O processo de avaliação de desempenho é fundamental para a manutenção da qualidade de uma instituição de educação superior (IES). É pela análise de rendimento e correção dos déficits que a equipe pedagógica e administrativa pode oferecer uma melhoria significativa em todos os processos da IES.
Porém, o momento da avaliação de desempenho traz algumas dúvidas em sua implantação. Afinal, com que frequência isso deve ser feito? Quais os índices a serem avaliados? Quem deve ficar responsável pela gestão dos resultados?
Por isso, nesse artigo vamos explorar os principais pontos, por onde começar e como otimizar a avaliação de desempenho em sua IES. Confira!
6 benefícios da avaliação de desempenho na educação superior
Ao organizar uma avaliação de desempenho, a IES está sujeita a análises intensas de suas operações, desde recursos aplicados até o rendimento da equipe. Nesse sentido, é importante reforçar que, apesar de ser um processo que demanda esforços, os benefícios são diversos. Por exemplo:
1. Melhoria da qualidade do ensino;
2. Identificação de oportunidades;
3. Transparência e responsabilidade educacional;
4. Tomada de decisões informadas;
5. Competitividade; e
6. Inovação.
1. Melhoria da qualidade do ensino
Através da avaliação, a instituição pode identificar pontos fracos e fortes no seu desempenho, o que ajuda a melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa oferecidos. Como consequência, os programas evoluem e abrem espaço para uma formação mais ampla e alinhada com a missão educacional da instituição.
2. Identificação de oportunidades
Ao realizar avaliações periódicas, a instituição identifica áreas onde pode melhorar e crescer. Incluindo a expansão de programas, a contratação de mais professores e a aquisição de novas tecnologias.
Um resultado abaixo do esperado pode demonstrar necessidade de investir mais recursos em determinado setor, para corrigir problemas. Por exemplo, se há falta de utilização de ferramentas tecnológicas de aprendizagem, que tal reforçar o letramento digital do corpo docente?
Já caso o desempenho em determinada área seja superior, pode ser o momento de investir em um programa de pós-graduação, abrir mais vagas no curso e ampliar a equipe.
3. Transparência e responsabilidade educacional
É essencial mostrar que a instituição está agindo de maneira responsável e transparente, ponto que deve ser visto durante a avaliação de desempenho.
A IES está cumprindo com suas obrigações e compromissos com os estudantes e a sociedade? Quais são os programas de extensão universitária disponíveis? Como as pesquisas desenvolvidas contribuem para o conhecimento científico e cultural? A grade curricular é diversa e alinhada às demandas da sociedade contemporânea?
4. Tomada de decisões informadas
Com base nas informações obtidas através da avaliação de desempenho, a administração da instituição pode tomar decisões informadas sobre como alocar recursos, como melhorar a qualidade do ensino e como atrair mais alunos.
Esses resultados também funcionam como ponto de partida do desenvolvimento de projetos futuros. De acordo com o que foi observado, a IES pode criar um Projeto Pedagógico de Curso futuro, ampliar sua atuação, contratar profissionais diferentes, entre outras mudanças.
5. Competitividade
Uma instituição de educação superior bem avaliada é mais atrativa para os estudantes, pois indica que a instituição oferece uma educação de alta qualidade.
No processo de escolha de curso, muitos alunos acabam tendo dúvidas sobre o melhor caminho para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao mostrar que sua IES oferece um aprendizado interdisciplinar e diversificado, mais futuros alunos surgirão.
Além disso, para uma graduação de qualidade, é fundamental que o estudante esteja engajado e envolvido em seus estudos e pesquisas. Quando a avaliação de desempenho mostra resultados positivos, é um reflexo da relação positiva entre o corpo discente e as estratégias de ensino, melhorando tanto a atração quanto a retenção de alunos.
6. Inovação
A avaliação de desempenho também pode incentivar a instituição a experimentar novas abordagens e soluções para melhorar a qualidade do ensino.
Por exemplo, durante o processo, a equipe pedagógica entende que há necessidade de incorporar melhor a tecnologia em sala de aula. Com isso, a gestão pode investir em recursos como ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo multimídia e bibliotecas digitais para melhorar a experiência do aluno.
Como é feita a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho em uma instituição de educação superior (IES) pode ser feita de várias maneiras, incluindo:
- Autoavaliação: A instituição pode realizar uma autoavaliação interna, avaliando sua eficácia em relação a seus objetivos e identificando áreas para melhorias.
