Em um contexto de modernização do ensino, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é uma das ferramentas mais essenciais para as IES (Instituições de Educação Superior). Afinal, nos últimos anos, a área da educação passou por transformações, em especial após a pandemia de covid-19.
Segundo o Inep, entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade EaD (ensino a distância), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%.
Ademais, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 62,8% do total em 2021. Isso significa que a maioria dos alunos opta pelo ensino superior a distância.
Uma outra modalidade de ensino que também tem ganhado força é o ensino híbrido. Ele quebra a dicotomia entre EaD e presencial, propondo uma terceira realidade, que integra estas duas modalidades.
Todas estas novas possibilidades de ensino constituem um desafio para as IES. Pois elas devem pensar nas demandas específicas destes cursos, e no uso das ferramentas apropriadas.
É neste contexto que o AVA entra, possibilitando que as aulas ocorram de modo online, com uma experiência de aprendizagem rica e interativa.
Neste artigo, você vai ficar por dentro do uso do AVA no ensino superior. Explicaremos o que são estas plataformas, seus objetivos, tipos e as vantagens do uso delas. Boa leitura!
O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma que permite que aulas virtuais aconteçam. Ele simula uma sala de aula, permitindo o compartilhamento de materiais e a interação entre alunos e professores.
O AVA pode ser um software ou um site. O estudante consegue acessá-lo pelo seu computador, tablet ou smartphone, sendo necessária apenas uma conexão com a internet.
As potencialidades deste ambiente virtual são muitas. Professores e alunos podem conversar e trocar materiais. Conteúdos complementares, como textos e vídeos, podem ser compartilhados por meio da plataforma.
Além, é claro, da parte prática: exercícios e provas podem ser aplicados no ambiente virtual.
Dessa forma, o curso todo pode ser realizado no AVA, com as aulas, materiais audiovisuais e avaliações online.
Qual o foco principal do AVA?
O foco principal do AVA é viabilizar a realização de cursos a distância, ou em formato híbrido, com uma experiência de aprendizagem rica.
Isto é, o ambiente virtual não só transpõe as aulas para o meio digital, como também faz as adaptações necessárias. Ele garante que os alunos possam interagir entre si e com o professor.
Também dá autonomia ao estudante, que pode explorar os conteúdos no seu tempo: fazer as leituras disponíveis, assistir a vídeos, e tirar dúvidas com o docente por meio de conversas particulares ou fóruns.
O aluno consegue fazer exercícios e saber onde errou, e também realizar as provas. Pode ele mesmo gerir seu aprendizado, identificando as dificuldades, e solucionando-as, por meio de leituras ou da ajuda do professor.
Assim, em uma mesma plataforma, o graduando consegue acompanhar todas as disciplinas, saber as atividades que tem de realizar e resolver as avaliações.
Quais os três tipos de AVA?
Os ambientes virtuais podem ser usados de diversas maneiras, dentro das escolas e universidades. Confira os três tipos principais de AVA:
- Ensino superior a distância;
- Ensino superior híbrido;
- Plataforma complementar.
Leia mais sobre cada um:
1. Ensino superior a distância
O primeiro tipo de AVA é aquele com o objetivo de realizar cursos totalmente a distância. Assim, a plataforma é a principal aliada do estudante. Por meio dela, ele assiste às aulas, tem acesso às leituras e às provas.
Na atualidade, o número de ingressantes em cursos a distância já supera a modalidade presencial. Desse modo, as IES devem estar atentas às ferramentas de ensino disponíveis – como o AVA e bibliotecas digitais –, a fim de cada vez mais oferecer aulas a distância melhores.
2. Ensino superior híbrido
O ensino híbrido no ensino superior tem por objetivo integrar as modalidades presencial e a distância. Propõe assim um terceiro caminho, aproveitando as potencialidades de cada um dos modos de ensinar.
O AVA para a modalidade híbrida é, muitas vezes, utilizado para o oferecimento de aulas assíncronas, a que o aluno assiste conforme a sua disponibilidade. As aulas presenciais também podem ser complementadas por conteúdos online.
Assim, materiais extras, tanto em texto como audiovisual, podem ser disponibilizados na plataforma.
3. Plataforma complementar
O terceiro tipo de AVA é aquele utilizado como plataforma complementar para o ensino presencial. Isso pode acontecer tanto com escolas, como com universidades.
Nos dois casos, o ambiente virtual oferece conteúdos extras. Afinal, hoje, os alunos crescem muito conectados. O AVA é uma maneira de utilizar as tecnologias digitais a favor da educação, disponibilizando materiais que possam engajar os estudantes nas diversas matérias.
Um caminho para fazer isso é investir na gamificação, oferecendo recompensas aos alunos, conforme eles avançam nos conteúdos das disciplinas. Ou até mesmo apresentando a matéria por meio de jogos, como um quiz educativo.
Quais são as vantagens do AVA?
Na lista abaixo, confira os benefícios da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem nas universidades:
- Personalização do ensino;
- Autonomia do aluno;
- Uso de metodologias ativas;
- Enriquecimento da experiência de aprendizado;
- Flexibilidade;
- Atualização.
Conheça cada uma delas:
1. Personalização do ensino
O AVA permite que o ensino seja personalizado, de acordo com as demandas e habilidades de cada estudante. Desse modo, o professor considera o conhecimento que o aluno já tem, e, a partir das necessidades dele, pode disponibilizar materiais e conteúdos extras.
Este processo permite uma aprendizagem significativa. O graduando está em interação constante, seja com o professor ou com seus colegas de sala. A trilha do seu aprendizado é construída de uma maneira particular, segundo suas necessidades.
