As aulas no ensino superior são apenas uma parte da equação de uma boa formação, completa e voltada tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal.
Considerando o nível de ensino e as demandas que uma graduação traz para a equipe pedagógica, existem outros fatores que devem ser levados em consideração pela instituição de educação superior (IES). Um deles é inserir conteúdo complementar.
O conteúdo complementar é um recurso pedagógico que visa adicionar mais pontos de contato com as temáticas da disciplina. Ou seja, além das aulas expositivas e da bibliografia obrigatória, os alunos terão outros formatos de experiência.
Além de agregar ao currículo, essas estratégias trazem vantagens como incluir metodologias ativas de ensino, despertar o interesse dos alunos, promover o desenvolvimento de autonomia nos estudos e facilitar o aprendizado para pessoas com diferentes métodos de estudo.
Ou seja, incluir conteúdo complementar no planejamento da disciplina faz toda a diferença para o impacto que ela terá no curso e em seus alunos.
Plano de ensino e suas características
Um plano de ensino superior é elaborado pelo professor, alinhado ao projeto pedagógico do curso, e lista o conteúdo da disciplina em questão. É direcionado tanto pelas deliberações da IES quanto pelas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC).
Aqui, constam os detalhes sobre a disciplina como um todo. Engloba, por exemplo, a programação das aulas, as atividades de avaliação, a bibliografia e a metodologia utilizada.
É uma forma de delimitar as temáticas e preparar alunos para o semestre, principalmente para que o processo de ensino-aprendizagem seja produtivo e o aluno possa se manter a par do que deve ser estudado.
Além de explicar o que o docente visa transmitir durante as aulas, esse plano também visa determinar como esse aprendizado será feito, quais são os objetivos, relações entre conteúdos e com que ferramentas os estudantes terão contato na disciplina.
Esse é o momento em que entra o conteúdo complementar: é ele que expande não apenas a bibliografia, mas também as estratégias de ensino do curso.
O que é um conteúdo complementar?
O conteúdo complementar é, em linhas gerais, um momento de aprendizado que vai além da sala de aula tradicional. Para concretizar teorias, demonstrar exemplos, colocar os estudantes em momentos de prática ou até mesmo oferecer novas perspectivas, o docente utiliza métodos de ensino além de aulas expositivas.
Com isso, os alunos podem aprender por conta própria, uns com os outros e até mesmo com sua própria vivência na atividade, criando um ambiente mais ativo e colocando-o como decisor no próprio processo de formação.
O conteúdo complementar não está restrito a um formato: é possível utilizar literatura, documentários, jogos, experiência prática, eventos e muito mais, como forma de incentivar a pluralidade na educação superior.
Benefícios do conteúdo complementar na IES
Além de trazer ganho para os alunos, tornando o aprendizado mais amplo, incluir conteúdo complementar no currículo também é benéfico para a IES.
Essa estratégia cria dinamismo e identidade do curso, o que, por sua vez, faz com que o projeto pedagógico elaborado pela coordenação se destaque no meio acadêmico e no mercado de trabalho. Confira algumas das vantagens que esse conteúdo extra traz:
Incentivo à autonomia
A autonomia do aluno, no ensino superior, é uma das habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas. Isso porque saber gerir o próprio tempo e ter a responsabilidade de acordo com prazos e com a carga de estudos necessária ajuda a criar o hábito de manter uma rotina adequada às suas demandas.
Na prática isso significa que o aluno fica responsável por realizar ou consumir o conteúdo complementar em seu próprio tempo, de acordo com a programação das aulas durante o semestre.
Isso torna esse processo duplamente benéfico: não só incentiva o aluno a buscar a própria estratégia de estudos, como também permite que ele faça revisões do conteúdo visto em sala de formas diferentes.
Interdisciplinaridade
Um dos principais fatores que fazem a instituição de ensino superior se destacar perante o mercado e os futuros estudantes é a possibilidade de ter conteúdo interdisciplinar.
Muitas contam com cursos em diferentes áreas correlatas e poderiam se beneficiar de conteúdos complementares que englobassem todas elas.
