Vamos ser honestos: hoje em dia, já deixou de ser novidade que a tecnologia tem um papel central na educação e na vida dos estudantes. Mais do que ser uma ferramenta a qual eles recorrem com frequência, os seus impactos fazem parte dos conteúdos abordados cotidianamente em sala de aula.
Imagine, por exemplo, falar sobre ecologia e não citar a importância de ações tecnológicas focadas em desenvolvimento verde. Ou tratar da política mundial sem referenciar os avanços digitais que impulsionam novas potências. Parece impossível, certo?
Em um cenário em que os alunos do futuro já estão ocupando as salas de aula, os diretores e coordenadores de instituições de educação superior (IES) têm duas opções: ou continuar nadando contra a maré, ou investir em soluções que “falam a língua” desses estudantes.
É, justamente, aí que a Tecnologia Educacional (TE) passa a desempenhar um papel importante. Ao contrário do que se imagina, porém, as TEs não auxiliam apenas os alunos e professores. Elas são fundamentais também para otimizar o processo de gestão de uma IES.
Por isso, se você quer saber mais sobre as Tecnologias Educacionais, suas funções e como usá-las em uma IES, continue a leitura!
O que é tecnologia educacional?
A Tecnologia Educacional é um conceito que defende o uso de inovações digitais e eletrônicas na sala de aula, a partir de objetivos pedagógicos. Ela se relaciona com a implementação de práticas atuais de educação, que fazem com que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais dinâmico.
Contudo, usar e defender a Tecnologia Educacional não significa apostar em uma série de equipamentos complexos em sala de aula, nem investir uma grande quantidade de dinheiro na automatização da sua instituição de ensino superior.
Na verdade, as TEs têm como foco a aplicação de novas práticas de ensino. Ou seja: elas contribuem para redefinir a relação professor-aluno e complementar o processo de aprendizagem.
E, para que isso aconteça, é importante definir qual será o papel dessas tecnologias no ambiente de ensino, o que faz com que o corpo docente continue relevante, e que os estudantes da IES ainda sejam centrais em seus processos.
Exemplos de Tecnologia Educacional
Quando falamos em Tecnologia Educacional, portanto, fazemos referências a uma série de metodologias ativas, práticas pedagógicas e ferramentas que tomam como base a tecnologia e os seus benefícios para a aprendizagem. Para entender melhor, você pode confira abaixo alguns ótimos exemplos de TE.
1. Ensino híbrido
2. Sala de aula invertida
3. Gamificação
4. Personalização do ensino
5. Microlearning
6. Realidade virtual
7. Jogos educacionais
8. Software de aprendizagem adaptativa
9. Plataformas de educação online
10. Lousas digitais
1. Ensino híbrido
O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que vem se popularizando no Brasil, sobretudo nas instituições de ensino superior. Com ele, as IES conseguem promover uma integração bem planejada das modalidades de ensino presencial e a distância, o que proporciona aos estudantes uma “terceira via” de ensino.
Nessa modalidade, une-se o “melhor dos dois mundos”: por um lado, os estudantes passam a ter acompanhamento e suporte do corpo docente, praticando atividades supervisionadas.
Por outro lado, têm a flexibilidade do ensino online, que proporciona a integração do Ensino Superior a outras atividades de suas vidas pessoais, como um trabalho ou estágio.
Para que possa acontecer, portanto, o ensino híbrido precisa contar com uma plataforma de ensino online ou com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A Tecnologia Educacional, neste caso, fica a cargo do uso dessas ferramentas, além de uma série de metodologias focadas no ensino através da internet.
Dessa forma, é papel do corpo docente elaborar estratégias de ensino que contemplem as diversas possibilidades tecnológicas, integrando-as ao ensino presencial. Ao mesmo tempo, a gestão dessas turmas é facilitada a partir da possibilidade de acompanhamento remoto de parte do seu desempenho.
2. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma metodologia possibilitada pelo uso da Tecnologia Educacional. Nela, inverte-se a sala de aula tradicional, na qual o professor apresenta os conceitos que serão trabalhados e os alunos, individualmente e após a aula, leem sobre o tema e elaboram suas dúvidas.
Aqui, os estudantes recebem o conteúdo de forma remota, alguns dias antes da aula em que ele será trabalhado. Desse modo, ficam responsáveis por, de maneira autônoma, estudar previamente os conceitos, separar dúvidas e construir hipóteses.
