Conhecer e aplicar diferentes ações comerciais para captação de alunos é fundamental para a Instituição de Ensino Superior (IES) se manter competitiva, principalmente em tempos de crise.
Ainda que um recente estudo da Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostre que 94% dos alunos de faculdades particulares querem continuar estudando, a busca por novas matrículas deve ser constante.
Logo, tais estratégias precisam ser bem estruturadas para que o valor do Custo por Aquisição de Clientes (CAC) não seja maior que os investimentos necessários em Marketing, atendimento, vendas etc.
Neste artigo, vamos mostrar 7 ações comerciais para captação de alunos para que você possa aplicar conforme a necessidade da sua IES. Confira!
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7 ações comerciais para captação de alunos
A concorrência é um grande desafio quando a questão é propor ações comerciais para captação de alunos. Por isso, é fundamental investir em ideias assertivas para conquistar novos estudantes.
O primeiro passo é contar com uma boa análise de dados para colocar as ações em prática, seja para tornar o atendimento da instituição mais personalizado, oferecer facilidades de adesão, entre outras.
Veja, a seguir, as 7 ações comerciais para atrair novos potenciais alunos para a sua IES!
1. Ofereça atendimento personalizado e adequado
O destaque entre as ações comerciais para captação de alunos é o atendimento personalizado, pois é ele que diferencia sua instituição de ensino da concorrência.
Atender de forma personalizada é adaptar a linguagem, o tratamento e as ações para entregar as melhores soluções aos futuros alunos.
Portanto, não se trata de produzir roteiros prontos, mas sim de incentivar a equipe a pensar em diversos aspectos ao atender uma pessoa interessada em fazer um curso na sua IES.
Por isso, considere:
- fazer uma comunicação humanizada;
- oferecer retornos imediatos;
- manter um histórico dos interessados;
- passar confiança na instituição.
2. Crie uma régua de e-mails com cases de alunos
Uma régua de e-mail consiste no contato contínuo com seus potenciais alunos de forma segmentada, independentemente da fase de relação que eles se encontram com o seu estabelecimento de ensino.
Essa régua é muito utilizada para a manutenção do relacionamento, fomentando, assim, as conversões em vendas.
Para que ocorra a continuidade na comunicação, é preciso selecionar algumas ideias de mensagens para a construção dos e-mails, mostrando cases de alunos, por exemplo. Elas podem incluir:
- depoimentos positivos de ex-alunos ou de atuais sobre a instituição;
- conquistas de cargos importantes;
- destaques em empresas;
- construção de carreiras bem-sucedidas etc.
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3. Forneça promoções e condições especiais
Oferecer descontos e condições especiais de matrícula também faz parte das ações comerciais para captação de alunos.
As promoções podem ser oferecidas em períodos sazonais, com a utilização de alguma data comercial importante na área da educação ou com pagamentos realizados até o vencimento da fatura, por exemplo.
Já as condições especiais podem ser aplicadas como uma alternativa para as instituições de ensino que possuem mensalidades mais altas. Eliminar as taxas de rematrícula é outra maneira de atrair novos alunos.
Em todas as propostas, as IES devem se preocupar em encontrar uma combinação praticável dessas taxas, promoções e condições especiais de estudo, para que seja possível a manutenção da sua gestão financeira.
4. Tenha uma atuação comercial em eventos
Feiras estudantis, mostra de profissões, conferências e diversos outros eventos na área da educação também são ótimas alternativas para atrair novos alunos.
Eles aproximam as pessoas da sua instituição, que pode ampliar a rede de contatos e fortalecer ainda mais sua imagem no mercado.
Essa atuação é muito importante, já que muitos alunos do ensino médio não têm tanta clareza sobre os cursos que querem fazer. Logo, isso gera uma excelente oportunidade para apresentar os diferenciais da sua IES.
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5. Retome o contato com pessoas que não se matricularam
Voltar a contactar pessoas interessadas que ainda não se matricularam, também está entre as ações comerciais para captação de alunos.
Isso pode acontecer por diversos motivos: condições financeiras, falta de tempo, pouco interesse na proposta recebida etc.
Dessa forma, sua IES deve estruturar 2 tipos de estratégias:
- ativa: enviando um e-mail, mensagem direta ou ligando. Dessa forma, é possível criar uma conexão com a outra pessoa com o objetivo que ela escute o que será dito, sem apresentar grandes resistências, pois a comunicação já ocorreu uma vez. Portanto, fale suas razões para retomar o contato e pergunte se existe interesse em agendar uma nova conversa.
- passiva: nesse caso, vale utilizar as estratégias que incluem ofertas próprias para esse público e o uso da automação para continuar a comunicação com a pessoa, oferecendo conteúdos focados e específicos para a sua necessidade.
6. Divulgue o portfólio da instituição
Muitas instituições de ensino têm receio de apresentar seu portfólio para que a concorrência não fique sabendo das suas atividades. Contudo, esse é um pensamento errôneo, já que mostrar os atrativos e diferenciais de uma IES gera mais chances de atrair alunos.
Assim, informe as grades e ementas dos cursos, os programas multidisciplinares, notas de qualidade da entidade, se oferece ensino a distância, se existem parcerias com empresas empregadoras, o índice de empregabilidade após a graduação, os programas de pós-graduação, os valores da marca, enfim, o conteúdo de toda a campanha para captação.
Dessa forma, ao divulgar todos os atributos que tornam a sua instituição mais atrativa perante as concorrentes, muitas pessoas podem ser instigadas a ingressar nela.
7. Ofereça amostras dos cursos
Se os cursos da sua IES são bons e transformadores, as pessoas precisam receber essa informação.
Sendo assim, desenvolver a opção de “amostra gratuita” também pode estar entre as ações comerciais para captação de alunos.
Isso pode ser feito disponibilizando algumas aulas grátis, oferecendo um capítulo de um material didático desenvolvido para o curso, alguns dias de acesso à plataforma de aprendizagem, enviando conteúdos e webinars etc.
Todas essas ações podem ser focadas em atrair as pessoas e aumentar a curiosidade em conhecer os diversos cursos superiores oferecidos.
Se interessou pelas ações comerciais para captação de alunos que abordamos e quer adotá-las na sua IES? Aproveite para conhecer também estratégias de marketing inovadoras que você pode alinhar a essas ações!