As universidades e a própria educação têm passado por grandes mudanças ao longo dos anos. Elas são frutos tanto das novas gerações de estudantes que ingressam nestas instituições de educação superior quanto das constantes mudanças na conjuntura socioeconômica e cultural. Diante disso, a gestão universitária se torna cada vez mais desafiadora.
Como importantes agentes no processo de construção social, as universidades dependem de uma gestão preocupada em proporcionar qualidade de vida à comunidade acadêmica. Mais do que isso, capaz de estimular a participação e interação entre todos os atores sociais envolvidos: sociedade, estudantes, professores e gestores.
Neste artigo, você irá entender o conceito de gestão universitária e seus principais desafios, além de encontrar algumas dicas-chave para uma gestão eficiente e eficaz. Boa leitura!
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O que é gestão universitária?
O conceito de gestão universitária passa pelo entendimento do papel da universidade e das instituições de educação, em geral. Ou seja, vai além dos conceitos tradicionais de gestão, relacionados aos processos de implantação de ações de planejamento estratégico.
A universidade é uma estrutura administrativa, um sistema político, um centro científico, uma academia, um foco cultural e uma fonte de valores. Isto é, uma estrutura de muitas complexidades. Desta forma, exige um alto nível de especialização funcional e constantes processos de tomada de decisão, a nível político, social e econômico.
A gestão universitária, portanto, envolve a administração de um conglomerado educacional. Para tanto, utiliza-se de planejamento, tecnologia, pesquisa, influência de mercado e reconfiguração de gestão, entendendo a complexidade e multiplicidade da estrutura universitária.
O objetivo é o aperfeiçoamento das atividades educacionais e administrativas, com a oferta de ferramentas que melhorem o aproveitamento do aprendizado e, consequentemente, a elaboração de soluções inovadoras.
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Quais são os principais desafios para uma boa gestão universitária?
O complexo sistema universitário brasileiro é composto de tipos distintos de instituições – públicas federais e estaduais, comunitárias, confessionais e particulares –, cada uma delas compreendendo universidades de porte, localização e propósitos distintos.
Essa diversidade implica em problemas e desafios próprios de cada setor e de cada tipo de instituição. Não há, portanto, uma receita que possa ser universalizada para atender a todos os setores, embora seja possível identificar um núcleo comum de questões pertinentes entre eles.
Um dos principais desafios para uma boa gestão é a articulação dos espaços de diálogo, entre todos os sujeitos que estão envolvidos nos processos de aprendizagem e que compõem a instituição.
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Nas palavras da Reitora Wrana Maria Panizzi, um dos maiores desafios para uma boa gestão universitária é:
“(…) fazer com que a instituição universitária trabalhe a partir de um plano e de um projeto institucional, que a Universidade não fique vinculada aos projetos individuais de cada um, do professor, ou a um projeto de um reitor ou a de uma reitora, ou a um projeto do chefe de departamento, de um coordenador de uma pesquisa, mas que a gente consiga trabalhar no contexto de um projeto institucional”. (destaques nossos)
A partir de um plano e de um projeto institucional, bem como da articulação dos espaços de diálogo entre os sujeitos, é possível superar os outros desafios que aparecerão durante a gestão.
O estabelecimento dessa inter-relação entre o ambiente educacional e a comunidade interna e externa, associado a uma gestão colaborativa e voltada às especificidades da instituição de educação, é a receita para o sucesso.
4 dicas para uma boa gestão universitária
Além das sugestões acima, veja algumas dicas práticas para uma boa gestão universitária:
- Contratação de biblioteca digital;
- Atendimento ao estudante;
- Aplicação de metodologias de ensino inovadoras;
- Avaliação de desempenho institucional.
1. Contratação de biblioteca digital
A biblioteca digital já se consolidou no ambiente educacional como uma alternativa à biblioteca física. Não no sentido de substituí-la, mas de complementá-la, democratizando o acesso às obras.
O Ministério da Educação (MEC), inclusive, reconhece esse mecanismo tanto para cursos presenciais quanto para os realizados a distância, sendo possível utilizar modelos virtuais ou híbridos de biblioteca para a sua instituição.
Alguns dos benefícios trazidos pelas bibliotecas digitais são:
- Disponibilidade de um acervo rico e diverso;
- Processo de empréstimo de obras facilitado;
- Presença de um acervo digital;
- Desenvolvimento de atividades online interativas;
- Utilização de questões abertas nas avaliações;
- Incentivo à leitura nas redes sociais;
- Indicações de obras para diferentes perfis de leitores.
2. Atendimento ao estudante
A comunidade acadêmica – formada por docentes, alunos e colaboradores – necessita estar em perfeito equilíbrio para que o ambiente seja favorável ao aprendizado. Uma boa gestão universitária deve se preocupar em entender as necessidades dos acadêmicos e em proporcionar um atendimento qualificado aos estudantes.
O acesso aos gestores mantém a comunidade acadêmica engajada, participativa e satisfeita, já que terão suas expectativas ouvidas e solucionadas.
3. Aplicação de metodologias de ensino inovadoras
As metodologias de ensino inovadoras pretendem proporcionar ao aluno uma emancipação no processo de aprendizagem, a partir da somatória das ferramentas disponíveis, como internet e outras tecnologias de comunicação.
Confira as principais metodologias de ensino inovadoras:
- Aprendizagem criativa;
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Aprendizagem baseada em problemas;
- Aprendizagem em equipes;
- Metodologia ágil;
- Ensino híbrido;
- Cultura maker;
- Design thinking.
O desenvolvimento e aplicação de metodologias inovadoras nas instituições de ensino satisfazem a necessidade de transformação do ambiente acadêmico em um espaço vivo e participativo. Sua adoção melhora a gestão universitária, aumentando a retenção de alunos e os índices de aprendizagem.
4. Avaliação de desempenho institucional
A avaliação de desempenho institucional tem grande importância dentro da gestão de uma universidade. A partir dela, pode-se identificar lacunas e verificar novas formas de aumentar a eficácia da instituição. Com as informações obtidas na avaliação de desempenho, torna-se possível o estabelecimento de estratégias focadas nas necessidades da instituição.
Instituições de educação com porte de universidade não podem se valer da improvisação. É fundamental o estabelecimento de metas, programas e projetos, que precisam ser quantificados, no curto, médio e longo prazos. A avaliação é uma ótima ferramenta para realizar esse planejamento.
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Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre gestão universitária e que consiga utilizar as dicas apresentadas para otimizar ainda mais a administração da sua IES. Continue no nosso blog! Aproveite para entender também como a Saraiva Digital pode melhorar os resultados da sua instituição.