O tempo da aula é dedicado, então, a atividades mais dinâmicas — como debates, soluções de problemas etc. A Tecnologia Educacional desempenha um papel importante nesta metodologia porque possibilita que os alunos desenvolvam sua autonomia e que a cultura de feedback em sala de aula seja incentivada.
O papel do professor passa a ser o de guiar os estudantes e facilitar o ensino, enquanto o aluno continua sendo o ator central do seu processo de aprendizagem.
Além disso, com o uso de ferramentas de sala de aula invertida, a gestão das turmas também se torna mais simples. O corpo docente pode ter acesso a relatórios e diagnósticos individuais e coletivos, o que auxilia a produção de planos de aula que contemplem eventuais lacunas educacionais.
3. Gamificação
A gamificação é a metodologia ativa que mais vem se destacando nos últimos anos, existindo mesmo fora do ambiente de ensino. O seu nome é autoexplicativo: nela, os conteúdos são divididos em módulos e, para “passar de fase”, o estudante deve ser capaz de resolver problemas de uma etapa anterior.
O seu principal objetivo é aumentar o engajamento dos estudantes e, por isso, não raro a Tecnologia Educacional passa a ser importante para a sua aplicação. Com as ferramentas certas, é possível apostar em soluções tecnológicas que contribuem com a motivação dos alunos e participação nas atividades.
Dentre os seus principais benefícios estão a autonomia, a proatividade, a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento crítico. Para os docentes, a metodologia se torna uma forma de identificar lacunas e trabalhar conteúdos de forma mais dinâmica.
Para a gestão, por sua vez, é um facilitador para encontrar possíveis pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a fatores educacionais quanto em relação a estruturas da IES que podem ser melhoradas para promover uma educação mais inclusiva.
Confira: Desafios da inclusão digital no Brasil e como superá-los na IES
4. Personalização do ensino
A personalização do ensino é uma técnica cada vez mais importante no ambiente educacional, uma vez que parte do princípio de que os alunos aprendem de maneiras e em ritmos diferentes. Essa proposta pedagógica leva em conta, portanto, os diversos interesses e formas de aprendizagem dos estudantes.
Isso faz com que os alunos fiquem mais engajados nos processos educacionais, que correspondem às suas necessidades. Além disso, o ensino personalizado potencializa o desenvolvimento de competências socioemocionais, melhora o relacionamento com professores e otimiza o processo de aprendizagem.
As Tecnologias Educacionais fazem parte dessa proposta porque são usadas para atender às diferentes necessidades dos alunos.
Por exemplo, o uso de diferentes ferramentas em sala de aula proporciona que estudantes que aprendem através de imagens ou de atividades práticas também sejam atendidos, rompendo com o ensino tradicionalmente expositivo nas IES.
Para a gestão educacional, a personalização também possibilita encontrar com mais facilidade os pontos de melhoria da instituição de ensino. Além disso, indica quais são os pontos fortes e fracos dos alunos de forma individual e coletiva, oferecendo um panorama mais completo do corpo discente.
5. Microlearning
A técnica de microlearning, também conhecida como microaprendizagem, determina que o ensino deve ser apresentado para os alunos em pequenas doses. Dessa maneira, um conteúdo mais amplo é dividido em aulas curtas e objetivas, em geral focada em uma aprendizagem mais eficiente.
Essas “pílulas de educação” fazem com que o aluno assimile o conteúdo com maior facilidade, sem perder o interesse e sem que a matéria se torne confusa.
A estratégia, porém, apresenta melhores resultados quando associada a outras metodologias ativas, como é o caso da gamificação e de quizzes, estudos de caso e até podcasts.
Nela, a Tecnologia Educacional é usada para que sejam aproveitadas as ferramentas digitais que possibilitam a construção e aplicação de conteúdos curtos. Slides, vídeos e áudios são formatos recorrentes, que fazem com que o aluno absorva a matéria e mantenha a motivação e o engajamento.
Em termos de gestão, o microlearning promove uma melhor organização dos conteúdos aplicados em sala de aula. Assim, coordenadores e diretores podem ter uma visão global do quadro de cada disciplina, bem como dos resultados de cada estudante em diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem.