É o caso, por exemplo, de atividades como semanas temáticas. Nelas, o aluno pode assistir a palestras e participar de workshops que tenham a ver com seus interesses. Quando esse evento é ofertado dentro da IES, ele permite que alunos de diferentes cursos interajam entre si e com o conteúdo complementar uns dos outros.
Estudos na rotina do aluno
É importante que o aluno tenha constância em seus estudos, para evitar matéria acumulada e desafios extras ou sobrecarga na hora de estudar para as avaliações.
Pensando nisso o ideal, é claro, é ter uma rotina de estudos que inclua revisar o conteúdo assim que ele foi visto em sala e fazer atividades que facilitem a fixação.
Aqui, por exemplo, complementar na forma de quizzes pode ajudar a testar o aluno no que ele absorveu durante as aulas e permitir que ele guie seus estudos.
Diversidade no contexto acadêmico
A diversidade de experiências e vozes é fundamental para a construção de um currículo que seja alinhado ao mundo contemporâneo. Além de oferecer teorias, é importante que as disciplinas levem em consideração de onde vem o conteúdo que é utilizado em sala de aula.
Como muitas vezes a diversidade na educação ainda está longe de ser o status quo em bibliografias obrigatórias, o que os docentes podem fazer é incluir essas diferentes vozes na forma de conteúdo complementar.
Orientar que os alunos, por exemplo, assistam a uma palestra ou participem de cursos realizados por pessoas marginalizadas em sua área de atuação.
Valorização dos diferentes tipos de aprendizado
Nem todo aluno aprende da mesma forma. Há quem consiga fixar melhor o conteúdo quando ele é visto em sala de aula durante aulas expositivas com o professor.
Outros preferem escrever resumos sobre a matéria para incorporar o conhecimento, mas também há formas de aprender com multimídia ou até mesmo com atividades práticas que colocam em contexto prático a ideia vista durante a exposição.
Vale lembrar que esse ponto também tem a ver com diversidade: afinal, existem por exemplo alunos com TDAH e alunos disléxicos que precisam de adaptações durante o aprendizado para ter um contato mais positivo conteúdo e fixar melhor o que é visto nas disciplinas. O conteúdo complementar pode ser parte desse processo
Crescimento da IES
Como benefício extra também está o crescimento da reputação da instituição de ensino.
Quando ela se dedica a criar um currículo multifacetado e ir além das atividades feitas em sala de aula, isso faz com que chame a atenção de potenciais alunos, facilitando na captação e criando uma imagem positiva para o mercado de trabalho.
Como consequência, ela terá mais busca no futuro terá a oportunidade de criar novas turmas e cursos de acordo com a demanda.
Engajamento do aluno
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que um currículo com conteúdo complementar ajuda a construir um ambiente de aprendizado em que o aluno se sinta mais engajado a participar.
Como existem diferentes formas de entrar em contato com o conteúdo, a pessoa terá mais momentos variados de estudo e se sentirá mais preparada para participar de atividades em sala de aula.
Além de promover um aprendizado mais completo, também dá aos alunos as ferramentas necessárias para poderem trazer dúvidas e iniciar discussões, permitindo que as aulas sejam mais produtivas e interessantes para todos envolvidos.
Como trabalhar o conteúdo complementar na sala de aula?
Se você pretende inserir conteúdos complementares na grade curricular da sua IES, é importante alinhá-los às necessidades de cada curso e à proposta pedagógica. Alguns exemplos são:
Workshops e palestras
Para promover diferentes formas de aprendizado, uma ideia é organizar palestras e workshops dentro do curso. Isso pode acontecer tanto dentro da sala de aula, com professores e palestrantes convidados, como também na criação de semanas temáticas e eventos que englobam toda a instituição de ensino.
Eles permitem que o aluno escute a visão de outros aspectos na área trazendo diferentes vivências e oportunidades de conhecer a atuação no mercado de trabalho.
Cursos de extensão
Os cursos de extensão podem ser oferecidos tanto para os alunos quanto para membros externos da comunidade e permitem ampliar a formação com as temáticas correlatas à grade curricular obrigatória.