- Avaliação oficial: É realizada por um órgão regulatório.
- Questionários a estudantes: Obtenção de feedback dos estudantes sobre a qualidade do ensino e infraestrutura da IES.
- Análise de dados: Por meio de coleta de dados, tais como taxas de conclusão, desempenho em exames e satisfação do estudante, a IES organiza índices de desempenho.
- Empresas especializadas: Contratação de consultores de avaliação de desempenho.
De forma geral, a avaliação de desempenho de uma IES é uma combinação de diferentes métodos, pensados para os objetivos e as necessidades da instituição em si. Cada aspecto avaliado pode contribuir direta ou indiretamente para melhorias. Continue a leitura e conheça melhor cada um do métodos que te ajudarão na avaliação de desempenho:
1. Autoavaliação
Uma ferramenta mais imediata, a autoavaliação auxilia a gestão da IES a analisar o cumprimento do projeto pedagógico e das diretrizes educacionais.
Ou seja, o papel aqui é dos próprios gestores e educadores, que precisam refletir sobre o rendimento dos estudantes, das ferramentas pedagógicas, das salas de aula e de sua atuação. Por ser uma forma de avaliação mais subjetiva, tem algumas limitações, mas funciona como norteadora de outras avaliações e ajuda a evidenciar questões mais cotidianas.
Se realizada periodicamente, a autoavaliação também funciona como um histórico do desempenho da IES, principalmente para ser comparado com outras avaliações, com o objetivo de definir estratégias futuras.
2. Avaliação oficial
Essas avaliações, que ocorrem tanto durante a fundação quanto para a manutenção de um curso superior, são realizadas por órgãos regulatórios oficiais. Criado em 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é o órgão do Inep que avalia a educação superior brasileira.
Por meio de três eixos – desempenho dos alunos (Enade), dos cursos e das instituições – o órgão define a capacidade educacional e a qualidade da infraestrutura ofertada pela IES.
A forma de avaliação mais conhecida é o Enade, que classifica a retenção de conhecimento dos alunos concluintes de graduação em todo o país. Mas o Sinaes faz avaliações recorrentes da IES, seja por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) aprovada pelo órgão ou pela realização de avaliações externas.
3. Pesquisas com estudantes
Parte de uma avaliação de desempenho deve estar ligada ao corpo discente. E, além de analisar o rendimento dos alunos nas provas e trabalhos, é preciso ter em mente a opinião e perspectivas dos estudantes.
Aplicar questionários de forma periódica ajuda a entender as tendências de satisfação e insatisfação dos alunos com as disciplinas, formas de avaliação, equipe de professores, tecnologias educacionais, acessibilidade dos recursos, etc. é fundamental.
Pois, com essas informações em mente, a gestão da IES pode realizar reflexões importantes e tomar decisões mais embasadas para o futuro dos cursos disponíveis.
Uso dos dados
Com o crescimento da análise de dados na tomada de decisões empresariais, fica cada vez mais evidente que o mesmo pode ser feito nas instituições de educação superior.
Nesse caso, é importante avaliar índices como rendimento nas avaliações, taxa de empregabilidade, taxa de retenção, número de egressos, proporção de alunos que seguiu para pós-graduação, tempo até a conclusão do curso, entre outros números que podem fazer toda a diferença para estabelecer um histórico de rendimento.
Por meio da análise de dados, é possível extrair e interpretar informações chave para futuras políticas da instituição. O banco de dados também funciona como um arquivo, fundamental para a avaliação a longo prazo da IES, já que fornece um olhar objetivo da realidade da instituição naquele momento.
Com isso, conforme os dados foram sendo coletados, podem servir para definir projetos e melhorias importantes para o rendimento e sucesso da IES.
Avaliações especializadas
Outro método que pode ser benéfico para a instituição é a contratação dos serviços especializados de avaliação de desempenho. Esse serviço é oferecido por empresas de consultoria e pode ajudar a determinar problemas e oportunidades para a gestão.
Com isso, a instituição pode corrigir e criar novas estratégias para garantir uma experiência melhor para seus alunos e professores, além de criar um ambiente de ensino e aprendizagem mais positivo e ter um resultado mais promissor.
Por meio de avaliação externa especializada, as instituições evitam que problemas sejam criados e se tornem questões estruturais, que acabam prejudicando o rendimento em avaliações oficiais. Neste sentido, investir em uma boa preparação pode ser a chave para tornar sua IES mais responsável e competitiva a longo prazo.