6. Realidade virtual
A realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite ao usuário experimentar um ambiente simulado por meio de um headset que bloqueia a visão do mundo real e transmite imagens e sons gerados por computador.
Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a educação, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais imersiva e envolvente.
Os benefícios da RV na educação são diversos, incluindo:
Aumento do engajamento:
A RV permite aos alunos vivenciar experiências que seriam impossíveis ou muito caras de realizar no mundo real. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e memorável.
Melhora da compreensão:
A RV permite aos alunos visualizar e interagir com conceitos de forma mais concreta. Isso pode ajudar a melhorar a compreensão dos alunos, especialmente de conceitos abstratos ou complexos.
Promoção do desenvolvimento de habilidades:
A RV pode ser usada para desenvolver habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração. Por exemplo, a RV permite simular situações de trabalho ou que os alunos colaborem em projetos em equipe.
A RV já está sendo usada em uma variedade de contextos educacionais, incluindo:
- Ciências: A RV pode ser usada para simular experimentos ou para permitir que os alunos explorem ambientes naturais.
- História: A RV pode ser usada para recriar eventos históricos ou para permitir que os alunos visitem lugares históricos.
- Línguas: A RV pode ser usada para criar ambientes imersivos que ajudem os alunos a aprender um novo idioma.
- Engenharia: A RV pode ser usada para projetar e testar produtos.
- Medicina: A RV pode ser usada para treinar médicos ou para permitir que os alunos experimentem procedimentos médicos.
O uso da RV na educação ainda está em seu estágio inicial, mas tem o potencial de transformar a forma como aprendemos. Na medida em que a tecnologia se torna mais acessível, é provável que a RV se torne uma ferramenta cada vez mais comum nas salas de aula.
Aqui estão alguns exemplos específicos de como a RV está sendo usada na educação:
- O Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos criou uma experiência de RV que permite aos visitantes explorar o interior de um dinossauro.
- A Universidade de Stanford desenvolveu um simulador de RV que permite aos alunos aprenderem sobre cirurgia cardíaca.
- A empresa de educação Khan Academy criou uma série de vídeos de RV que explicam conceitos de matemática e ciências.
Esses são apenas alguns exemplos das muitas maneiras pelas quais a RV pode ser usada na educação. Com a evolução desta tecnologia, é provável que veremos ainda mais inovações no campo da educação.
7. Jogos educacionais
Os jogos são uma Tecnologia Educacional que instituem uma forma divertida e envolvente de aprendizagem. Eles podem ser usados para ensinar sobre uma variedade de tópicos, desde matemática e ciências até história e cultura.
Trata-se de jogos de computador ou dispositivos móveis que são projetados especificamente para ensinar aos jogadores habilidades acadêmicas ou conceitos.
Eles oferecem uma série de benefícios para os alunos, incluindo:
Aumento da motivação:
Os jogos educacionais são geralmente mais envolventes e divertidos do que os métodos tradicionais de ensino. Por isso, também ajudam a aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.
Melhor absorção dos conceitos:
Os jogos educativos permitem aos alunos aprender conceitos por meio da experiência e da exploração ativa. Isso pode ajudar a melhorar a compreensão dos alunos, especialmente de conteúdos mais densos ou extensos.
Aprendizagem personalizada:
Os jogos educacionais podem ser personalizados para atender às necessidades individuais dos alunos. Por exemplo, um jogo de leitura pode ajustar o nível de dificuldade com base no desempenho do aluno.
Também podem ser usados para desenvolver habilidades específicas, como leitura, escrita, pensamento crítico e resolução de problemas.
8. Software de aprendizagem adaptativa
Usa dados e algoritmos para adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais do aluno. Esse software consiste em uma Tecnologia Educacional que pode ajudar os alunos a aprenderem de forma mais eficiente e eficaz.
A personalização que permite pode ser feita com base em uma variedade de fatores, incluindo o nível de conhecimento do aluno, seu estilo de aprendizagem e suas preferências.
O software de aprendizagem adaptativa oferece uma série de benefícios, incluindo:
- Aprendizado personalizado: O software adapta o conteúdo e as atividades de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais do aluno, o que pode ajudar a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender de forma eficaz.
- Melhoria do desempenho: O software pode ajudar os alunos a aprender mais rápido e com mais eficiência, pois eles são apresentados ao conteúdo e às atividades que são mais relevantes para eles.
