“A sociedade atual exige que a universidade não somente capacite os acadêmicos para futuras habilitações nas especializações tradicionais, mas principalmente, que tenha em vista a formação dos mesmos, para desenvolver suas competências e habilidades em função de novos saberes que se produzem e que exigem um novo tipo de profissional.” (destaques nossos)
Esse trecho foi retirado do artigo Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior, ele aborda a relevância que a interdisciplinaridade tem assumido no processo ensino-aprendizagem na educação superior.
No entanto, apesar de ser um conceito debatido desde o século XX, o ensino interdisciplinar apresenta barreiras na prática, sendo ainda pouco aplicado nas instituições de educação superior (IES).
Sob essa perspectiva, preparamos este artigo onde passaremos por pontos como:
- Qual o conceito de interdisciplinaridade?
- Como surgiu a interdisciplinaridade no Brasil?
- Qual a função da interdisciplinaridade?
- Qual a importância da interdisciplinaridade no ensino superior?
- Qual a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?
- Como a interdisciplinaridade pode ser aplicada no ensino superior?
Tenha uma ótima leitura!
Qual o conceito de interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade é a integração entre duas ou mais áreas do conhecimento. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias, práticas e fórmulas, para obter a compreensão sistêmica do objeto de estudo.
Em outras palavras, a interdisciplinaridade busca a intersecção entre conteúdos. Pois, dessa maneira, permite que os alunos elaborem uma visão mais ampla a respeito das disciplinas.
No artigo A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem, Juares da Silva Thiesen traz o conceito de interdisciplinaridade para Paulo Freire, vale destacar:
Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade e com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada. (destaques nossos)
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Como surgiu a interdisciplinaridade no Brasil?
No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade foi introduzido no cenário educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 5.692/71. Posteriormente, adquiriu mais força com a nova LDB nº 9.394/96 e a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Todas elas influenciam o trabalho educacional para a compreensão sistêmica do processo de ensino-aprendizagem, como veremos ao longo deste artigo.
Sobre o contexto histórico do surgimento do conceito no país, as autoras Neide Rodrigues Favarão e Cíntia Araújo pontuam que:
“No Brasil, na década de 1970, a interdisciplinaridade na educação foi a inovação encontrada para redirecionar o processo ensino-aprendizagem. Muitos estudiosos já falaram na mudança, chegando até a vislumbrar a possibilidade dela, porém, conservam, ainda, na sua forma própria de ser educador, pesquisador e de dar aulas, um patriarcado – resistência tradicional em obedecer ao estado maior – que enquadra, rotula, modula, cerceia e limita. Poucos são os que se aventuram a viver a alteridade, porque é caro o preço que se paga pela mudança de ciclo.” (destaques nossos)
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Qual a função da interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade possui o objetivo de enriquecer a visão de mundo dos estudantes. Afinal, é por meio dessa abordagem que as habilidades de criatividade, observação, integração e pensamento crítico são desenvolvidas nos alunos.
Em outras palavras, a interdisciplinaridade auxilia na formação de cidadãos informados e empáticos. Além disso, a transversalidade entre as disciplinas estimula a autonomia do aluno, para enxergar soluções diferenciadas aos problemas apresentados.
Por fim, a prática interdisciplinar busca romper com os padrões tradicionais de construção do conhecimento de maneira fragmentada, a partir da integração, o que favorece análises críticas para um mesmo assunto. Reafirmando, assim, a validade e importância das metodologias ativas no ensino superior.
Qual a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?
A educação multidisciplinar aborda determinado tema a partir da perspectiva de diversas disciplinas. Ou seja, é uma forma de ensino que engloba diferentes conteúdos, para que os estudantes entendam mais sobre um tema específico e consigam compreendê-lo a partir de uma visão geral.
Esse método de ensino permite que os estudantes possam solidificar os conhecimentos e informações trabalhados em sala de aula. No entanto, na multidisciplinaridade não existe uma interação entre as matérias do currículo, sendo esta a principal diferença com o ensino interdisciplinar.
Como visto, a interdisciplinaridade tem o objetivo de fazer com que as disciplinas dialoguem entre si e se complementem. Desse modo, a interdisciplinaridade tem a capacidade de integrar as diversas áreas do conhecimento, permitindo a troca de experiências, assim como a cooperação.
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O que é um ensino interdisciplinar?
No ensino interdisciplinar, a equipe pedagógica analisa os temas que são comuns a duas ou mais disciplinas. Em seguida, os professores de cada matéria estudam a melhor forma de trabalhar os assuntos de forma integrada durante as aulas.
Essa metodologia de ensino possibilita que os conteúdos ganhem mais sentido para os alunos. Sendo assim, eles têm a chance de perceber o quanto os aprendizados fazem parte do cotidiano.
Sobre o assunto, Neide Rodrigues Favarão aponta:
“A interdisciplinaridade surge em decorrência da diversidade de várias disciplinas, aproveitando sua identidade individual e suas idéias, que são aceitas como enriquecimento e complementaridade de aquisições e concepções coletivas. Ela só ocorre quando cada um dos envolvidos consegue ser autônomo o suficiente para confiar em si mesmo, para reconhecer os erros, e ao mesmo tempo, apontar soluções criativas” (Fazenda, 1994, p. 39). (destaques nossos)
Exemplo de questão com abordagem interdisciplinar
As questões interdisciplinares geralmente apresentam ao examinando uma situação-problema que exige o conhecimento em mais de um tema.