Essa personalização do ensino se dá não só em termos de interesses, como também em termos de velocidade. Alunos com dificuldade em certas disciplinas podem passar por elas de maneira mais lenta, respeitando o desenvolvimento do seu aprendizado.
2. Autonomia do aluno
No ambiente virtual, o aluno tem plena autonomia para gerenciar suas disciplinas, assistir às aulas e ler os materiais. Ele é o protagonista no seu processo de aprendizagem.
Assim, consegue aprender no seu próprio ritmo. Caso fiquem lacunas depois das aulas, ele pode recorrer aos materiais, disponíveis em uma biblioteca digital, por exemplo. Ou trocar com colegas e professores, por meio de fóruns.
Ou seja, ele mesmo identifica as defasagens em seu aprendizado, e age a fim de consertá-las. Uma consequência dessa autonomia do aluno é seu maior engajamento. Afinal, é ele que é o agente de construção do seu conhecimento, a partir das diversas experiências disponíveis no AVA.
3. Uso de metodologias ativas
O campo da educação é caracterizado por um grande dinamismo. Constantemente, as IES estão pensando em formas de melhorar o ensino, tornando-o mais rico e significativo aos graduandos.
Em especial, com as tecnologias digitais, tem-se repensado as dinâmicas de sala de aula. O uso de metodologias ativas é um dos caminhos potencializados pelas TICs na educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), como é o caso do AVA.
As metodologias ativas consideram o aluno como parte central, integrante e ativa do próprio aprendizado. Transforma-se o modelo tradicional do ensino, no qual o professor é detentor do conhecimento, e o deposita nos alunos, que assumem um papel passivo.
Com o ambiente virtual, o estudante está sempre em interação com o professor, seja por meio de chats ou fóruns. Ele aprende com autonomia, mobilizando aquilo que já sabe e também complementando com os diversos materiais disponibilizados na plataforma.
A participação do estudante é parte essencial do uso do AVA, de modo que seu protagonismo é estimulado durante todo o processo.
4. Enriquecimento da experiência de aprendizado
Como vimos, a atual geração já cresce muito conectada. Seu modo de aprender é multimídia: acontece por vídeos, podcasts, livros e games, por exemplo. Dessa forma, por que não utilizar estas ferramentas também em um contexto formal de educação?
O AVA permite uma experiência de aprendizado múltipla. A aula síncrona com o professor não é a única maneira de adquirir conhecimentos. Por meio da plataforma, podem ser disponibilizados vídeos, palestras, áudios e textos. Assim, todos os jeitos de aprender são contemplados.
A experiência educativa se torna mais rica. Caso um conteúdo não fique claro por meio da leitura de um texto, o graduando pode recorrer a um vídeo. Ou ouvir um podcast sobre o assunto. Por fim, pode trocar com colegas e professores, debatendo os mais diversos assuntos.
5. Flexibilidade
Muitos universitários conciliam os estudos com o trabalho, tendo uma rotina muito puxada. Por vezes, as atividades da universidade possuem horários demasiadamente rígidos, o que pode contribuir para a evasão de muitos destes alunos.
O uso do ambiente virtual promove uma maior flexibilidade aos graduandos. Isso porque todo o material fica disponível na plataforma, de modo que o aluno pode estudar no seu tempo.
Essa flexibilidade de horários gera um maior engajamento do universitário. Ele não sente que ficou para trás, podendo sempre aprender nos horários mais convenientes.
6. Atualização
Uma outra vantagem do uso do AVA é que o material pode ser atualizado a qualquer momento, de maneira simples. Basta que o professor se conecte à internet, e atualize a área do aluno com novos conteúdos.
Isso é importante, porque o aprendizado do aluno nunca fica defasado. Ele sempre tem acesso àquilo que é mais novo.
Além disso, essa possibilidade de atualização permite um ensino ainda mais personalizado. Se a turma está com dificuldades em um assunto específico, o professor pode atualizar a plataforma com materiais extras de reforço, por exemplo.
Portanto, as disciplinas são atualizadas constantemente, a partir da interação com a classe.
Qual o papel do AVA no EaD e no ensino híbrido?
Como vimos, existem tipos de AVA pensados especificamente para cada modalidade de ensino. O EaD e o ensino híbrido têm demandas particulares, de modo que o ambiente virtual adquire papéis diferentes em cada contexto.
EaD
No ensino a distância, o papel do Ambiente Virtual de Aprendizagem é central. É por meio dele que acontecem as aulas, e também a comunicação entre estudantes e professores.
Portanto, todas as disciplinas online são organizadas nesta plataforma. Por meio dela, são disponibilizados:
- Aulas;
- Cronograma das disciplinas;
- Comunicados;
- Chats e fóruns entre alunos e professores;
- Materiais complementares;
- Avaliações.
Assim, contar com um bom ambiente virtual é obrigatório para o oferecimento de cursos a distância.
Ensino híbrido
O ensino híbrido integra a modalidade presencial com o EaD. As aulas ocorrem ora online, ora presencialmente.
Dessa forma, o papel do AVA é duplo no ensino híbrido: deve permitir que as aulas ocorram de maneira virtual, e também complementar as matérias ministradas presencialmente.
Sabemos que as tecnologias são aliadas importantes no processo educacional. Por consequência, todas as potencialidades do AVA podem ser utilizadas para ampliar ainda mais as aulas presenciais. Por exemplo, com conteúdos digitais que enriquecem a experiência de aprendizado.
Já nas aulas online, o AVA tem papel central, afinal, é a sala de aula por meio da qual as disciplinas são ministradas.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Que tal também conferir este post para aprender como montar um curso EaD?