- Aumento da motivação: O software pode tornar a aprendizagem mais interessante e envolvente, pois os alunos são desafiados de acordo com seus níveis de conhecimento e habilidades.
Aqui estão alguns exemplos de software de aprendizagem adaptativa:
- Khan Academy: Uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos adaptativos em uma variedade de tópicos.
- Duolingo: Um aplicativo de aprendizado de idiomas que usa inteligência artificial (IA) para adaptar o conteúdo e as atividades de aprendizagem de acordo com o progresso do aluno.
- Udemy: Uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos adaptativos em uma variedade de tópicos para estudantes de todos os níveis.
- Coursera: Uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos adaptativos de universidades de todo o mundo.
9. Plataformas de educação online
Plataformas de educação online são uma Tecnologia Educacional que permite que alunos e educadores aprendam e ensinem de forma remota. Elas oferecem uma variedade de recursos, incluindo conteúdo, atividades, ferramentas de comunicação e avaliação.
As plataformas de educação online oferecem também uma série de benefícios, incluindo:
- Flexibilidade: Os alunos podem aprender no seu próprio ritmo e no seu próprio horário.
- Acessibilidade: As plataformas de educação online podem ser acessadas de qualquer lugar com uma conexão à internet.
- Personalização: Os alunos podem escolher cursos e atividades que são relevantes para seus interesses e objetivos.
- Interatividade: As plataformas de educação online permitem que os alunos interajam com o conteúdo e com outros alunos de forma mais envolvente e imersiva.
10. Lousas digitais
Lousas digitais são dispositivos interativos que permitem que os usuários escrevam, desenhem e manipulem objetos digitais na tela. Elas são frequentemente usadas em salas de aula, escritórios e outros ambientes onde é necessário apresentar informações de forma visual.
Lousas digitais oferecem uma série de benefícios, incluindo:
- Maior engajamento: As lousas digitais permitem que os usuários interajam com o conteúdo de forma mais envolvente do que com as lousas tradicionais. Isso pode ajudar a aumentar a motivação e o aprendizado dos alunos.
- Maior colaboração: As lousas digitais permitem que os usuários colaborem em projetos e tarefas de forma mais fácil e eficaz. Isso pode ser útil para alunos, professores e profissionais.
- Maior flexibilidade: As lousas digitais podem ser usadas para apresentar uma variedade de conteúdo, incluindo imagens, vídeos, arquivos de computador e até mesmo experiências de realidade virtual. Isso oferece aos usuários mais flexibilidade na forma como apresentam suas informações.
- Maior acessibilidade: As lousas digitais podem ser adaptadas para atender às necessidades de usuários com deficiências. Por exemplo, algumas lousas digitais podem ser usadas com voz ou com dispositivos de controle alternativos.
Essa Tecnologia Educacional pode ser utilizada para uma variedade de finalidades, incluindo:
- Ensino: Lousas digitais são frequentemente usadas em salas de aula para apresentar conteúdo aos alunos e para envolvê-los em atividades interativas.
- Treinamento: Lousas digitais também são usadas em ambientes de treinamento profissional para apresentar informações aos funcionários e para ajudá-los a desenvolver novas habilidades.
- Apresentações: Lousas digitais podem ser usadas para fazer apresentações em reuniões, conferências e outros eventos.
- Brainstorming: Lousas digitais podem ser usadas para gerar ideias e para colaborar em projetos.
Qual a função da tecnologia educacional?
A principal função da Tecnologia Educacional é promover o uso de ferramentas digitais inovadoras dentro da sala de aula, estimulando um ensino mais dinâmico e mais atrativo para os estudantes.
Porém, além disso, ela também é responsável pela criação de uma sala de aula menos tradicional e, portanto, que atende às necessidades atuais dos alunos.
Mais do que promover a motivação de alunos e professores, e também de melhorar a relação entre pares, a tecnologia educacional possibilita, ainda, uma maior inclusão de estudantes com deficiências, além de permitir com maior facilidade o desenvolvimento de atividades para alunos com TDAH.
Nesse sentido, podemos afirmar que são funções das TEs:
- Ampliar o acesso à Educação Superior;
- Possibilitar a criação ou aplicação de metodologias de ensino mais dinâmicas e mais adequadas à realidade dos alunos;
- Promover um ensino superior de qualidade, respeitando as diversidades de aprendizagem em sala de aula e desenvolvendo ferramentas pedagógicas que auxiliem em um ensino mais igualitário;
- Aumentar a identificação dos estudantes com os conteúdos e ferramentas usadas em sala de aula.
