A cultura organizacional é um dos fatores definidores da competitividade das empresas na atualidade. Ela é um elemento de muita importância na gestão estratégica das corporações, pois será determinante para o clima interno, o relacionamento dos funcionários e o engajamento da equipe.
Para as instituições de educação superior (IES), isso não é diferente. Afinal, elas precisam se destacar dentro de um mercado extremamente competitivo, que é o caso do setor educacional.
No momento de decidir onde vão estudar, os alunos avaliam fatores como a qualidade do ensino, infraestrutura física, e também os valores e propósitos da instituição – elementos que são determinados pela cultura organizacional.
Dessa forma, para manter seu negócio competitivo e com uma boa captação de alunos, os gestores universitários devem se atentar tanto aos princípios quanto à missão da IES. Uma vez que são eles os responsáveis por construir e delinear a cultura organizacional.
Os valores, definidos por eles, são essenciais para a tomada de decisões, impactando diretamente os resultados econômicos da universidade.
Neste artigo, explicaremos o que é cultura organizacional e a sua importância. Também traremos dicas de como desenvolvê-la, para que você a utilize como um diferencial competitivo em sua IES. Confira!
Confira: Os desafios do gestor universitário: como lidar com as demandas do mundo acadêmico
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de valores, missões, hábitos, crenças e expectativas que existem dentro de uma instituição. Ela define a forma como uma empresa trata seus funcionários e também seus clientes.
Podemos compará-la a uma espécie de identidade institucional. A partir da cultura definida por uma corporação, esperamos certas atitudes, práticas e comportamentos.
No contexto das IES, a cultura organizacional é definida pelos gestores. Ela influencia todas as políticas e diretrizes internas, e é um fator determinante para a tomada de decisão.
Por exemplo, se uma IES tem o ESG (do inglês: Environmental, Social and Governance; em português: Ambiental, Social e Governança) como um valor, é esperado que tenha políticas internas efetivas de sustentabilidade, diversidade e inclusão entre seus colaboradores.
Ao mesmo tempo, quando é necessário tomar uma decisão, sempre levará estes fatores em consideração. É um desafio da gestão educacional colocar estes valores e missões na prática, por meio de ações efetivas, no dia a dia da IES.
Leia mais: A importância da gestão ambiental na universidade
Qual a importância da cultura organizacional para as IES?
Podemos dividir a importância da cultura organizacional para as IES em três pilares. São eles:
- Impacto social;
- Clima interno;
- Competitividade.
Entenda:
1. Impacto social
O primeiro aspecto que destaca a importância da cultura organizacional para as IES é o seu impacto social. As universidades são um espaço de experimentação e desenvolvimento de novos profissionais.
Assim, a IES transmite seus valores e hábitos aos alunos. Trata-se de algo que será potencializado, à medida que os futuros profissionais podem levar esta cultura para novos ambientes, como seus espaços de trabalho. Por isso, deve haver cuidado e responsabilidade na definição da cultura organizacional.
2. Clima interno
Empresas com um bom clima interno, nas quais os funcionários se sentem ouvidos, acolhidos e têm suas demandas atendidas, ganham um efeito positivo em sua produtividade. Também os colaboradores acreditam nos propósitos da instituição, o que aumenta sua motivação.
Por consequência, é importante que a IES tenha uma política de valorização de seus funcionários. Eles devem ter possibilidades de desenvolvimento dentro da instituição, além de ter suas opiniões respeitadas e acolhidas.
Tudo isso é definido pela cultura organizacional e mostra a sua importância para um clima interno de diálogo e tolerância.
3. Competitividade
Por fim, este elemento é de suma importância para a competitividade da faculdade, enquanto negócio. A cultura organizacional é um fator determinante para os estudantes, no momento de decidir onde vão se matricular.
A instituição deve estar atenta às questões da atualidade, e se posicionar em relação a elas. Deve desenvolver uma cultura de ética, integridade e responsabilidade socioambiental.
Logo, tem de comunicar seus valores e propósitos de maneira clara, e mostrar as ações que toma para atingi-los. Isso pode contribuir para a captação e também para a retenção de alunos – afinal, eles acreditam na universidade em que estudam, aumentando o senso de comunidade.
Confira também: Saiba como transformar sua IES com a gestão da inovação
Como desenvolver a cultura organizacional? Confira 4 dicas
Como vimos, na atualidade, é essencial que as IES tenham uma boa cultura organizacional. Um dos desafios para os gestores é o desenvolvimento dela dentro da instituição.
Na lista abaixo, separamos algumas dicas úteis para este processo. Confira:
- Defina os valores e missão da IES;
- Compartilhe e dialogue com os funcionários;
- Comunique, de maneira clara, a cultura organizacional;
- Esteja aberto para receber feedback.
Saiba mais:
1. Defina os valores e missão da IES
Valores são um conjunto de crenças que definem aquilo que é mais importante para a IES. Aquilo que ela acredita, defende e valoriza — os comportamentos e atitudes esperados de seus colaboradores.
Já a missão é a razão de ser da universidade, isto é, qual o seu propósito. Ela é muito importante para a definição de objetivos, pois vai orientá-los diretamente. Também para as estratégias, que são os passos necessários para atingir os objetivos.
Todos estes fatores são componentes da cultura organizacional. No processo de criação, é necessário que elementos como ética e responsabilidade socioambiental sejam considerados. Os gestores devem ter muita clareza de seus valores e missão, pois, como vimos, são norteadores da tomada de decisões.
2. Compartilhe e dialogue com os funcionários
Em seguida, a IES deve compartilhar seus valores, missão e objetivos com os funcionários. É muito importante que todos estejam alinhados, afinal, são os colaboradores que colocarão estas ações em prática.
Logo, desde que eles chegam à universidade, esta comunicação deve ser feita de maneira clara. Ao longo de seu desenvolvimento dentro da instituição, devem existir possibilidades de diálogo, para que os funcionários possam propor estratégias, por exemplo.
3. Comunique, de maneira clara, a cultura organizacional
A IES deve comunicar explicitamente a sua cultura organizacional. Todos devem ter acesso a um documento com os valores, missões e objetivos da empresa.
Portanto, é indispensável que os gestores cuidem dessa estratégia de comunicação. Muitas empresas deixam isso acessível não só a seus colaboradores, como também ao público. É algo que fortalece a transparência, e deixa claro o que o cliente pode esperar daquela instituição.
4. Esteja aberto para receber feedback
Por fim, a IES deve incentivar o feedback, e criar ferramentas específicas para recebê-lo. Os colaboradores devem ser ouvidos, e sua opinião considerada, o que contribui para a criação de um ambiente de abertura e diálogo.
Isso é um fator essencial para um bom clima interno, e também para aumentar a motivação dos funcionários. A IES deve se esforçar para tomar ações efetivas que caminhem em direção a seus valores e na concretização de seus objetivos.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre cultura organizacional. Que tal também conferir este post com dicas essenciais para uma gestão universitária de excelência?