Então a IES pode – e deve – oferecer cursos de férias, cursos de atualização e difusão de conhecimento, oportunidade de atividades online e diferentes formas de difusão de conteúdo que não estejam restritos à sala de aula.
Laboratórios
As disciplinas laboratoriais também permitem conteúdo complementar. Essa proposta envolve ir além da aula expositiva e incentivar a cultura maker na educação.
Por exemplo, em caso de cursos de comunicação e marketing, é possível elaborar veículos de divulgação dentro da IES. Para cursos de ciências da natureza, aulas de bancada colocam em prática a teoria. Já no Direito e nas Relações Internacionais ou Comércio Exterior, que tal criar simulações de eventos reais?
Quizzes e jogos
Outra proposta é inserir atividades gamificadas nas aulas de ensino superior. Assim, o docente deve utilizar os recursos narrativos e a estrutura em fases de jogos para colocar o aluno em contato com o tema.
Essa estratégia envolve distribuir os conteúdos em objetos de aprendizagem que poderão ser abordados de acordo com o desempenho do aluno na fase anterior.
Além de trazer ludicidade para o ensino, também permite que o professor faça os diagnósticos necessários de participação e rendimento dos alunos.
Estudos de caso
Estudos de caso podem ser ótimas maneiras de colocar o aluno em contato com o conteúdo. O docente pode propor uma atividade de consultar arquivos em relação a uma empresa da área e oferecer feedback em relação a disciplina estudada.
Dessa forma o aluno poderá, por conta própria, entender as dinâmicas da teoria na prática que ele encontrará no mercado de trabalho.
Competições
A competição no ensino superior é menos difundida que sua versão do ciclo básico, mas também é válido criar atividades que incentivem o desempenho dos alunos de uma forma saudável.
Existem olimpíadas de conhecimento que são destinadas aos alunos do ensino superior e podem ser muito benéficas. Tanto porque a premiação oferece incentivos, quanto porque o estudo para essas competições também é uma forma de rever o conteúdo das disciplinas.
Disciplinas online
As disciplinas online ajudam os coordenadores de curso no ensino superior a elaborar estratégias de ensino que envolvam tanto o conteúdo obrigatório quanto o conteúdo complementar.
Nelas, o aluno encontra uma trilha de aprendizado relacionado ao conteúdo estudado durante o curso, com aulas síncronas e assíncronas. Além disso, com vídeos gravados e fóruns de discussão é possível acessar e rever o conteúdo a qualquer momento e tirar as dúvidas que surgirem, facilitando o processo de estudo e promovendo o diálogo entre os alunos e o docente.
Também é uma forma de utilizar a tecnologia educacional para aproximar o diálogo, mesmo com os alunos que estudam a distância. Nessas plataformas é possível criar publicações com a bibliografia, os prazos, os resumos das aulas e até mesmo inserir links e documentos de conteúdos complementares.
Então, por exemplo, se uma discussão em aula levou a um debate sobre filmes que envolvem o assunto, o docente pode indicá-los posteriormente dentro do ambiente virtual de aprendizagem.
DONS e curso de Direito: benefícios
A Saraiva Educação oferece diferentes soluções de aprendizado de acordo com as demandas do ensino superior contemporâneo. Uma delas é a solução Disciplinas Online Saraiva (DONS).
Nela, os coordenadores escolhem quais disciplinas fazem parte do currículo de seu curso e contratam o serviço. A partir daí os alunos terão acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, que conta com vídeos gravados sobre o assunto, livros didáticos e conteúdo complementar de acordo com a estratégia educacional do professor.
A ferramenta trabalha com objetos de aprendizagem, ou seja, unidades de conteúdo que façam parte de uma disciplina, promovendo aprendizado completo de cada um deles para que seja possível continuar com o conteúdo.
Essa estratégia faz com que o aluno compreenda completamente uma temática antes de começar a aprender a temática seguinte, evitando lacunas no conhecimento e promovendo um aprendizado mais completo.
Além das disciplinas online, a Saraiva Educação oferece outras soluções que trazem conteúdo complementar para sua grade curricular. Conheça nossas ferramentas de ensino e aprendizagem e fale com nossos especialistas para escolher a solução que mais complementa a sua IES.