Você sabe o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Esta tecnologia é uma das ferramentas utilizadas pelas Instituições de Educação Superior (IES), em um contexto de crescimento cada vez maior do EaD (ensino a distância).
De acordo com o Inep, na última década, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação na modalidade EaD aumentou 474%. No mesmo intervalo, a quantidade de novos alunos em cursos presenciais diminuiu 23,4%.
Estes dados demonstram a força do ensino superior a distância no setor da educação. As IES precisam estar preparadas para garantir a qualidade de seus cursos por meio desta modalidade de ensino.
Dessa forma, devem saber como montar um curso EaD, utilizando as diversas tecnologias disponíveis, como biblioteca digital e ambientes virtuais de aprendizagem. É necessário ter em mente que o curso EaD tem uma dinâmica própria, e não é a simples transposição do ensino presencial para as telas de um computador ou smartphone.
Neste artigo, você vai compreender o que é um AVA, recurso essencial a todos os cursos EaD. Entenderá também quais são as principais características destas plataformas e seus benefícios. Confira!
Qual é o conceito de ambiente virtual de aprendizagem?
De maneira simples, o AVA é uma espécie de sala de aula virtual. Ele pode ser um site ou software, que permite que os professores consigam ministrar aulas e interagir com os alunos. Assim, estes acessam diversas disciplinas online em uma mesma interface.
Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, é possível:
- Compartilhar materiais com os alunos;
- Interagir em tempo real;
- Utilizar conteúdos multimídia, como vídeos, textos e podcasts;
- Aplicar exercícios e provas online; entre outros.
Isto é, em um AVA, os alunos e o professor conseguem conversar em tempo real, construindo, juntos, o conhecimento. Além disso, todo o potencial das tecnologias digitais é utilizado, a fim de enriquecer a experiência de aprendizagem.
No próximo tópico, conheça em detalhes todas estas características.
Quais são as principais características do AVA?
Na lista abaixo, confira algumas das características essenciais de um ambiente virtual de aprendizagem:
- Conteúdos multimídia;
- Armazenamento em nuvem;
- Interação;
- Avaliações virtuais.
Entenda cada tópico a fundo:
1. Conteúdos multimídia
Com estes ambientes virtuais, alunos e professores podem compartilhar conteúdos em diversos formatos, como vídeos, textos e podcasts.
Dessa forma, os professores podem preparar videoaulas, ao mesmo tempo em que disponibilizam mapas mentais, planos de estudo e slides para que os alunos possam acompanhá-las.
Além disso, conteúdos complementares são disponibilizados de acordo com os interesses do estudante. Ou seja, se ele deseja se aprofundar em um tema específico, pode recorrer aos materiais disponíveis na plataforma, ampliando seu conhecimento.
O aprendizado fica mais dinâmico, e o aluno adquire um protagonismo maior, na medida em que pode ir trilhando o seu caminho, a partir dos recursos disponíveis no ambiente virtual.
2. Armazenamento em nuvem
Todos os conteúdos do AVA ficam armazenados na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar ou horário, desde que exista uma conexão com a internet.
Isso permite que o estudante assista às aulas, nos horários e locais que forem mais convenientes para ele. Isso é importante, em especial, para aqueles que conciliam os estudos com o trabalho.
Ademais, o aluno pode ver as aulas quantas vezes quiser. Isto é, ele pode rever os conteúdos com os quais teve mais dificuldade e anotar os conceitos com mais calma.
3. Interação
Os ambientes virtuais permitem a interação entre professores e alunos. Ela pode acontecer em tempo real, por meio das aulas síncronas. Ou por meio de fóruns e bate-papos, que permitem a troca de mensagens.
Assim, o estudante não fica sem o respaldo do professor. Ele pode escrever, a fim de solucionar dúvidas, ou de pedir materiais complementares específicos.
Por outro lado, o educador consegue dar um atendimento especializado ao aluno, acompanhando o seu progresso e o ajudando com suas dificuldades particulares.
Leia também: Ferramentas síncronas e assíncronas no ensino superior: entenda a diferença
4. Avaliações virtuais
Por meio da própria plataforma, os professores conseguem aplicar avaliações online. Em geral, elas ficam disponíveis por um intervalo de tempo pré-determinado, dentro do qual os alunos devem responder às questões.
