O mercado educacional está em constante mudança, e as tendências da educação para 2023 estão cada vez mais ligadas à tecnologia e ao maior protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem. O uso de metodologias ativas é um bom exemplo. Neste sentido, os alunos buscam instituições de ensino superior que atendam às necessidades do mercado de trabalho, mas que também estejam atentas às melhores metodologias de ensino.
É por isso que as IES têm investido no uso de metodologias ativas. Mas, afinal, o que são as metodologias ativas? Quais são as pesquisas sobre o assunto?
Neste artigo, você vai conhecer não só o que são esses modelos inovativos, mas também duas autoras e pesquisadoras que se dedicam para desmistificar esse tema. Confira já!
Metodologias ativas na educação
Pense em uma sala de aula e nos diferentes perfis de alunos que encontramos nela. Esses alunos possuem necessidades de aprendizagem distintas. Por isso, o modelo expositivo tradicional de aulas pode não ser o ideal para atender às necessidades de todos os alunos.
Além disso, estamos falando de alunos inseridos em meios digitais, cuja tecnologia está presente em praticamente todas as atividades do seu dia a dia. Sendo assim, por que não inserir a tecnologia educacional como uma metodologia em sala de aula?
Com a inserção das metodologias ativas em classe, o professor assume um papel de mediador, facilitando o acesso ao conhecimento, mas estimulando o protagonismo dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem passa a ser compartilhado, e a sala de aula se transforma em um espaço de trocas.
Os benefícios dessa metodologia são inúmeros e vão desde o aumento da participação dos estudantes até o desenvolvimento de soft skills. Por isso, diversos pesquisadores têm transformado as metodologias ativas em seus objetos de estudo. Dentre esses pesquisadores, nomes como os de Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti se destacam.
Quem é Andrea Filatro?
Doutora, mestre e pedagoga, Andrea Filatro é formada em Gestão de Projetos pela FIA/USP. Além disso, atua como palestrante e consultora em educação a distância (EaD), design instrucional e educação online em universidades e organizações privadas e públicas.
Andrea também é docente convidada no curso de Gestão Estratégica de Pessoas na FIA. Seu trabalho pode ser conhecido ainda por meio de seus livros publicados. Dentre eles, temos:
Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa (Saraiva Uni ) — em parceria com Carolina Costa Cavalcanti
O Design Thinking (DT), como apresentado neste livro, é uma metodologia para viabilizar e promover inovações no campo educacional. Trata-se de um tipo de pensamento que usa o design como ferramenta para a solução de problemas de forma criativa, sistêmica e colaborativa.
Esta obra traz exemplos práticos, que auxiliam na implantação do design thinking tanto em projetos em salas de aula quanto em empresas.
Aplicada com êxito em universidades como Stanford, MIT, USP, ESPM, FGV e FIA — e adotada com sucesso em empresas do Vale do Silício como Apple, IBM e Google, para a geração de novos produtos, processos e serviços —, essa abordagem vem conquistando cada vez mais adeptos na educação básica e superior presencial, na educação a distância e na educação corporativa.
D.I 4.0: Inovações na Educação Corporativa (Saraiva Uni) — em parceria com Carolina Costa Cavalcanti
Este livro apresenta um panorama inestimável de inovações na educação corporativa, mostrando formas transformadoras e contemporâneas de ensinar e aprender nas organizações, por meio de estratégias (cri)ativas, microaprendizagem, ambientes imersivos, trilhas personalizadas, atividades gamificadas e design instrucional orientado a dados, entre outras práticas.
Oferece também subsídios para você encomendar ou desenvolver soluções educacionais inovadoras, combinando os fundamentos do design instrucional (DI) com as abordagens do design thinking (DT) e do design da experiência de aprendizagem (LXD). Conta com casos reais e relatos inéditos de gestores da inovação de renomadas instituições, como Fundação Dom Cabral (FDC), Universidade Petrobras (UP) e Universidade Bradesco (UniBrad), com os quais certamente você irá se inspirar e encontrar os caminhos para conquistar a excelência na educação corporativa.
É o livro que faltava para aprender como aliar, com agilidade e perspicácia, estratégias inovadoras de ensino a novas tecnologias educacionais na corporação em que você atua.
Data Science na Educação – Presencial, a Distância e Corporativa (Saraiva Uni)
Um livro ousado e provocativo, com um texto esclarecedor, didático e alinhado com as tendências mais impactantes na interface entre tecnologia e educação, que batem às portas das escolas, universidades e departamentos de educação corporativa.
Termos como Data Science, Big Data, Data Mining, Learning Analytics, Deep Learning, Chatbots, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Smart Education, Sistemas de Tutoria Inteligente e Design Instrucional Orientado a Dados são explicados e ilustrados, proporcionando uma experiência de leitura agradável, bem fundamentada e repleta de recursos visuais e exemplos práticos.
O livro é destinado àqueles que atuam na educação, seja presencial, a distância ou corporativa, nos mais diferentes níveis e setores, e que precisam interagir com a realidade dos dados, muitas vezes mediada por especialistas em dados, com sua linguagem e metodologia herméticas.
O texto busca apoiar o leitor na compreensão de quais são os princípios da extração, interpretação e aplicação de conhecimento a partir da enormidade e diversidade de dados educacionais disponíveis.
