Equipes Multidisciplinares são coletivos ou times, formados por uma gama variada de profissionais com áreas de conhecimento diversificadas entre si.
Ou seja, uma equipe multidisciplinar é composta por diferentes tipos de profissionais, que se diferem entre si por suas áreas de formação, habilidades técnicas, perfis comportamentais variados e vivências pessoais.
Desta forma, as equipes multidisciplinares agrupam diversos profissionais com o objetivo de promover cooperação e colaboração entre eles. Sendo assim, por meio do trabalho em equipe, a realização de um propósito comum é viabilizada.
Equipes multidisciplinares contam com profissionais de distintos perfis, formações, técnicas, habilidades e conhecimentos. Por isso, o resultado do trabalho destas equipes é, tendencialmente, mais completo e criativo do que os projetos desenvolvidos por pessoas de uma única área.
Isto acontece porque a interação entre estas áreas e conhecimentos gera um grande aprendizado mútuo e faz com que os problemas sejam analisados por óticas distintas. Deste modo, possibilita-se uma construção gradual de soluções capazes de atender às diversas nuances da questão.
As aptidões distintas entre as pessoas da equipe, portanto, representam um fluxo de conhecimentos e uma convergência de objetivos que resulta numa resposta mais qualificada aos desafios. Continue a leitura para entender as características de uma equipe multidisciplinar, como ela funciona e quais os seus benefícios!
Para que servem equipes multidisciplinares no ensino superior?
As equipes multidisciplinares, em um contexto educacional, podem ser classificadas como instrumentos de educação multidisciplinar. A educação multidisciplinar é um tipo de pedagogia do aprendizado que busca estudar um mesmo objeto, ou assunto, por meio dos pontos de vista de disciplinas variadas.
Assim, as equipes multidisciplinares no ensino abarcam conteúdos distintos sobre o mesmo tópico para possibilitar que os alunos tenham visões mais amplas e completas sobre o tema trabalhado.
Na aplicação das equipes multidisciplinares para contextos de ensino, as disciplinas dialogam entre si. Deste modo, é gerada uma interdisciplinaridade que une contextos, a fim de construir um conhecimento conjunto.
Para além dos aspectos de aprendizagem integrada, a existência de equipes multidisciplinares em instituições de ensino superior (IES) torna a formação do aluno, além de mais completa, mais humana.
Isto porque as equipes multidisciplinares, além de contar com professores de diversas áreas, também contam com outros profissionais de apoio, como psicólogas e pedagogas.
Desta forma, para além dos avanços do aluno no aspecto cognitivo, é viabilizada uma atenção para as competências socioemocionais dele; este apoio pode ser fundamental ao eliminar obstáculos externos ao aprendizado, favorecendo uma formação plena e fortalecendo a inteligência emocional dos estudantes.
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Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?
Como as pessoas envolvidas em equipes multidisciplinares são muito diversas, com características pessoais, técnicas e profissionais muito diferentes, a adoção deste tipo de time pode gerar apreensão.
No entanto, as vantagens de equipes diversificadas compensam e, com a devida organização e gestão, a coordenação dos times, que parece complexa à primeira vista, se torna fluida e eficiente.
Confira algumas dicas de como gerir o seu time multidisciplinar:
- Estipule tarefas de forma direcionada: para conseguir manter a equipe organizada e disciplinada, é importante que cada componente saiba exatamente seu papel e suas tarefas.
Portanto, definir as metas de cada colaborador é essencial para que o trabalho multidisciplinar seja funcional. Ao atribuir os papéis, é necessário levar em consideração o perfil de cada integrante, bem como sua área de formação e expertise.
- Invista em feedbacks periódicos: A existência de feedbacks em equipes multidisciplinares produz impactos positivos tanto nos gestores, quanto nos colaboradores, quanto nos resultados.
Ao incluírem em sua agenda uma avaliação de desempenho dos trabalhadores, os gestores são obrigados a analisar o desenvolvimento do trabalho de perto e com atenção.
Ao mesmo tempo, o colaborador recebe a oportunidade de identificar seus problemas e corrigi-los e melhorar os pontos frágeis de seu desempenho. Esta articulação gera impactos no resultado final dos trabalhos.
- Estimule as habilidades individuais dos colaboradores: É essencial que, ao desenvolver trabalhos com equipes diversificadas, exista um olhar atento às capacidades positivas de cada colaborador.