7 pontos fundamentais na avaliação de desempenho
Os principais pontos considerados em uma avaliação de desempenho em uma instituição de educação superior (IES) incluem:
- Qualidade do ensino
- Infraestrutura
- Apoio ao estudante
- Rendimento acadêmico dos estudantes
- Competitividade no mercado
- Inovação e pesquisa
- Diversidade e inclusão
1. Qualidade de ensino
Aqui, avalia-se a qualidade do material escolhido, das grades curriculares, da qualificação de docentes e outros pontos essenciais da IES. Questões como planos de aula envolventes, bibliografias completas, uso de metodologias ativas, conteúdo atualizado e formação contínua dos docentes fazem parte dessa avaliação.
2. Infraestrutura
As bibliotecas são atualizadas e bem geridas? Há material – físico e digital – para todos os alunos? Como são os laboratórios, as ferramentas tecnológicas e a manutenção delas? Estes são exemplos de questões fundamentais, que determinam a qualidade da estrutura ofertada pela IES.
3. Apoio ao estudante
Existem dois pontos a serem avaliados nesse contexto. O primeiro é a oferta de apoio financeiro, na forma de bolsas, recursos de permanência e financiamento privado. Esses investimentos permitem que mais pessoas iniciem e concluam o curso, o que melhora o desempenho da IES e atrai alunos.
Já o segundo ponto está relacionado ao apoio ao desenvolvimento do aluno. Os serviços que colaboram com a saúde mental dos estudantes beneficiam toda a comunidade acadêmica, enquanto orientação profissional e pedagógica melhora o rendimento e aproveitamento do curso.
4. Rendimento acadêmico dos estudantes
Esse ponto é o mais visado em avaliações de desempenho. É por meio de um histórico de rendimento acadêmico que a IES desenvolve e ajusta suas diretrizes educacionais, para oferecer um conteúdo rico de forma clara a seus alunos. Por isso, ter métricas de registro e comparação desses índices auxilia o projeto pedagógico institucional a curto e longo prazo.
5. Competitividade no mercado
Além do rendimento dos alunos dentro da instituição educacional, é importante avaliar a presença no mercado de trabalho e como isso reflete nos egressos. Entre os pontos a serem avaliados estão a comparação da instituição perante outras no mesmo segmento e o índice de empregabilidade dos alunos após a conclusão dos cursos.
Com isso em mente, os gestores podem desenvolver novas políticas de formação profissional para atrair alunos qualificados e garantir que, ao finalizar o curso, eles estejam preparados para o mercado de trabalho.
6. Inovação e pesquisa
A participação em projetos de pesquisa é uma parte importante da avaliação, pois demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa e a inovação. É importante avaliar a quantidade de projetos em que a instituição está envolvida, assim como o foco dos projetos.
É importante considerar também se a pesquisa realizada na instituição é relevante, inovadora e está sendo bem recebida pela comunidade acadêmica. Pode-se notar o impacto em pontos como a publicação de artigos em revistas científicas e a obtenção de financiamento para pesquisas.
A cultura de pesquisa na instituição também deve ser avaliada. É importante observar o nível de apoio à pesquisa, o incentivo ao desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e a colaboração entre pesquisadores, como no caso do Programa de Educação Tutorial.
7. Diversidade e inclusão
O acesso à educação superior ainda é muito limitado e pouco diverso. Pessoas racializadas, moradoras de zonas rurais, de baixa renda e com deficiência estão sub representadas no ambiente acadêmico.
Para melhorar o desempenho em termos de inclusão, a IES deve focar em estratégias como adequação de espaços para pessoas com deficiência, respeito à neurodiversidade, oferta de adaptações nas formas de avaliação, diversidade na equipe e no conteúdo, entre outros pontos.
A avaliação de desempenho leva em conta questões como educação antirracista, a promoção de uma ética inclusiva e, consequentemente, contribui para a formação de uma sociedade mais justa. Por isso, deve ser realizada com regularidade para garantir que a instituição esteja fornecendo aos seus estudantes uma educação de fato transformadora.
Esperamos que você tenha gostado do artigo, e que ele te ajude a compreender porquê a avaliação de desempenho é uma parte importante do processo de gestão de uma IES. Para saber mais sobre avaliação de desempenho e otimizar o rendimento de sua IES, não deixe de conferir estas 12 dicas de melhoria da experiência do aluno.