Sabe-se que os avanços tecnológicos recentes tiveram grande impacto na educação. Isso se deu, por exemplo, através da necessidade de criação de estratégias de marketing educacional.
No entanto, o setor também foi atingido de forma mais estrutural, por meio do surgimento de novas metodologias e maneiras de acompanhar os alunos. Uma dessas mudanças é o acompanhamento da aprendizagem dos alunos através de dados, o chamado Learning Analytics.
Esse conceito engloba a importância do monitoramento de dados para a tomada de decisão estratégica, e auxilia muito a otimizar sua gestão acadêmica.
Neste artigo, explicaremos por que esse acompanhamento da aprendizagem dos alunos através de dados é importante e como ele pode ser feito. Vamos lá?
Qual a importância do monitoramento para o acompanhamento dos alunos?
A tomada de decisões baseadas em dados tem se tornado uma prática muito comum em diversos setores. Também chamada de “Data Driven”, ou “Guiada por Dados”, essa prática ganhou espaço na administração de negócios por ampliar as chances de uma tomada de decisão assertiva.
Na educação, ela ganhou o nome de Learning Analytics, e o seu objetivo principal é identificar pontos de melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o acompanhamento da aprendizagem dos alunos se dá de maneira mais detalhada.
A importância do uso de uma ferramenta como essas na educação é a capacidade de proporcionar uma maior personalização do ensino. Com ela, as instituições de educação superior (IES) podem propor soluções adequadas aos problemas enfrentados pelo corpo discente.
Outra grande vantagem é que o monitoramento de dados para o acompanhamento dos alunos permite uma aplicação melhor direcionada de metodologias ativas. Assim, a adesão às aulas e às tarefas propostas tende a ser maior e melhor.
Dentre os benefícios observados a partir do uso dessa ferramenta, podemos mencionar:
Como acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos?
A educação do futuro exigirá das instituições de educação superior que se adaptem a novas demandas. Uma delas é a personalização da aprendizagem, que conta com estratégias inteligentes para recolher dados e aplicá-los.
Para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos usando uma ferramenta de dados, a sua IES precisa se preocupar com dois pontos centrais: como esses dados serão coletados, e como eles serão interpretados depois.
Como coletar dados acadêmicos?
Para a primeira etapa desse processo, é preciso ter em mente que o acompanhamento da aprendizagem através de dados deve ser feito de forma automática, mas também deve ser direcionado. Isso significa que, embora a coleta de dados seja feita por um programa, ele precisa saber o que olhar e como.
Parece confuso, mas, na verdade, é muito simples. Uma maneira de usar os dados para fazer o acompanhamento dos alunos, por exemplo, é através do desempenho deste aluno na plataforma digital de aprendizagem.
Se a sua Instituição trabalha com ensino híbrido ou é uma IES que oferece a opção de ensino superior a distância, a plataforma provavelmente já é uma realidade para os seus alunos. Por isso, basta usar as informações oferecidas por ela para ter uma maior dimensão de como está o aproveitamento das aulas e o desempenho desses estudantes.
Você pode observar:
- A proporção de alunos que realiza as atividades dentro do tempo estimado;
- A proporção de alunos que assiste às aulas;
- Quantos estudantes fazem o download de materiais extras;
- Se existe procura pela monitoria ou pelos materiais citados no curso; etc.
Essa recolha de dados não é feita manualmente. O acompanhamento da aprendizagem dos alunos através de dados deve ser feito de forma automática, por um programa ou uma solução que os ofereça. Mas quem determina o que vai ou não ser “recolhido” é você — e como esses dados vão ser usados, também.
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Como trabalhar com os dados de ensino coletados?
Agora que você já recolheu as informações, é necessário pensar nos próximos passos. Para trabalhar com os dados coletados, deve-se pensar nas possíveis informações que podem ser extraídas deles.
Ao definir o que seria observado e quais dados seriam coletados para que houvesse o acompanhamento da aprendizagem, foi preciso estabelecer parâmetros de consulta.
Por exemplo: foi preciso definir se as notas dos alunos seriam relevantes nesse processo; se você observaria o tempo de permanência em uma aula ou a porcentagem de alunos que não as assiste; etc.
Agora que você já tem essas informações, basta se perguntar: o que elas representam? Há alguns insights que podem ser retirados desses dados, e são essas percepções que vão orientar a tomada de decisão da sua instituição de educação superior.
Por exemplo, suponha que a taxa de alunos assistindo às aulas é bastante satisfatória, mas um número baixo de estudantes está consultando os materiais indicados. O que isso pode representar? E como esse problema pode ser resolvido?