Isto impacta o trabalho como um todo porque faz com que os integrantes do time se sintam valorizados, reconhecidos e úteis. Isto tendencialmente aumenta a motivação e o engajamento, gerando impacto benéfico nos resultados.
Confira também como otimizar a gestão de tempo de coordenadores, professores e alunos.
6 benefícios da equipe multidisciplinar para as Instituições de Ensino Superior:
Confira agora quais são os principais benefícios que as equipes multidisciplinares proporcionam para a educação superior:
1. Troca de Experiências
2. Independência na Execução de Atividades
3. Aumento da Produtividade
4. Abordagem ampla do problema
5. Soluções mais inovadoras e completas
6. Aprendizagem integrada
1. Troca de Experiências
Os profissionais de diversas áreas, por terem formações e vivências diferentes, têm perspectivas igualmente diferentes ao lidar com problemas e ao construir soluções.
A grande vantagem da equipe multidisciplinar é que, ao colocar todos esses profissionais distintos para trabalhar juntos, um pode aprender com o outro. As trocas de experiências entre os profissionais favorece um ambiente de ensino cada vez mais dinâmico e mais completo.
Além disso, para os alunos, os conteúdos multidisciplinares também facilitam a execução de projetos em equipe. Uma vez que ensinam, pelo exemplo, a respeitar as opiniões do próximo, lidar com argumentações diferentes e encontrar estratégias para desenvolver as melhores soluções.
O resultado dessa mistura de conhecimentos costuma ser positivo, trazendo um aprendizado completo e dinâmico.
2. Independência na Execução de Atividades
Ao congregar uma equipe diversificada para realizar projetos, a tendência é que os profissionais tenham mais autonomia para executar suas tarefas.
Isso acontece porque as áreas de conhecimento diversas aumentam as possibilidades de atuação independente. Sendo assim, cada profissional consegue contribuir de forma independente, mas correlata, resultando em um trabalho único e completo.
3. Aumento da Produtividade
A equipe multidisciplinar, em instituições de educação superior, transforma completamente as abordagens educacionais. Pois alteram a forma como os profissionais vão operar.
Isto significa um aumento de produtividade em duas frentes:
- Os professores, coordenadores, psicólogos, escritores de material didático, bibliotecários, etc, começam a conversar entre si para articular estratégias mais eficientes para resolver as demandas , o que aumenta a produtividade deles;
- Os alunos, por sua vez, ao terem uma atenção maior para resolver problemas cognitivos e emocionais, e ao estudarem os assuntos de forma mais ampla, tendem a ter estudos mais produtivos também.
4. Abordagem ampla do problema
Existem uma série de desafios que permeiam a gestão de uma instituição de ensino superior. Como integrar os alunos? Como aumentar as notas e garantir a qualidade do ensino? Como assegurar aos alunos as melhores oportunidades de trabalho possíveis?
Com equipes multidisciplinares atuando de forma integrada sobre estes problemas, a tendência é que, ao serem analisados sob novas óticas, os problemas ganhem novas perspectivas e, consequentemente, novas soluções.
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5. Soluções mais inovadoras e completas
Com a abordagem mais ampla do problema, já mencionada acima, existe a consciência de que as respostas a ele são diversificadas.
Com profissionais de áreas distintas, como humanas, exatas, tecnológicas, psicologia, etc, interagindo, a solução encontrada provavelmente perpassa por lógicas que permeiam todas estas áreas.
Assim, a participação de uma pessoa da área da tecnologia provavelmente agrega estratégias tecnológicas à resolução, assim como a integração de um psicólogo agrega humanidade e a de uma pessoa de exatas adiciona lógica.
Portanto, as respostas de equipes diversificadas geralmente são mais completas e tendem a fomentar a inovação na educação superior.
Saiba mais: Como aplicar uma educação inovadora em sua IES
6. Aprendizagem integrada
Quando o(a) estudante tem uma visão geral sobre determinada matéria, o aprendizado é favorecido. De tal modo que a compreensão de novos assuntos fica mais fluida quando é possível correlacioná-los a conhecimentos que o aluno já possui.
Assim, o domínio de certas matérias auxilia e facilita o aprofundamento dos pontos em que ele não tem tanta facilidade, equilibrando o processo de aprendizagem. Sendo assim, a compreensão de determinado conteúdo é diretamente influenciada quando ele é abordado de forma conjunta em diversas disciplinas.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele facilite a criação de uma equipe multidisciplinar na sua IES. Continue no blog e descubra tudo o que você precisa saber sobre biblioteca digital!