A comunicação interna da sua Instituição de Educação Superior (IES) tem, realmente, feito com que os profissionais se sintam engajados? Este tipo de comunicação deve ser capaz de treinar, liderar e motivar os colaboradores em uma organização, assim como consolidar a cultura e a identidade institucionais junto aos públicos internos.
É preciso que se tenha em mente que colaboradores satisfeitos e que entendam a cultura e os processos internos são capazes de passar essas diretrizes da instituição adiante, para os alunos, gerando também maior senso de pertencimento do corpo discente com a universidade.
Continue a leitura e veja como tornar a comunicação interna da sua IES ainda melhor, com exemplos de ações práticas para você aplicar por aí!
Veja também: Marketing digital na educação superior: estratégias eficazes para alcançar o público-alvo
O que deve ser feito para melhorar a comunicação interna?
Diversas ferramentas podem ser usadas pela gestão da sua instituição de educação superior para otimizar e tornar mais efetivo o contato com os profissionais que atuam na IES.
No livro Gestão de Marketing e Comunicação, o autor Mitsuru Higuchi Yanaze fala sobre o emprego crescente de tecnologias interativas para a otimização da comunicação interna, como a intranet, o e-mail e o chat corporativo, além de outras plataformas de compartilhamento, gestão estratégica de projetos e relacionamento interno. A esse respeito:
“Tais plataformas podem ser bem aproveitadas para promover sinergia de trabalho ao conectar colaboradores em diferentes escritórios e também possibilitar o desenvolvimento de relatórios conjuntos de atividades.
Da mesma forma, a intranet se torna uma base sólida para a realização de pesquisas internas e também para o desenvolvimento de campanhas de comunicação administrativa, institucional e até mercadológica internas.
Diversas organizações estão adotando aplicativos próprios para colaboradores internos se valendo de toda a tecnologia dos smartphones que promovem uma comunicação pessoal e em tempo real para otimizar processos internos“, explica. (destaques nossos)
Qual é o papel do gestor na comunicação interna?
O gestor educacional deve desenvolver uma estratégia de comunicação interna consistente e efetiva em manter alinhadas as expectativas de toda a comunidade acadêmica quanto à sua função e relevância para a IES.
Neste sentido, elencamos a seguir algumas dicas para otimizar a atuação do gestor:
- Mantenha os dados organizados;
- Incentive o trabalho em equipe; e
- Aumente o engajamento dos colaboradores.
Saiba mais:
1. Mantenha os dados organizados
Centralizar as informações importantes em um único sistema é uma forma de fazer com que os colaboradores consigam acessar os dados que precisam rapidamente.
Um software de comunicação pode ser um caminho de reunir e segmentar o perfil dos seus alunos, por exemplo, de modo que os docentes possam ter acesso a tais informações de maneira prática.
Também pode ajudar a dar mais celeridade à comunicação com os próprios discentes, permitindo que se envie e-mails facilmente para determinados grupos.
Leia também: Benefícios da gestão estratégica: entenda como aplicar na sua IES
2. Incentive o trabalho em equipe
Manter a sua IES operando de forma adequada envolve muito trabalho em equipe. E mais: que se considere que todas as atividades realizadas na instituição têm o potencial de impactar de algum modo a qualidade do ensino e do serviço no estabelecimento.
Tomemos como exemplo a função dos assistentes administrativos. Eles são chave para garantir que todas as informações estejam corretas e não se desencontrem. Além disso, ajudam a assegurar a produtividade de todos os envolvidos no processo pedagógico.
3. Aumente o engajamento dos colaboradores
Um dos grandes desafios para os gestores educacionais é envolver os colaboradores com a cultura e os valores da IES, além de aprimorar a comunicação junto a eles. Muitos não se veem motivados ou encorajados a opinarem sobre a gestão de processos na educação.
Neste sentido, para que os colaboradores se sintam valorizados e desenvolvam um senso de pertencimento com a instituição, vale apostar em algumas ações práticas.
Primeiro, encoraje a interação, incentivando a participação dos profissionais em tomadas de decisão que envolvam a função exercida por eles. É preciso mostrar para os colaboradores que a opinião deles é relevante e considerada pela IES.
Outro ponto importante é oferecer desenvolvimento profissional, a partir de um plano de carreira que mostre o caminho que deve ser seguido pelo colaborador para o seu crescimento dentro da organização. Invista na formação continuada de professores!
Por fim, proporcione momentos de descontração para que a equipe interaja e converse sobre assuntos que fujam de seu escopo de trabalho.
3 dicas de ações práticas de comunicação interna para a sua IES
Como você pôde ver até aqui, a comunicação interna é responsável por motivar e, até mesmo, treinar os colaboradores de uma organização, de modo que eles possam passar adiante a cultura e os valores institucionais e colaborar com a conquista de melhores resultados.
Mas, como fazer comunicação interna na prática? Confira 3 dicas estratégicas:
- Crie um calendário de ações anuais;
- Defina um responsável; e
- Invista em recursos tecnológicos.
Saiba mais:
1. Crie um calendário de ações anuais
Ao definir previamente um calendário com cada ação que será realizada pela sua IES (eventos internos, treinamentos, entre outros), é possível planejar melhor tais ações, especialmente no que diz respeito a custos e responsáveis por desempenhá-las.
Além disso, fica mais fácil definir os objetivos mais amplos que serão alcançados ao visualizar todas as indicações realizadas no calendário em conjunto.
2. Defina um responsável
Designar alguém para realizar treinamentos de equipe e manter o time atualizado com as melhores práticas definidas a partir das diretrizes previstas na cultura organizacional também é chave para uma comunicação interna de sucesso. Todos devem estar alinhados e entender a missão, a visão e os valores da instituição.
Leia também: O que são, para que servem e como aplicar as TICs na educação
3. Invista em recursos tecnológicos
Displays de TV, e-mails, aplicativos e até e-books podem ser usados para promover a comunicação com os profissionais da sua IES.
A comunicação interna empregada com o amparo da tecnologia (inclusive, da tecnologia educacional) é importante para permitir que procedimentos sejam otimizados.
Deste modo, os processos se tornam mais eficientes, as atividades são desempenhadas com muito mais segurança e, consequentemente, a motivação da equipe aumenta.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a importância da comunicação interna para as IES. Continue acompanhando o nosso blog e aproveite para conferir também o conteúdo que produzimos sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.