Leia também: Veja como aplicar uma educação inovadora em sua IES
De quebra, propõe uma reflexão sobre a chamada Smart Education (Educação Inteligente) e seu potencial de combinar inteligência computacional e singularidade humana. Para os leitores que acompanham as publicações da autora, este é mais um título antenado com as mais recentes inovações na pesquisa e prática sobre educação.
O texto apoia o leitor no desafio de construir seu próprio quadro de ideias a respeito das novas realidades proporcionadas pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial e sua aplicação em escolas, universidades, universidades corporativas e outros contextos presenciais, a distância e híbridos.
Como Preparar Conteúdos Para EAD (Saraiva Uni)
O mundo mudou. A educação também! Hoje, graças a novos softwares, suportes e formatos, conseguimos estudar e ensinar utilizando mídias e tecnologias. Nesse cenário, você, como professor ou especialista, tem o papel de manter o foco no que é realmente importante, estabelecendo com os alunos uma comunicação didática realmente significativa.
Este livro foi escrito para você, que está sendo desafiado a preparar conteúdos para cursos a distância ou ações de formação ou capacitação que utilizam mídias e tecnologias. No livro, são descritas as grandes etapas da preparação de conteúdos, começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem e incluindo como planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e respectivas atividades de aprendizagem.
O livro está organizado em quatro capítulos repletos de figuras técnicas, elaboradas exclusivamente para apoiar, complementar ou sintetizar as informações textuais. Tudo isso visando a tornar a educação a distância, presencial e corporativa mais viável, prazerosa e significativa.
Quem é Carolina Costa Cavalcanti?
Educadora há mais de 20 anos, Carolina Costa Cavalcanti é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e acredita em uma aprendizagem significativa, que promova experiências engajadoras e relevantes.
Seu extenso currículo acumula experiências como o Instituto Tecnológico e de Ensinos Superiores de Monterrey (ITESM), no México, onde se tornou mestre em Tecnologias Educacionais.
Além disso, a Carolina Costa Cavalcanti é graduada em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro e é professora associada na Fundação Dom Cabral, onde atua em projetos de educação digital e metodologias inovadoras de aprendizagem, além de desenhar a metodologia adotada no Projeto de Geração de Valor do Programa de Desenvolvimento de Executivos.
Dentre essas muitas realizações, é possível conferir o trabalho da professora em seus vários livros publicados pela Editora Saraiva. Dentre eles:
Metodologias Inov-ativas na Educação (Saraiva Uni – 2ª Edição 2023)
Este livro apresenta casos práticos de adoção das metodologias inov-ativas em organizações nacionais e internacionais, e as possibilidades disruptivas de sua aplicação em escolas, universidades e empresas.
Traz ainda estratégias de fácil acesso e aplicação, para que você, leitor, possa provar uma amostra das metodologias inov-ativas em seu próprio campo de atuação.
São quatro grupos de metodologias de ensino-aprendizagem:
- Metodologias ativas focadas no protagonismo do aluno;
- Metodologias ágeis com foco na gestão de tempo;
- Metodologias imersivas centradas na simulação da realidade;
- Metodologias analíticas direcionadas à análise dos dados produzidos na interação do aluno com pessoas, conteúdos e ferramentas.
Leitura essencial para quem atua ou deseja atuar com educação presencial, a distância ou corporativa.
Aprendizagem Socioemocional com Metodologias Ativas: um guia para educadores (Saraiva Uni – 2022)
De maneira dialógica e acessível, a obra convida educadores que atuam na Educação Básica, Superior e Corporativa a desenvolver suas competências socioemocionais. Ensina como podem criar experiências de aprendizagem socioemocional a partir da perspectiva multidisciplinar e centrada no uso de metodologias ativas.
Os conteúdos e recursos apresentados são fundamentados em pesquisas, estratégias e técnicas ativas de aprendizagem de diversos campos. Educação, Psicologia Positiva, Comunicação, Design e Gestão e nas cinco competências elencadas pela Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (Casel): autoconhecimento, autogestão, habilidades de relacionamento, consciência social e tomada de decisões responsáveis.
Temas relevantes e atuais, como autocuidado, propósito de vida, desenvolvimento de conduta pró-social, elementos que favorecem a saúde mental e física, soft e hard skills, estratégias de coping e Design Thinking também são abordados na obra.
Todos os capítulos foram enriquecidos pela autora com recursos visuais, exemplos, práticas e situações embasadas em sua vasta vivência como formadora de educadores. Ao final de cada parte da obra, estão disponíveis atividades para apoiar o educador no seu desenvolvimento socioemocional e, posteriormente, no de outras pessoas.
Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas é, além de um guia para educadores, um diálogo entre amigos e, como tal, conduz o leitor por suas páginas de forma profunda, didática e prazerosa.
Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti convidam para webinário gratuito
Como você pôde perceber, o uso de metodologias ativas em sala de aula é uma tendência que vêm crescendo. Por isso, as autoras do livro Metodologias Inov-ativas na Educação se reuniram, no dia 15 de fevereiro às 10:30h para discorrer sobre o assunto e sobre as principais tendências educacionais para 2023.
O evento foi gratuito e permitiu trocas entre educadores, mantenedores e as autoras. Você pode conferir na íntegra o que rolou inscrevendo-se no link abaixo.Inscreva-se já e aproveite esse evento!