O marketing digital já se consolidou como uma estratégia de sucesso. Além de ter um menor custo para o negócio, ele também atinge públicos cada vez mais específicos, e pode ser “customizado” para ampliar as chances de sucesso. Apesar disso, não é incomum se perguntar: como usar o marketing digital na educação superior?
Neste artigo, a Saraiva Educação te explica como o marketing digital pode ser uma ferramenta para a captação e retenção de alunos na sua instituição de educação superior (IES). Além disso, ainda te contamos quais soluções fazem a diferença na hora de se destacar entre os concorrentes. Confira!
Como usar o marketing digital na educação superior?
O marketing digital diz respeito a todas as estratégias de marketing que tomam forma nos ambientes digitais — desde as redes sociais, até blogs especializados. Por ser tão abrangente, esse tipo de marketing pode ser uma ferramenta muito útil nas instituições de educação superior, desde que usado corretamente.
Para que funcione, é fundamental estruturar um plano de marketing coerente com os objetivos da IES. Além disso, é preciso ter em mente se a estratégia será usada para captar alunos ou para retê-los na instituição.
Captação de alunos com o marketing digital
A captação de alunos pode ser um processo difícil quando não estamos devidamente preparados para ele. No entanto, o primeiro passo para torná-lo mais simples é entender que, hoje em dia, os futuros alunos da sua IES têm mais chances de escolhê-la se têm acesso a informações de forma facilitada.
Daí a importância da presença online e de uma boa estratégia de marketing educacional. Para garantir a eficácia dessa estratégia, invista em conteúdos informativos e que respondam às dúvidas mais comuns dos estudantes.
Outro aspecto importante para captar alunos usando o marketing digital é fazendo com que a sua IES chegue até eles bem cedo. Ou seja: a IES precisa ser capaz de atrair a atenção dos estudantes quando eles ainda estão explorando suas opções. E, para isso, é necessário saber quais ambientes online ocupar e como se comunicar com esse público.
Por fim, a captação de alunos se torna mais fácil quando a sua IES oferece soluções que fazem uma diferença real na vida desses estudantes. Um exemplo bastante comum é a matrícula online, mas você também deve investir em soluções digitais mais completas.
Retenção de alunos com o marketing digital
A retenção de alunos não é um processo tão diferente da sua captação. A mudança fundamental está no fato de que, para que os estudantes não abandonem os cursos e deixem a IES, é preciso que ela atenda às suas necessidades mais urgentes. Para isso, deve-se construir uma gestão da permanência eficaz.
Por exemplo: se os alunos costumam ter problemas financeiros e, por isso, deixam o curso, por que não divulgar a adesão da IES ao FIES? Ou, se as turmas não são participativas, por que não explorar mais formas de estimular a motivação dos alunos?
Independentemente das estratégias usadas para manter os alunos na IES, o fundamental é garantir que eles podem ter acesso a uma educação de qualidade sem abdicar de outras áreas da própria vida. E, para isso, as soluções digitais são essenciais.
Por que investir em soluções digitais?
Como nós dissemos, as soluções digitais são um importante diferencial na hora de captar e reter alunos na sua IES. E elas têm tudo a ver com o marketing digital, uma vez que podem ser usadas para atrair cada vez mais pessoas para a instituição de educação superior.
O principal benefício de investir em soluções digitais está no fato de que elas são coerentes com as necessidades dos estudantes de hoje em dia. Afinal, possibilitam que os estudos aconteçam em um ambiente com o qual eles estão familiarizados, e tornam o aprendizado mais dinâmico e mais atrativo.
Por fim, podem ser conciliadas com outras atividades — profissionais ou não —, o que faz com que o estudante não tenha que optar entre duas áreas da sua vida. Ou seja: são mais inclusivas e mais eficientes na hora de promover a aprendizagem.
Conheça as soluções da Saraiva Educação
Se você quer saber mais sobre soluções digitais que realmente fazem a diferença na IES para os estudantes, está na hora de conhecer as soluções da Saraiva Educação. Confira:
Biblioteca Digital Saraiva (BDS)
A biblioteca digital é uma ferramenta cada vez mais importante para os estudantes, uma vez que promove acesso facilitado e personalizado aos materiais de estudo. E, com a Biblioteca Digital Saraiva (BDS), a sua IES tem acesso a um acervo amplo, especializado e com o selo de qualidade da Saraiva Educação.
Dentre as principais vantagens, citamos:
- Acesso facilitado aos materiais dos cursos, de qualquer lugar e a qualquer momento;
- Possibilidade de personalizar os livros, com anotações e grifos;
- Diminuição dos custos da IES com as bibliotecas tradicionais;
- Inclusão de alunos, que não precisam se deslocar para obter novos livros e podem mudar detalhes como tamanho da fonte e cor da página, tornando a leitura mais agradável.
Disciplinas Online Saraiva (DONS)
As Disciplinas Online Saraiva foram pensadas para complementar o curso de Direito em todas as modalidades de ensino. Dentre as principais vantagens desta solução, podemos mencionar:
- auxilia a produção de conteúdos digitais especializados;
- conta com diferentes metodologias e estratégias de ensino que mantêm os estudantes engajados e participando ativamente da própria aprendizagem.
Enade Saraiva
O Enade Saraiva é uma plataforma digital completamente preparada para auxiliar os alunos que precisam fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além de conteúdos exclusivos que ajudam a treinar os estudantes para a prova, ela:
- oferece um relatório de desempenho da turma;
- identifica se os processos adotados em sala de aula são coerentes com os conteúdos cobrados na prova;
- auxilia a adoção de estratégias mais assertivas de ensino.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como usar o marketing digital na educação superior. Se você quer saber mais sobre soluções digitais, não deixe de conferir todas as soluções universitárias da Saraiva Educação!