Conheça 8 livros sobre metodologias ativas

Conheça as metodologias ativas ainda mais a fundo com esses 8 livros que separamos para você!
Livros sobre metodologias ativas: fotografia de uma pessoa lendo um livro e fazendo anotações em um caderno.

Já há alguns anos, as metodologias ativas aparecem como grandes tendências na educação. E não é por menos: os novos modelos de aprendizagem são capazes de otimizar a participação dos alunos, melhorar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais efetivo.

Entretanto, aplicar as metodologias ativas no ensino superior não é uma tarefa simples. Afinal, elas transformam o modelo clássico expositivo das salas de aulas e mudanças tão profundas podem ser complexas.

E para desenvolvê-las na prática, nada melhor do que se apoiar na teoria, certo? Por isso, separamos 8 livros sobre metodologias ativas para você entender melhor sobre o assunto. Confira!

8 livros sobre metodologias ativas

Abaixo, listamos 8 livros sobre metodologias ativas, entre outros temas, que vão te ajudar a aplicar essas estratégias de aprendizagem na sua IES.

Em sua maioria, eles abordam diferentes tipos de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem, como:

  • Aprendizagem baseada em projetos e problemas
  • Ensino Híbrido
  • Design Thinking
  • Sala de aula invertida
  • Aprendizado entre pares e grupos
  • Gamificação, entre outros.

Continue a leitura e confira os livros que separamos para você!

1. Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa – Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

O conceito de “metodologias inovativas”, definido pelas autoras, é considerado um termo guarda-chuva que abarca conceitos e estratégias inovadoras para a educação.

Reunindo essas e outras metodologias de áreas como pedagogia, psicologia cognitiva, administração e computação, as autoras trazem esses temas de maneira prática, com linguagem dialógica e recursos visuais.

Tudo para explicar e exemplificar como as metodologias ativas se ajustam às demandas contemporâneas e trazem inovação para a educação. Seja ela presencial, à distância, híbrida ou corporativa.

2. Design instrucional 4.0 – Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti, Delmir Peixoto de Azevedo Júnior, Osvaldo Nogueira

A educação corporativa, muitas vezes, lidera diversos processos de aprendizagem de forma bastante inovadora. Dessa forma, muitas empresas mostram formas contemporâneas de ensinar e aprender que podem ser aplicadas também nas escolas e Instituições de Ensino Superior (IES).

Em Design Instrucional 4.0, os autores narram relatos e casos reais de gestores de inovação de instituições como Fundação Dom Cabral, Universidade Petrobras e Universidade Bradesco, que transformaram a educação em seus meios ao aliar estratégias de ensino e novas tecnologias educacionais.

Algumas das estratégias citadas no livro são:

  • Estratégias (cri)ativas
  • Microaprendizagem
  • Trilhas de aprendizagem personalizadas
  • Atividades gamificadas
  • Design institucional orientado a dados
  • Design Thinking
  • Design da experiência de aprendizagem.

3. Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa – Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

Nessa obra de Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti, o Design Thinking é apresentado com o objetivo de inovar no campo educacional.

E para mostrar como essa abordagem pode ser aplicado no cenário da educação, as autoras trazem exemplos de projetos em sala de aula aplicados em IES como:

  • Universidade de Stanford
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT)
  •  Escola Superior de Propaganda e Marketing  (ESPM)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Fundação Getulio Vargas (FGV)
  • Fundação Instituto de Administração (FIA).

4. Data Science na Educação: Presencial, a Distância e Corporativa – Andrea Filatro

Esse livro de Andrea Filatro aborda de forma didática e esclarecedora algumas das principais tendências tecnológicas na educação.

Em Data Science na Educação os leitores são convidados também a refletir sobre o conceito de Educação Inteligente e as potencialidades da combinação de inteligência computacional e da singularidade humana.

E vale lembrar que a obra não é indicada apenas para IES com ensino a distância, mas sim para todos os tipos de instituições de educação, com aulas online ou não.

5. Desenvolvimento de Aulas Práticas no Ensino Remoto e Híbrido – Camila Baleiro Okado Tamashiro

O ensino híbrido é uma das metodologias ativas mais faladas do momento, combinando estratégias e práticas do ensino presencial e do ensino a distância.

Nesse livro de Camila Tamashiro, você encontra um guia prático de como aplicar o ensino híbrido na prática em sua IES, levando em consideração fatores como:

  • Missões educacionais
  • Relações interpessoais
  • Inserção de tecnologia no cotidiano. 

6. Como preparar conteúdos para EAD: Guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa –  Andrea Filatro

Nesse livro, Andrea Filatro aborda de forma prática e didática diferentes metodologias para aplicação de um ensino a distância de qualidade!

A autora lista e descreve as principais etapas de preparação de conteúdos para EaD, considerando as necessidades da aprendizagem contemporânea e o papel dos alunos neste cenário.

7. Métodos de Ensino em Direito. Conceitos para um Debate – José Garcez Ghirardi

Levando em consideração a inovação na educação superior e nos cursos de Direito, essa obra organizada por José Garcez Ghirardi tem como objetivo contribuir para ampliar o debate sobre o ensino do Direito.

Os artigos publicados são de autoria de diferentes professores que explicam suas opções didáticas na organização do curso e de atividades específicas, levando em consideração diferentes metodologias.

Banner de divulgação do ebook gratuito "Tendências 2021 para o ensino superior". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-tendencias-2021?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

8. Produção de conteúdos educacionais – Andrea Filatro e Sabrina Cairo

Em Produção de conteúdos educacionais, Filatro e Cairo abordam como os conteúdos didáticos são produzidos nas novas modalidades de ensino, como a educação híbrida e Educação a Distância (EaD).

As autoras abordam a perspectiva de uma produção multidimensional que realmente faz a diferença no processo de aprendizagem dos alunos.

Além de apresentarem a base teórica, as autoras também descrevem e ensinam como se dá a gestão da produção e indicam atividades que podem ser aplicadas na IES.

Esperamos que tenha gostado das nossas referências e que essa bibliografia seja de grande auxílio na transformação e inovação da sua IES!

E agora que você já conhece esses livros sobre metodologias ativas de aprendizagem, que tal conhecer também outras metodologias de ensino inovadoras para sua IES? Confira já o nosso artigo sobre o tema!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.