Para se preparar para o exame, o AVA também pode disponibilizar questões resolvidas e até um quiz educativo. Desse modo, o aluno consegue entender quais assuntos precisa revisar com mais afinco, fazendo um estudo dirigido.
Quais os benefícios da utilização de um AVA?
Como vimos, o AVA é um recurso importante para todas as IES que oferecem cursos na modalidade EaD. Entretanto, quais são os benefícios de se investir nessa plataforma?
Confira abaixo as vantagens da utilização do AVA:
- Enriquecer a aprendizagem;
- Uso de metodologias ativas;
- Flexibilidade;
- Atualização constante de conteúdo.
Entenda cada benefício em detalhes:
1. Enriquecer a aprendizagem
Conforme vimos, o ambiente virtual permite o compartilhamento de conteúdos em diversos formatos. Professores podem utilizar vídeos, animações, mapas mentais, quizzes educativos, slides e podcasts, como recursos de ensino.
Desse modo, a utilização dos conteúdos multimídia e hipermídia na educação enriquece a experiência de aprendizagem dos estudantes.
Afinal, cada um tem seu estilo de aprendizagem, não é? Tem aqueles que fixam melhor por meio de textos, outros por imagens, e também há quem prefira áudios.
O AVA agrupa todas essas possibilidades de formatos, de modo que o aluno pode escolher aquele com o qual se sente mais à vontade.
2. Uso de metodologias ativas
As metodologias ativas propõem que o aluno seja parte ativa, integrante e central do processo de aprendizado. Neste caminho, o professor é como um guia, facilitando o desenvolvimento do estudante. A aprendizagem é compartilhada, de modo que o aluno deixa de ser um “recipiente” dos conhecimentos do professor, como na abordagem tradicional.
Os ambientes virtuais potencializam o uso de metodologias ativas. Eles permitem a interação entre estudantes e professores, seja por meio de vídeos, fóruns ou chats.
Também o aluno pode trilhar o seu próprio caminho, a partir dos recursos disponíveis no AVA. Como, por exemplo, ler materiais complementares e buscar por obras digitais, especializando-se nos assuntos de sua preferência.
Sempre que tem dificuldade, pode recorrer ao professor pela própria plataforma, tendo ele como um guia no seu processo educativo.
Assim, o AVA estimula o protagonismo e a autonomia do aluno, com a participação e o engajamento deste sendo incentivada em todo o processo.
3. Flexibilidade
O AVA permite que o aluno assista às aulas nos horários e lugares em que preferir, bastando ter acesso à internet.
Isso permite uma maior flexibilidade ao estudante. Ele pode estudar quando for mais conveniente para ele. Em um contexto em que muitos alunos aliam os estudos ao trabalho, este é um benefício importante destas plataformas.
4. Atualização constante de conteúdo
Outra vantagem dos ambientes virtuais é a possibilidade de atualizar os conteúdos a qualquer momento. Desse modo, se os professores sentem que os alunos estão com dificuldade em um tema específico, eles podem fazer upload de materiais complementares.
Isso permite um maior dinamismo ao processo, fazendo com que os protagonistas sejam os alunos. Também que exista uma personalização do ensino. Afinal, a partir das demandas dos estudantes, os conteúdos do curso são disponibilizados.
Quais são as exigências do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para o AVA?
O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) é o documento que define os parâmetros da avaliação para autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos de graduação. Ele é elaborado pelo Inep, a partir das diretrizes do MEC (Ministério da Educação).
O AVA é um dos itens avaliados dentro da organização didático-pedagógica, uma das três dimensões que compõem o IACG.
A fim de obter nota máxima (isto é, o conceito 5) no IACG, o AVA deve apresentar materiais, recursos e tecnologias apropriadas, que permitam desenvolver:
- A cooperação entre tutores, discentes e docentes;
- A reflexão sobre o conteúdo das disciplinas;
- A acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional.
Além disso, o ambiente virtual deve passar por avaliações periódicas devidamente documentadas, que resultem em ações de melhoria contínua.
Portanto, os gestores das IES devem estar atentos a estas exigências, no momento de desenvolver seu ambiente virtual.
Esperamos que você tenha gostado deste post sobre ambiente virtual de aprendizagem. Que tal também conferir este artigo com 7 ferramentas de ensino para a sua IES?