Cabe lembrar, ainda, que as Tecnologias Educacionais são uma maneira simples de promover uma melhor gestão nas instituições de ensino superior.
E isso acontece porque elas facilitam processos burocráticos e, a depender das soluções e ferramentas utilizadas, automatizam a geração de relatórios que podem ser usados pelo corpo docente para identificar lacunas de aprendizagem.
As TEs também contribuem para a gestão de uma IES ao facilitar o acesso a dados concretos que auxiliam a tomada de decisão, principalmente diante da necessidade de novos investimentos e de mudanças metodológicas.
Elas também apontam para os pontos fortes e fracos do corpo discente, o que gera maior assertividade no desenvolvimento de planos de curso e de aula, por exemplo.
Qual a importância da tecnologia educacional?
Como explicamos ao longo deste conteúdo, a tecnologia e seus impactos já são parte indissociável do ensino, sobretudo no nível superior.
Além disso, as inovações digitais fazem com que a tecnologia educacional se torne uma ferramenta indispensável na sala de aula das IES interessadas em investir em um ensino dinâmico e motivador.
Para além desses pontos, contudo, a Tecnologia Educacional desempenha um papel importante nas instituições de ensino porque:
- Amplia o acesso à informação, ao incentivar a autonomia dos alunos e inserir no contexto de ensino-aprendizagem momentos chave de pesquisa e de discussão;
- Facilita a comunicação, tanto entre alunos quanto entre o corpo docente com os estudantes, seja através dos ambientes virtuais de aprendizagem, seja por meio de grupos em plataformas de ensino online;
- Automatiza os processos de gestão, tornando-os mais simples e mais focados em resultados, a partir da construção de uma base de dados estudantis;
- Possibilita novas formas de interação, não apenas entre estudantes de uma mesma turma, mas também de alunos de um mesmo curso ou de diferentes modalidades, construindo um senso de comunidade mais efetivo;
- Melhora o desempenho dos estudantes, que estão mais motivados para participar das aulas e atuam de maneira mais engajada nas discussões e atividades propostas.
Ou seja, a Tecnologia Educacional é uma maneira de melhorar de forma abrangente a sua instituição de ensino superior, destacando-se os efeitos positivos nos estudantes e, consequentemente, nos seus resultados.
Quais são os desafios da Tecnologia Educacional?
Apesar do acesso à tecnologia ser, atualmente, maior do que há alguns anos, a implementação da Tecnologia Educacional ainda enfrenta muitos desafios. O maior deles, evidentemente, é a falta de investimento em educação digital, principalmente para o corpo docente e administrativo.
Dessa maneira, ainda que a IES conte com ferramentas tecnológicas de ensino, é fundamental que os professores saibam não só como manuseá-las, mas também como extrair delas o máximo de benefícios possíveis, criando novas maneiras de integrá-las ao ensino.
E, embora o foco da Tecnologia Educacional não seja a presença de diferentes aparelhos e ferramentas, há de se pontuar a ausência de investimento em algumas IES no que tange a construção de laboratórios e o uso de materiais tecnológicos em sala de aula, que passa pela presença de aparelhos de slide, computador, etc.
Nesse sentido, para aplicar a Tecnologia Educacional na sua IES e colher os frutos das inovações que a acompanham, é fundamental que os diretores avaliem a infraestrutura educacional e a necessidade de especialização de docentes.
Leia também: Entenda a importância da formação continuada de professores
Como aplicar a Tecnologia Educacional na IES?
Agora que você já sabe o que é a Tecnologia Educacional, qual é a sua importância e como ela pode contribuir para a gestão da sua IES, chegou a hora de entender melhor como aplicá-la.
De modo geral, esse processo deve ser acompanhado por uma equipe pedagógica preparada para definir o papel da tecnologia no processo de ensino aprendizagem. Além disso, a IES pode contar tanto com tecnologias já aplicadas em sala de aula (o uso de diferentes tipos de mídia, por exemplo) quanto soluções inovadoras.
