A inovação pedagógica engloba práticas por meio das quais as instituições de educação superior (IES) buscam se modernizar. Garantindo, assim, a qualidade do ensino e sua competitividade dentro do mercado.
Afinal, o ensino superior é um setor com uma série de desafios. Ele se transforma de acordo com as mudanças sociais, buscando novas metodologias e repensando a relação entre professor e aluno. Seu objetivo é garantir a formação de cidadãos autônomos e críticos, preparados para o mercado de trabalho.
Se pensarmos no contexto atual, as tecnologias da informação e comunicação alteraram profundamente nossas relações. Com frequência, os alunos que chegam à universidade cresceram já inseridos nesse mundo digital, no qual conseguem informações rapidamente, por meio de uma simples pesquisa.
Assim, as IES buscam por inovações no modo de ensinar. Como garantir o engajamento desses estudantes? Como oferecer um ensino cada vez mais personalizado?
Essas são algumas perguntas norteadoras neste percurso. Nele, as tecnologias são aliadas dentro da sala de aula. Também é repensado o modo tradicional de ensinar, valorizando-se metodologias ativas, que enfatizam o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.
Neste artigo, você vai ficar por dentro do tema da inovação pedagógica. Explicaremos o que é este conceito, seus elementos fundamentais e traremos dicas de práticas inovadoras para a sua IES. Boa leitura!
O que é inovação pedagógica?
A inovação pedagógica está relacionada com a adoção de novos processos, tecnologias e formas de ensinar, que resultem em uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Dessa forma, são repensados aspectos estruturais da IES. Como, por exemplo:
Em geral, esta inovação passa pela adoção de metodologias ativas, que enfatizam a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Objetiva-se o desenvolvimento de uma série de outras habilidades dos estudantes, como as competências socioemocionais.
Também passa pela introdução das tecnologias educacionais, que possibilitam que os graduandos aprendam no seu próprio ritmo, e tenham um ensino personalizado conforme suas necessidades.
Confira também: 6 estratégias para melhorar a qualidade do ensino das IES
Como inovar no processo de aprendizagem?
Como as faculdades podem oferecer uma educação inovadora? Esta é uma dúvida muito comum dos gestores das IES. Na lista abaixo, separamos alguns elementos aos quais a gestão deve se atentar. Eles servem de base para as práticas inovadoras, que apresentaremos adiante. Confira-os:
- Personalização do ensino;
- Desenvolvimento de competências socioemocionais;
- Engajamento e protagonismo dos alunos.
Entenda em detalhes:
1. Personalização do ensino
A personalização do ensino é uma proposta pedagógica que considera os interesses, as necessidades e o tempo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, as particularidades de cada estudante são centrais para o processo de aprendizado.
Esta ideia é fundamental para uma educação inovadora. O ensino não pode ser padronizado, pois cada estudante parte de um ponto diferente, de acordo com seu contexto e bagagem.
O ensino personalizado considera os estilos de aprendizagem, as habilidades e dificuldades de cada aluno, traçando estratégias e oferecendo recursos pedagógicos particularizados para cada um deles.
2. Desenvolvimento de competências socioemocionais
Outro aspecto ao qual a IES deve se atentar é relativo ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Elas dizem respeito a estratégias que aprendemos para reconhecer, respeitar e lidar com nossas emoções, em diferentes contextos.
Afinal, estes mecanismos também são aprendidos. Entre eles, estão: autogestão, abertura ao novo, resiliência emocional, engajamento com os outros e amabilidade.
Estas habilidades são essenciais não só para que os estudantes consigam enfrentar os desafios da vida profissional, como também para a formação de cidadãos melhores, com maior consciência social.
3. Engajamento e protagonismo dos alunos
Por fim, as práticas inovadoras devem colocar os alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem, o que contribui para o engajamento deles.
Um dos atuais desafios da educação é garantir a participação e despertar o interesse dos graduandos. Isso pode ser feito por meio de diferentes métodos, que possibilitem que eles trilhem, de maneira autônoma, sua aprendizagem.
As tecnologias educacionais são grandes aliadas neste percurso, oferecendo diferentes objetos de aprendizagem, como vídeos, games e quizzes.
Aprofunde-se no tema: Saiba o que é e os benefícios da gamificação na educação
4 dicas para uma prática pedagógica inovadora
Como materializar as inovações pedagógicas? Na lista abaixo, confira 4 práticas pedagógicas inovadoras que as IES podem adotar, de forma a modernizar seu ensino:
- Invista em ambientes virtuais de aprendizagem;
- Adote metodologias ativas;
- Valorize e treine professores;
- Varie os métodos de avaliação.
Saiba mais sobre cada prática:
1. Invista em ambientes virtuais de aprendizagem
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é uma plataforma digital que funciona como uma espécie de sala de aula virtual. Por meio dele, os professores conseguem ministrar aulas, passar atividades, dialogar com os alunos, e compartilhar materiais.
Se pensarmos na personalização do ensino, o AVA é um excelente aliado. Os professores podem compartilhar conteúdos, de acordo com os interesses e necessidades de cada estudante. Além disso, podem tirar dúvidas, e conversar com cada um deles.
Por outro lado, também estimula o protagonismo do aluno, dado que ele pode explorar a plataforma e trilhar seu próprio caminho. Como os materiais compartilhados são multimídia, a experiência de aprendizagem se enriquece ainda mais. O estudante tem acesso a quizzes, vídeos e textos, por exemplo.
2. Adote metodologias ativas
As metodologias ativas consideram que o aluno é parte ativa, central e integrante do seu próprio processo de aprendizagem. Elas substituem o modelo tradicional, no qual o professor possui um conhecimento e o deposita no aluno.
Assim, por meio de diversas dinâmicas, o estudante é estimulado a ter protagonismo no seu aprendizado. Ele deve questionar, pesquisar e trabalhar em conjunto com seus colegas, além de refletir criticamente sobre os conteúdos.
Ao longo deste percurso, o professor funciona como um guia, estando lá para auxiliá-lo diante das dificuldades. Portanto, trata-se de uma prática inovadora, a qual a IES deve buscar inserir dentro da sala de aula.
3. Valorize e treine professores
Os professores têm um papel essencial na implementação das metodologias ativas, e também no estímulo para que os alunos tornem-se protagonistas de seu processo. São eles que materializam as práticas inovadoras dentro da sala de aula.
Por isso, é essencial que as faculdades valorizem e treinem seus docentes. Isso faz parte da inovação na educação: entender o papel fundamental dos professores para o oferecimento de um ensino de qualidade.
Logo, a gestão das IES deve investir no aprimoramento de seu corpo docente, também estar disponível para dúvidas, e para o feedback deles.
4. Varie os métodos de avaliação
Enfim, é importante repensar as formas de avaliação. Lembre-se de que agora as IES devem estar interessadas em desenvolver uma série de habilidades diferentes de seus alunos, não só em oferecer uma formação teórica.
A variação dos formatos de avaliação também contribui para engajar mais os estudantes. Por isso, pense em outras dinâmicas, como debates, resolução de problemas em equipe, seminários, quizzes e games.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre inovação pedagógica. Que tal também conferir este post que explica como desenvolver as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais?