Entenda qual é a diferença entre pós-graduação e MBA

Você sabe qual a diferença entre pós-graduação e MBA? Entende neste artigo!
Qual a diferença entre pós-graduação e mba: imagem de mulher sorrindo e usando computador

Você sabe qual a diferença entre pós-graduação e MBA? Para ter uma ideia, cada tipo de especialização possui focos distintos. É importante dizer que todo MBA é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é considerada um MBA. 

Então, por isso, o MBA é superior a uma pós? Não é bem por aí. Se você é um profissional que quer saber as definições de cada especialização e a importância delas, confira abaixo o artigo!

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?

A diferença principal entre pós-graduação e MBA é o foco do grau acadêmico. O MBA tem o foco para a formação empresarial e executiva

Já a pós-graduação é uma formação voltada à especialização em determinada área. Desse modo, podemos dizer que cada especialização tem como foco um público diferente. 

O que é MBA?

MBA significa Master of Business Administration e é um grau acadêmico voltado para a visão administrativa e de negócios. Ou seja, essa especialização é mais voltada para os profissionais que querem ser gestores ou mesmo líderes e executivos. 

O que é pós-graduação?

Se você se pergunta o que é preciso para fazer pós-graduação, saiba que a pós é voltada mais para os profissionais que querem uma especialização profissional. É para todos os profissionais que têm interesse em atualizar seus conhecimentos em qualquer profissão. 

Leia também: Pós-graduação dura quanto tempo: você sabe?

Quais são os tipos de pós-graduação?

A pós-graduação se divide entre dois tipos: Lato Sensu ou Stricto Sensu. Saiba mais sobre cada um abaixo!

Lato Sensu

Lato Sensu vem do latim e significa noção ou sentido amplo. Assim, a pós-graduação lato sensu é voltada para o conhecimento especializado. Há uma duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o estudante recebe um certificado de conclusão. 

Vale ressaltar que para os cursos lato sensu é obrigatório que 30% do corpo docente seja formado por mestres e doutores. 

Stricto Sensu

Os cursos Stricto Sensu englobam áreas mais restritas, comparada com o Lato Sensu. Para quem quer fazer programas de mestrado ou doutorado, esse tipo de pós-graduação é a melhor opção para investir. 

Os alunos fazem dissertações ou teses nas pós do tipo stricto sensu. Em vez de receberem um certificado ao final do curso, os alunos recebem um diploma.  

Leia também: MBA ou especialização?

Saiba a importância da especialização

Para alavancar a sua carreira, é de suma importância se atualizar nas tendências na sua área. Com a especialização, o profissional tem a possibilidade de ter um aumento salarial, obter uma promoção ou mesmo conseguir uma transição de carreira.

Desse modo, as pessoas que têm MBA ou pós-graduação passam na frente dos demais no mercado de trabalho. Pensando nisso, confira 3 diferenciais de se ter uma especialização no seu currículo: 

  1. Agrega valor 

A qualificação através de um curso de pós-graduação é bastante valorizada no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, prova-se que quem tem uma pós-graduação tem chance de um crescimento salarial em até 118%. 

  1. Qualifica o profissional

Ter um curso de pós é importante para você se atualizar e obter mais conhecimentos na sua profissão. É uma boa forma também do profissional se tornar um especialista no mercado através da especialização.

  1. Promove o desenvolvimento

O profissional que tem uma especialização no currículo passa na frente de muitos concorrentes em um processo seletivo. Além de tudo, a pós é uma forma de desenvolver novas habilidades. 

Qual é a melhor escolha: pós ou MBA? 

A pós-graduação e o MBA são cursos que agregam bastante conhecimento e ajudam a alavancar a carreira do aluno. Para saber qual escolher, o aluno deve pensar bem qual é o curso ideal para o seu perfil. 

Se o seu motivo é se atualizar e aperfeiçoar em uma área específica, a pós-graduação é mais voltada para você. Já se você busca em um curso mais voltado para negócios, escolha e faça um MBA, que é a opção mais recomendada. 

Leia mais: Como decidir seu curso de pós-graduação ou MBA?

Como é a pós-graduação EAD?

A pós-graduação EaD promove a educação continuada ou, lifelong learning, de forma facilitada. Por meio da especialização a distância, o aluno pode conciliar vida profissional e acadêmica. 

Após decidir entre MBA e pós-graduação, chega o momento de buscar qual curso de especialização é ideal para você. No portal Pós você encontra uma variedade de cursos de pós-graduação e MBA em diversas áreas de atuação. Entre as opções estão o MBA Anhanguera e vários outros.

Agora que você já sabe a diferença entre pós-graduação e MBA, saiba quais são as diferenças entre educação permanente e continuada.

Este texto foi produzido pelo Blog Portal Pós.

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!