 

Este Exame é utilizado pelo MEC para mensurar o nível de qualidade das graduações oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior. E é por isso que ele é extremamente importante para toda a comunidade acadêmica. 

Portanto, investir em uma preparação para este Exame é importantíssima. Porém, nem sempre coordenadores e professores possuem tempo de sobra para pensar em simulados e provas que preparem os estudantes de modo eficaz, e é aí que entram os benefícios de um banco de questões Enade. 

Se você não sabe o que é isso, este artigo foi feito para você. Nele vamos te contar o que é essa ferramenta, como ela funciona e sua importância. Para conferir este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?

O que é um banco de questões Enade?

Um banco de questões Enade é, nada mais, nada menos, que um compilado de questões inéditas que seguem o modelo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 

As questões devem seguir a taxonomia e objetivos educacionais de Bloom, a fim de estimular o pensamento crítico dos estudantes. 

Isso porque as questões do Enade não são simples, ao contrário, elas envolvem raciocínio lógico e contextualizado. A prova é baseada em habilidades e competências que buscam avaliar o aluno de acordo com o que o mercado de trabalho atual tem exigido dos profissionais. 

Muito bem, depois de saber o que é essa ferramenta, é necessário entender por que contar com um banco de questões Enade em sua IES. A seguir te contamos melhor sobre esse assunto. Acompanhe!

Por que contar com um banco de questões Enade em minha IES?

Como mencionamos, o Enade é muitíssimo importante para toda a comunidade acadêmica. O Ministério da Educação levará a nota dos estudantes em consideração para avaliar o curso e a IES. 

Além disso, a partir da análise das notas será possível verificar deficiências em determinadas habilidades e competências dos estudantes e assim trabalhá-las de modo mais eficaz. Isso irá preparar o universitário para o que o mercado de trabalho espera dele como profissional.

Servindo como uma espécie de nivelamento, a nota no Enade pode ser utilizada como um parâmetro de qualidade. Logo, se a nota for satisfatória, a tendência é que mais alunos queiram se matricular em sua IES. Por outro lado, se a nota for menor que o esperado, muitos estudantes podem deixar a sua Instituição e outros tantos pensaram antes de se matricular.

Por tudo isso, a preparação para este Exame é fundamental, caso você queira que sua IES tenha destaque, mantenha os alunos matriculados e atraia novos estudantes

Como sabemos, a vida de coordenadores e professores é bastante atarefada e, apesar de a preparação para o Enade ter que fazer parte do planejamento de todos os cursos, nem sempre é fácil pensar em estratégias educacionais que, de fato, façam que o estudante saia da graduação preparado para essa prova tão importante. 

Nesse sentido, um banco de questões Enade surge como alternativa viável, já que irá otimizar o tempo de professores e coordenadores que não precisarão pensar na elaboração de cada questão e poderão se dedicar mais ainda às práticas pedagógicas. 

Contar com um banco de questões também irá favorecer um diagnóstico certeiro acerca das deficiências dos estudantes, o que irá permitir aos professores trabalhar essas questões de modo assertivo. 

Leia também: o que mudou no Enade 2020?

Bom, agora que você está convencido da importância de se ter um banco de questões Enade em sua IES, deve estar se perguntando como escolher um banco de questões que seja realmente qualificado e prepare os estudantes de sua instituição de modo efetivo. 

Como escolher um banco de questões Enade para a minha IES?

Sabendo da importância do Enade para todos que fazem parte do Ensino Superior, plataformas online de educação já têm pensado e criado bancos de questões que atendem às demandas das IES. 

No entanto, é necessário levar alguns fatores em consideração na hora de escolher uma plataforma parceira, certo? Então, confira alguns dos critérios aos quais você deve se atentar:

  • A plataforma online é amplamente conhecida e possui um bom reconhecimento quanto aos produtos que ela oferece?
  • As soluções oferecidas pela plataforma atendem às demandas da minha IES?
  • As provas e simulados do banco de questões dessa plataforma online seguem, de fato, a taxonomia de Bloom e exigem que os alunos pensem criticamente?

Essas e outras questões devem ser levadas em conta, para que você não faça uma parceria com uma plataforma que não atende completamente suas expectativas. 

Logo adiante vamos apresentar a você uma das melhores e mais conhecidas plataformas online que oferece soluções produtivas e de qualidade, como um banco de questões Enade: a Saraiva.

Por que o banco de questões Enade oferecido pela Saraiva é o melhor para minha IES?

A Saraiva está no mercado há bastante tempo e isso significa que ela tem se consolidado, cada vez mais, como uma empresa de confiança.

Uma das soluções mais interessantes e efetivas que a Saraiva tem pensado e colocado em prática é a Solução Enade. 

Dentro dessa Solução, a sua IES irá contar com:

  • construção de avaliação e simulados, com geração de dados estatísticos para tomada de decisões pedagógicas;
  • banco de questões para 96 cursos;
  • mais de 12 mil itens originais;
  • mais de 8 mil questões de provas antigas do Enade com comentários por alternativa;
  • relatórios diagnósticos a partir dos simulados, permitindo previsibilidade do conceito Enade da sua IES e alinhamento do PPC.

Viu só como a Solução Enade da Saraiva é a melhor escolha para sua IES? 

Pois bem, esperamos que você tenha gostado de conhecer o que é um banco de questões Enade e tenha entendido a importância de se contar com uma plataforma que ofereça essa solução à sua IES. Inclusive, se você ficou interessado e quer conhecer melhor a solução Enade oferecida pela Saraiva, basta falar com um especialista!

Artigos Relacionados