Para aplicar a tecnologia educacional na IES, é preciso:
- Realizar um diagnóstico da IES: por que a tecnologia educacional está sendo considerada como uma ferramenta? Quais são as funções que ela poderia assumir?
- Investir em tecnologia e na capacitação dos profissionais: como dissemos, é fundamental que professores saibam não só manusear ferramentas, mas extrair delas todo o potencial de construção de uma sala de aula mais dinâmica e interessante;
- Dialogar com os estudantes: para que a aplicação da Tecnologia Educacional funcione, é preciso compreender quem são os alunos que vão utilizá-la e quais tipos de tecnologia funcionam com eles;
- Garantir a segurança: o uso de tecnologias educacionais requer um cuidado com o manuseio de dados sensíveis de alunos e professores, bem como do corpo administrativo da IES. Antes de implementá-las, é importante verificar quais providências devem ser tomadas para assegurar a segurança.
Conheça dois exemplos de Tecnologias Educacionais
Separamos dois exemplos de soluções que têm como base a Tecnologia Educacional e que podem aprimorar o ensino e a gestão da sua instituição. Confira!
Biblioteca Digital
A biblioteca digital é um complemento online para as bibliotecas tradicionais da sua instituição de ensino superior. Ela funciona como um acervo hospedado em uma plataforma digital, disponível para estudantes e professores da IES. Dentre as principais vantagens dessa solução, vale mencionar:
- A maior autonomia estudantil para pegar livros;
- A facilitação do processo de empréstimo, já que não é preciso enfrentar filas;
- A diminuição dos gastos com compra e manutenção de materiais, uma vez que os livros não estragam;
- A redução de gastos com a manutenção do espaço da biblioteca, que pode ser reduzido, já que parte do acervo está online;
- O aumento da inclusão, sobretudo de alunos com dificuldades de movimento e/ou que utilizam softwares para auxiliar o processo de leitura;
- A melhor gestão dos empréstimos dos livros, feita de forma totalmente automática, o que facilita o trabalho administrativo;
- A ausência de problemas como furtos, sobretudo de materiais raros ou de difícil acesso; etc.
Ou seja: com o auxílio da Tecnologia Educacional, a Biblioteca Digital oferece aos alunos, aos professores e aos funcionários administrativos uma série de vantagens. E a melhor parte é que as IES também podem optar por criar a sua Biblioteca Digital, não precisando, portanto, contar com soluções externas.
Além disso, a Biblioteca Digital é um dos critérios de avaliação do MEC. Portanto, contar com essa solução é uma maneira de fazer com que o desempenho geral da sua IES seja mais positivo.
Disciplinas Online
De acordo com a portaria nº 2.117, de dezembro de 2019, as instituições de educação superior podem introduzir a oferta de disciplinas online em cursos de graduação presenciais, como uma forma de complementar a carga horária desses cursos.
O uso das disciplinas online é uma maneira de tornar o ensino mais dinâmico e facilitar o acesso a materiais complementares. Elas podem ser implementadas através de atividades avaliativas ou como parte do curso, sendo totalmente aplicadas via ambiente virtual de aprendizagem.
Como explicamos, o ensino híbrido é uma das melhores formas de implementar a Tecnologia Educacional na sua IES. Afinal, ele possibilita a união de uma série de metodologias ativas, incentiva a autonomia estudantil e facilita a gestão de estudantes.
Quais os benefícios das disciplinas online para a gestão da IES?
Fica claro que o uso do ensino híbrido é vantajoso para estudantes e professores, mas talvez não seja evidente como ele também é uma forma de apoiar a gestão da instituição de ensino superior.
O fato é que o uso das disciplinas online possibilita um acompanhamento mais próximo do desempenho dos estudantes, uma vez que as atividades realizadas em um ambiente virtual podem ser transformadas em dados concretos.
Com esses números em mãos, é mais fácil identificar lacunas de aprendizado ou melhorias que precisam ser feitas, o que auxilia a tomada de decisão administrativa.
Além disso, o uso de disciplinas online representa uma redução dos custos da IES, uma vez que as despesas geradas pela presença de estudantes na instituição diminui.
Por fim, a existência de processos online faz com que os professores tenham mais tempo hábil para construir planos de aula completos, pensar em atividades extras e investir na formação dos estudantes de forma completa.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o papel da Tecnologia Educacional na gestão de uma IES. Confira também como fazer aulas interativas.