É o caso dos Exames de Ordem. Como a interdisciplinaridade é uma das características mais marcantes do Exame OAB, muitos estudantes acabam encontrando certa dificuldade nos enunciados que envolvem assuntos relacionados.
Mais uma razão pela qual essa abordagem metodológica deve ser bem trabalhada durante o curso de direito. A título de ilustração, observe essa questão interdisciplinar do Exame de Ordem:
OAB – Exame de Ordem Unificado – XXIII – Primeira Fase (2017)
Paulo foi preso em flagrante pela prática do crime de corrupção, sendo encaminhado para a Delegacia. Ao tomar conhecimento dos fatos, a mãe de Paulo entra, de imediato, em contato com o advogado, solicitando esclarecimentos e pedindo auxílio para seu filho.
De acordo com a situação apresentada, com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores, deverá o advogado esclarecer que:
Alternativas:
- Diante do caráter inquisitivo do inquérito policial, Paulo não poderá ser assistido pelo advogado na delegacia.
- A presença da defesa técnica, quando da lavratura do auto de prisão em flagrante, é sempre imprescindível, de modo que, caso não esteja presente, todo o procedimento será considerado nulo.
- Decretado o sigilo do procedimento, o advogado não poderá ter acesso aos elementos informativos nele constantes, ainda que já documentados no procedimento.
- A Paulo deve ser garantida, na delegacia, a possibilidade de assistência de advogado, de modo que existe uma faculdade na contratação de seus serviços para acompanhamento do procedimento em sede policial.
Gabarito da questão: Letra D.
Como podemos perceber, apesar de constar na parte da prova destinada à área de Processo Penal, essa questão faz a relação interdisciplinar com a matéria de ética e encontra fundamento no Art. 7º, XXI, do Estatuto da OAB.
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Qual a importância da interdisciplinaridade no ensino superior?
É muito importante que a educação seja entendida e trabalhada de forma interdisciplinar no ensino superior. Pois essa abordagem ajuda o aluno a desenvolver sua capacidade de visão crítica e, assim, contribuir como agente ativo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
A esse respeito, Neide Rodrigues Favarão e Cíntia Araújo ressaltam que:
“A interdisciplinaridade pode auxiliar na dissociação do conhecimento produzido e orientar a produção de uma nova ordem de conhecimento, constituindo condição necessária para melhoria da qualidade do Ensino Superior, mediante a superação da fragmentação, uma vez que orienta a formação global do homem”. (destaques nossos)
No mesmo sentido, o autor Juares da Silva Thiesen aponta para a importância de um ensino interdisciplinar:
“Um processo educativo desenvolvido na perspectiva interdisciplinar possibilita o aprofundamento da compreensão da relação entre teoria e prática, contribui para uma formação mais crítica, criativa e responsável e coloca escola e educadores diante de novos desafios tanto no plano ontológico quanto no plano epistemológico.” (destaques nossos)
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Como a interdisciplinaridade pode ser aplicada no ensino superior? Confira 5 dicas
- Siga as recomendações da LDB;
- Construa um currículo interdisciplinar;
- Treine o corpo docente;
- Aposte em atividades lúdicas;
- Invista em tecnologia.
1. Siga as recomendações da LDB
Uma das formas de incluir uma abordagem interdisciplinar na sua IES é seguir as recomendações da própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996).
A LDB engloba as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que vão além de currículos mínimos obrigatórios estabelecidos pelo MEC, para prezar também pela flexibilidade e liberdade dos agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
2. Construa um currículo interdisciplinar
A interdisciplinaridade pode, e deve, se materializar nas metodologias de ensino, no currículo e na prática docente. Dessa forma, a construção de um currículo interdisciplinar é imprescindível para quem deseja adotar essa metodologia nas instituições de ensino.
Nesse sentido, é interessante que os currículos contenham uma articulação da teoria e prática indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, é fundamental que ele seja pensado e formulado com base na realidade social dos discentes.
3. Treine o corpo docente
Criado o currículo interdisciplinar, é necessário proceder com a formação do corpo docente, para que ele esteja apto a compartilhar uma visão sistêmica com os alunos.
Para tanto, invista em treinamentos e ofereça ferramentas adequadas para que os professores consigam transmitir o conhecimento integrado.
4. Aposte em atividades lúdicas
De fato, os benefícios das atividades lúdicas nas IES são inúmeros; é o caso, por exemplo, da gamificação na educação. Por isso, considere criar atividades de cunho interdisciplinar dessa natureza, aproveitando as diversas possibilidades existentes.
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5. Invista em tecnologia
A tecnologia será sua aliada para desenvolver a interdisciplinaridade em sala de aula e até mesmo em ambientes virtuais extraclasses. Portanto, considere investir em recursos digitais para integrar conteúdos e trabalhá-los com os alunos.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre ferramentas de metodologias ativas e como fazer a melhor escolha para sua IES