O acompanhamento da aprendizagem através de dados permite muitas percepções, como:
- Quais metodologias estão tendo um efeito positivo;
- Como está a motivação dos alunos durante o período letivo;
- Como os alunos interagem com os materiais, e se o fazem;
- Se existem pontos comuns de dificuldade que devem ser abordados;
- Se é possível melhorar a experiência do aluno na sua IES;
- Qual intervenção pedagógica é adequada para solucionar as dificuldades, etc.
Como aplicar o monitoramento de dados na sua IES?
Para aplicar o monitoramento de dados na sua instituição de educação superior, será necessário contar com um software que atue na sua plataforma de aprendizagem. Se as plataformas usadas pela sua IES não têm essa tecnologia, ficará muito mais difícil identificar possíveis pontos de melhoria.
As soluções da Saraiva Educação já são pensadas para entregar relatórios de dados aos professores, coordenadores e funcionários administrativos. Por isso, é bem mais fácil observar o que está ou não funcionando na IES, e de que maneira as dificuldades podem ser trabalhadas e superadas.
Abaixo, apresentamos duas soluções que auxiliam o acompanhamento de aprendizagem dos alunos através de dados. São elas: a Biblioteca Digital Saraiva e a Solução Enade.
Monitoramento de dados com a Biblioteca Digital Saraiva (BDS)
A Biblioteca Digital Saraiva é uma solução que tem como objetivo principal oferecer conhecimento de verdade, a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso significa, de modo geral, que ela é uma biblioteca digital que visa complementar o ensino da sua IES, oferecendo um material de qualidade para os alunos.
No entanto, isso não é tudo. A BDS possui um acervo com mais de 2.800 títulos atualizados e um acervo específico para o curso de Direito. Mas, além disso, ela também oferece:
- Fácil acesso aos acervos das editoras;
- Atualização contínua das obras.
- Personalização de obras de acordo com a preferência do usuário;
- Relatórios de acesso para acompanhamento;
E são justamente esses relatórios de acompanhamento que permitem que a BDS use dados para acompanhar a aprendizagem dos alunos. Com eles, é possível:
- Usar dados de leitura para acompanhar o engajamento dos alunos;
- Melhorar a experiência dos leitores;
- Identificar quais obras estão sendo consultadas com maior frequência;
- Atualizar os planos de aula e manter o interesse dos estudantes.
O uso de uma tecnologia como a Biblioteca Digital, além de ser um dos critérios de avaliação de bibliotecas do MEC, também permite que os alunos tenham maior contato com os materiais de uma disciplina. E a plataforma da BDS divulga esses dados de forma automática para professores, bibliotecários e funcionários administrativos.
Com esses dados, é possível perceber o que está funcionando ou não, e quais metodologias podem ser aplicadas para resolver problemas. As ações se tornam mais assertivas e os resultados, melhores.
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Relatório de aprendizagem a partir da Solução Enade
Embora seja uma realidade para os cursos superiores, muitos alunos não sabem como funciona o Enade.
Pensando nisso, a Saraiva criou o Solução Enade, cujo principal objetivo é identificar se o processo de aprendizagem adotado na IES é coerente com o que será cobrado na prova.
Por isso, essa solução oferece um diagnóstico detalhado da turma, além de reforço aos conteúdos trabalhados. Consegue, assim, auxiliar no preparo e no bom desempenho dos alunos durante o exame. A Solução Enade permite:
- A elaboração de simulados, exercícios digitais e trilhas de conhecimento;
- A aplicação de simulados diagnósticos, digitais e físicos, todos personalizados;
- Acesso a um extenso banco de questões.
Além disso, a solução oferece relatórios de diagnóstico de aprendizagem, que podem ser usados para traçar um planejamento de ensino que vise a suprir as eventuais deficiências. Assim, os professores terão acesso a dados concretos que indicam:
- Os resultados de cada aluno e turma por habilidade, conteúdo e taxa de acerto;
- Quais decisões estratégicas devem ser tomadas;
- O processo de evolução da turma, através de dashboards personalizadas.
Já os alunos podem:
- Visualizar os próprios resultados em comparação com os da turma;
- Resolver simulados dentro de uma plataforma específica;
- Ter acesso a metodologias de gamificação para construir suas trilhas de aprendizagem de modo autônomo.
Dessa maneira, essa solução Saraiva faz com que haja uma economia no tempo dos professores e maior engajamento da turma. Por fim, possibilita a tomada de decisão assertiva, que tem como consequência direta mais embasamento acerca de quais são as deficiências de uma turma ou de um aluno.
Para além de todos esses benefícios que promovem o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficaz. Isso porque a turma se prepara diretamente para o Enade, lidando com questões semelhantes às da prova original, o que aumenta as chances de sucesso.
Se a sua instituição de educação superior ainda não é adepta do acompanhamento da aprendizagem dos alunos através de dados, não perca mais tempo! Fale com um de nossos consultores para conhecer melhor as Soluções Saraiva Educação!